Se você usa uma landing page (LP) personalizada ou Loja virtual fora da Yampi e quer levar o usuário até o Checkout sem perder os dados de navegação (session ID), é importante configurar a medição entre domínios no Google Analytics — o famoso Cross Domain.
Nesse artigos vamos te mostrar como configurar medição entre domínios Cross Domain:
O que é o Cross Domain (medição entre domínios)?
Por padrão, quando alguém acessa domínios diferentes (como meusite.com
e seguro.meudominio.com.br
), o Google Analytics pode entender que são dois usuários e duas sessões distintas — o que atrapalha sua análise de resultados.
A medição entre domínios corrige isso, mantendo o mesmo ID de usuário e sessão durante toda a jornada, mesmo com a troca de domínio.
Esse ajuste permite que o Google Analytics reconheça o usuário como o mesmo visitante mesmo ao trocar de domínio (ex: da sua LP para seguro.seudominio.com.br
), garantindo métricas mais precisas.
Esse recurso permite que o Google Analytics reconheça que o mesmo visitante está navegando entre diferentes domínios, sem perder as informações da sessão. Com ele ativado, o GA4 entende que é o mesmo visitante, e a jornada é registrada de forma contínua.
Como configurar o Cross Domain no Google Analytics 4?
Antes de começar, é necessário que você configure o Google Analytics. Caso ainda não tenha, basta acessar este artigo.
Passo 1 - Acesse o painel do GA4:
Você precisa ter o mesmo ID de medição (por exemplo, G-XXXXXXX
) instalado tanto na sua landing page quanto na loja/checkout da Yampi.
Vá em "Administrador" → "Coleta e modificação de dados" → "Fluxos de dados."
Clique na opção Web e selecione o seu fluxo de dados da web.
⚠️Importante: Caso não tenha cadastrado o fluxo de dados no formato WEB, é preciso adicionar o fluxo, clicando no botão [adicionar fluxo]
:
Passo 2 - Configure os domínios:
Role até o fim e clique em "Definir as configurações da tag".
Em seguida, vá em "Configurar seus domínios".
Clique em "Adicionar condição".
Exemplo: adicione meudominio.com.br
e seguro.meudominio.com.br
⚠️Importante: Use a correspondência “contém” e adicione todas as variavés do domínio, com todos os prefixos/ parâmetros.
Passo 3 - Salve as alterações.
Pronto! Agora o Google Analytics vai manter o session ID mesmo que o usuário mude de domínio.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou mande um e-mail para [email protected] 😉