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Como configurar o Google Analytics 4?

Saiba como criar uma propriedade no Google Analytics 4 e configurar em seu checkout e loja virtual.

Atualizado há mais de 2 semanas

O Google Analytics 4 (GA4) é uma nova propriedade do Analytics, e que traz novas funcionalidades para análises de dados, relatórios mais completos de ações realizadas pelo usuário e muito mais!

Nesse artigos vamos abordar os seguintes tópicos:

O que é o Google Analytics 4?

O Google Analytics é o serviço oficial e gratuito de monitoramento de Marketing Digital do Google. Sua principal função é coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos por meio de códigos de rastreamento e organizar essas informações em relatórios diversificados. Desde sua aquisição em 2005, a plataforma não parou de evoluir e, hoje, encontra-se em sua quarta geração, batizada de GA4.

Propósito final: entender o comportamento do cliente, para montar campanhas ou estratégias de marketing.

Como criar uma propriedade no Google Analytics?

Caso já tenha uma propriedade criada, você pode seguir para o próximo tópico, tá? Se ainda não tiver, continue para criarmos juntos:

Passo 1 - Acesse no menu: "Administrador" → "+Criar" → "Propriedade".

Passo 2 - Preencha com o Nome da propriedade, Fuso horário e a Moeda, depois clique em "Próxima".

Em seguida, é só clicar em "Criar" e aceitar os Termos de Serviço do Google Analytics.

E pronto, propriedade criada!🎉

Como configurar o Google Analytics 4 na Yampi?

Passo 1 - Acesse "Apps" "Google Analytics 4".

Passo 2 - Preencha os campos abaixo.

ID de rastreamento: Deve ser preenchido com o ID da métrica.

Como localizar o ID de rastreamento/ID da métrica? 🤔

Você pode encontrá-lo no dashboard do próprio GA4, no menu em:

"Administrador" → "Configurações da propriedade" → "Coleta e modificação de dados"→ "Fluxos de dados".

Para informações mais detalhadas, clique aqui.


Passo 3 - Com os dados já preenchidos, clique em Salvar e pronto! 🙌🏽

Quer saber quais eventos enviamos ao Google Analytics? Leia este artigo.

💡 Para mais informações sobre o Google Analytics e suas funcionalidades, acesse este conteúdo imperdível em nosso Blog.

Cross Domain no Google Analytics 4

Se você usa uma landing page (LP) personalizada ou Loja virtual fora da Yampi e quer levar o usuário até o Checkout sem perder os dados de navegação (session ID), é importante configurar a medição entre domínios no Google Analytics — o famoso Cross Domain.

Esse ajuste permite que o Google Analytics reconheça o usuário como o mesmo visitante mesmo ao trocar de domínio (ex: da sua LP para seguro.seudominio.com.br), garantindo métricas mais precisas.

O que é o Cross Domain (medição entre domínios)?

Por padrão, quando alguém acessa domínios diferentes (como meusite.com e seguro.meudominio.com.br), o Google Analytics pode entender que são dois usuários e duas sessões distintas — o que atrapalha sua análise de resultados.

A medição entre domínios corrige isso, mantendo o mesmo ID de usuário e sessão durante toda a jornada, mesmo com a troca de domínio.


Essa configuração é essencial para garantir que seus relatórios no GA4 mostrem a jornada completa do cliente até a conversão no checkout.

Como configurar o Cross Domain no Google Analytics 4?

Você precisa ter o mesmo ID de medição (por exemplo, G-XXXXXXX) instalado tanto na sua landing page quanto na loja/checkout da Yampi.

Passo 1 - Acesse o painel do GA4:

  1. Vá em "Administrador" → "Coleta e modificação de dados" → "Fluxos de dados."

  2. Clique na opção Web e selecione o seu fluxo de dados da web.

Passo 2 - Configure os domínios:

  1. Role até o fim e clique em "Definir as configurações da tag".

  2. Em seguida, vá em "Configurar seus domínios".

  3. Clique em "Adicionar condição".

Exemplo: adicione meudominio.com.br e seguro.meudominio.com.br

⚠️Importante: Use a correspondência “contém” e adicione todas as variavés do domínio, com todos os prefixos/ parâmetros.

Passo 3 - Salve as alterações.

Pronto! Agora o Google Analytics vai manter o session ID mesmo que o usuário mude de domínio.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou mande um e-mail para [email protected] 😉

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