Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDomínios
Como configurar o DMARC no e-mail do remetente?
Como configurar o DMARC no e-mail do remetente?

Saiba o que é a política DMARC e como você deve realizar o apontamento em seu gerenciador de domínios.

Atualizado há mais de 8 meses

A partir de 1º de Fevereiro de 2024, tanto o Google (Gmail) quanto o Yahoo estabeleceram requisitos mais rigorosos para o envio de e-mails. Para evitar que seus e-mails transacionais e carrinhos abandonados não sejam entregues, é necessário realizar o apontamento o DMARC dentro do seu gerenciador de domínios.

Neste artigo, vamos explicar o que é a política DMARC e como você pode configurar em sua loja.

O que é o DMARC e como afeta o envio dos meus e-mails?

O DMARC, ou ''Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance'' é um protocolo de segurança de e-mail. Ele foi desenvolvido para proteger os remetentes de e-mails contra práticas de phishing e outros tipos de ataques de e-mail maliciosos, e visam a aplicação de golpes, por exemplo. Ou seja, o DMARC ajuda a proteger a caixa de entrada dos usuários.

Esse protocolo tem como objetivo padronizar a verificação dos e-mails pelos servidores, garantindo que as comunicações enviadas sejam autenticadas conforme os critérios exigidos pelos principais provedores de e-mail.


​Como funciona?

Para que o e-mail enviado não vá para a Caixa de Spam ou não seja entregue, você precisa habilitar o DMARC, que padroniza a forma com que os e-mails são verificados pelos servidores.  Por isso, para que seus e-mails continuem chegando aos destinatários, é necessário realizar esse apontamento. 

Assim que realizar o login em seu painel, vamos consultar o DNS do domínio do e-mail do remetente para verificar o registro DMARC. Caso não esteja, vamos te notificar na página inicial do painel. 

Vamos validar e exibir o status ao lado do campo de remetente na seção "Configurações" →  "E-mails transacionais".

⚠️ Importante: Se o e-mail do remetente da loja não possuir o DMARC configurado corretamente, usaremos o e-mail padrão da Yampi: ''nã[email protected]''. Este será usado para enviar e-mails aos clientes da loja, incluindo carrinhos abandonados, pedidos e atualizações de entrega.

Como visualizar o status do DMARC?

É possível visualizar o status do Dmarc ao lado do campo “E-mail do remetente” que representa o status da configuração do DNS.

Imagem mostrando onde é possível visualizar o status do DMARC na Yampi.

Existem 3 status possíveis:

Status do DMARC

  1. ⚠️DMARC pendente: configuração do DMARC pendente. É necessário realizar o apontamento DMARC em seu gerenciador de domínios.

  2. DMARC incorreto: registro de DMARC incorreto. Leia o passo a passo e verifique se realizou o registro conforme o tutorial.

  3. DMARC configurado: configuração do DMARC realizada! Agora seu e-mail está protegido com o DMARC.

Como configurar o DMARC no gerenciador de domínios?

📌 Importante saber: No gif abaixo demonstramos o passo a passo na plataforma GoDaddy como um exemplo. É importante ressaltar que o processo pode variar em outras plataformas.

Se encontrar dificuldades ao realizar essa configuração em seu gerenciador de domínio, sugerimos que entre em contato com o suporte da plataforma em questão. Você pode enviar o nosso artigo como referência e questionar sobre o procedimento adequado para aquele gerenciador de domínios em específico.

Passo 1 - Acesse o seu gerenciador de domínios.
Passo 2 - Localize a seção em que você adiciona registros de DNS.
Passo 3 - Adicione um registro TXT ao DMARC, conforme indicamos abaixo.
Passo 4 - Salve o registro e pronto! 🥳


Estes são os formato do apontamento para você realizar em seu gerenciador. Lembre-se  de substituir os valores citados em ''Nome" e "Valor ou conteúdo".

Tipo

Nome

Valor ou conteúdo

TXT



Tipo de apontamento

_dmarc.insiraseudominio.com


Substitua o ''insiraseudominio" pelo seu domínio. Alguns provedores de domínio incluem automaticamente o seu domínio após inserir_dmarc.

v=DMARC1;p=none;rua=mailto:[email protected]




Substitua o ''contato@exemplo" por um e-mail de sua escolha para receber os relatórios DMARC dos e-mails enviados pelo seu domínio.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

O que acontece se eu não realizar o apontamento DMARC?

Caso o e-mail do remetente da loja não esteja com o DMARC configurado corretamente, utilizaremos o e-mail padrão da Yampi [email protected] para disparar os e-mails da loja aos seus clientes (e-mails de carrinhos abandonados, de pedidos e de atualizações de entrega).

Recomendamos que ative, uma vez que pode ajudar no recebimento das mensagens e gerar mais credibilidade para a sua loja.

Vou receber os relatórios do DMARC no e-mail?

Sim, se configurado você vai receber os relatórios DMARC dos e-mails enviados pelo seu domínio. Eles serão encaminhados para o e-mail inserido no campo "Valor" do registro que inseriu. Para saber mais sobre os relatórios, acesse este artigo.


Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?