Passar para o conteúdo principal

Como configurar o Cross Domain no Google Analytics 4?

Saiba como realizar a medição entre domínios mantendo o mesmo ID de usuário e sessão durante toda a jornada, mesmo com a troca de domínio.

Atualizado essa semana

Se você usa uma landing page (LP) personalizada ou Loja virtual fora da Yampi e quer levar o usuário até o Checkout sem perder os dados de navegação (session ID), é importante configurar a medição entre domínios no Google Analytics — o famoso Cross Domain.

Nesse artigos vamos te mostrar como configurar medição entre domínios Cross Domain:

O que é o Cross Domain (medição entre domínios)?

Por padrão, quando alguém acessa domínios diferentes (como meusite.com e seguro.meudominio.com.br), o Google Analytics pode entender que são dois usuários e duas sessões distintas — o que atrapalha sua análise de resultados.

A medição entre domínios corrige isso, mantendo o mesmo ID de usuário e sessão durante toda a jornada, mesmo com a troca de domínio.

Esse ajuste permite que o Google Analytics reconheça o usuário como o mesmo visitante mesmo ao trocar de domínio (ex: da sua LP para seguro.seudominio.com.br), garantindo métricas mais precisas.

Esse recurso permite que o Google Analytics reconheça que o mesmo visitante está navegando entre diferentes domínios, sem perder as informações da sessão. Com ele ativado, o GA4 entende que é o mesmo visitante, e a jornada é registrada de forma contínua.

Como configurar o Cross Domain no Google Analytics 4?

Antes de começar, é necessário que você configure o Google Analytics. Caso ainda não tenha, basta acessar este artigo.

Passo 1 - Acesse o painel do GA4:

Você precisa ter o mesmo ID de medição (por exemplo, G-XXXXXXX) instalado tanto na sua landing page quanto na loja/checkout da Yampi.

  1. Vá em "Administrador" → "Coleta e modificação de dados" → "Fluxos de dados."

  2. Clique na opção Web e selecione o seu fluxo de dados da web.

⚠️Importante: Caso não tenha cadastrado o fluxo de dados no formato WEB, é preciso adicionar o fluxo, clicando no botão [adicionar fluxo]:

Passo 2 - Configure os domínios:

  1. Role até o fim e clique em "Definir as configurações da tag".

  2. Em seguida, vá em "Configurar seus domínios".

  3. Clique em "Adicionar condição".

Exemplo: adicione meudominio.com.br e seguro.meudominio.com.br

⚠️Importante: Use a correspondência “contém” e adicione todas as variavés do domínio, com todos os prefixos/ parâmetros.

Passo 3 - Salve as alterações.

Pronto! Agora o Google Analytics vai manter o session ID mesmo que o usuário mude de domínio.


Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou mande um e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?