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Como configurar o Checkout da Yampi na Shopify?

Passo a passo de como instalar o Checkout Transparente da Yampi em sua loja da Shopify.

Atualizado essa semana

A Shopify é uma plataforma de lojas virtuais que oferece uma variedade de recursos, onde você pode, inclusive, instalar o nosso Checkout transparente, que é líder nacional em vendas e assim alavancar suas conversões, melhorando a experiência de compras dos consumidores na etapa final da sua jornada.

Nesse artigo, vamos mostrar como funciona a integração e todo o passo a passo pra você integrar o Checkout em sua loja da Shopify.

Como instalar o Checkout da Yampi na Shopify?

Para instalar o Checkout da Yampi em sua loja Shopify, é necessário seguir os 6 passos abaixo, onde detalharemos a seguir cada um deles.

Passo 1 - Acessar o painel Shopify Partners

Passo 2 - Criar o app no Dev Dashboard da Shopify

Passo 3 - Configurando a "Distribuição" do app (Distribution)

Passo 4 - Instalar o app e conectar com a Yampi (Client ID + Secret)

Passo 5 - Revisar as configurações finais do app na Yampi

Passo 6 - Confirmar a instalação

Passo 1 - Acessar o painel Shopify Partners

Para realizar a integração do Checkout da Yampi em sua loja Shopify, é necessário criar um aplicativo em sua conta Shopify, e esse aplicativo fará a conexão necessária com nosso checkout.

No entanto, para criar esse aplicativo e ter as configurações exigidas, você precisará acessar sua conta do Shopify Partners, uma conta exclusiva para "Parceiros Shopify" que desejam criar aplicativos dentro do seu ecossistema, entre outras coisas.

Se você nunca acessou ao painel Shopify Partners, não se preocupe: é super rápido e simples. E claro, mostramos tudo detalhado cada etapa que precisará seguir.

  1. Primeiramente, acesse a página Shopify Partners e clique em "Fazer Login", no canto superior direito.

  2. Se você já possui uma conta, será direcionado para inserir e-mail e senha. Caso ainda não possua, o próprio sistema identifica e inicia então um rápido cadastro.
    Abaixo, deixaremos as perguntas de cada etapa e qual opção deverá selecionar:

    1. Como você quer começar como Parceiro?

      Escolha a opção: Criar e configurar uma nova organização Parceira

    2. Qual é seu principal foco como Parceiro da Shopify?

      Criação de Apps

    3. Onde sua empresa está localizada?

      Selecione "Brazil" e, na opção abaixo, o estado.

    4. Adicione informações de contato da empresa

      Aqui você só precisará preencher rapidamente algumas informações da sua empresa.

    5. Clique em "Criar organização Parceira".

  3. Em seu painel do Shopify Partners, no menu lateral esquerdo, clique em "Distribuição de apps → Todos os apps".

  4. Clique em "Visitar o Dev Dashboard".

Passo 2 - Criar o app no Dev Dashboard da Shopify

É possível acessar o painel Dev Dashboard por outro meio além desse citado acima. No entanto, esse outro meio não libera algumas opções essenciais para a configuração do app. Portanto, ao executar esse segundo passo, certifique-se de ter chegado neste painel através do caminho: "painel Shopify Partners → Distribuição de Apps → Todos os apps → Visitar o Dev Dashboard".

  1. Agora em seu painel Dev Dashboard da Shopify, no menu lateral, clique em “Apps” e depois em “Create app”.

  2. Selecione a opção “Start from Dev Dashboard”.

  3. Dê um nome ao app. Sugestão: Yampi – Checkout.

  4. Em “URLs” copie a URL abaixo e cole em App URL.

  5. Desmarque a opção “Embed app in Shopify admin”:

  6. Em “Access”, cole o trecho abaixo no campo "Scopes". Nenhum outro campo deve ser preenchido nessa etapa.

    👉write_orders, read_orders, write_products, read_products, write_themes, read_themes, read_discounts, read_price_rules

    ⚠️ Copie e cole exatamente como está acima, qualquer permissão incorreta ou faltante impedirá a conclusão da instalação.

  7. Role até o final da tela e clique em “Release”.
    Uma janela vai abrir: não é necessário preencher nada. Clique novamente em “Release”.

⚠️ Importante

Nada deve ser configurado em POS ou App Proxy. Se qualquer uma dessas áreas for alterada, o app pode não funcionar corretamente.

Passo 3 - Configurando a "Distribuição" do app (Distribution)

Assim que você finaliza a etapa anterior clicando em "Release", o seu app está criado, mas ainda faltam algumas etapas para finalizar a instalação.

Nessa tela inicial do painel Dev Dashboard, após clicar em "Release" você estará dentro as configurações do App que criou. Agora basta seguir as etapas abaixo, seguindo atentamente cada orientação.

  1. Clique em "Home".

  2. Localize a opção "Distribution" e clique em "Select distribution method".

  3. Ao clicar nessa opção, você será levado novamente para o painel do Shopify Partners.

  4. Clique em "Distribuição personalizada" e confime.

  5. Será solicitado o domínio da sua loja, mas atenção: este não é o domínio que você comprou em um serviço de hospedagem. Este é o domínio raiz da sua loja Shopify, aquele que termina com "myshopify.com". Como encontrá-lo:

    1. Acesse seu painel da Shopify, em: https://admin.shopify.com/

    2. Clique em "Configurações" no canto inferior esquerdo, e depois em "Domínios".

    3. Copie o domínio que está marcado como "Principal", que também é o mesmo que aparece abaixo do nome da sua loja.

  6. Volte para a tela do "Partners Shopify" e cole o domínio.

  7. Clique em "Gerar link".

  8. Uma tela de "Distribuição" será aberta com um link para ser copiado. Clique no botão "Copiar".

  9. Abra uma nova guia em seu navegador, cole o domínio que acabou de copiar e aperte a tecla "Enter" em seu teclado.

Passo 4 - Instalar o app e conectar com a Yampi (Client ID + Secret)

Após colar o link gerado na etapa anterior, a sua página de login da Shopify será carregada. Selecione a sua loja atual e clique para iniciar a instalação.

  1. Assim que selecionar a loja para iniciar a instalação, aparecerá uma tela de confirmação da instalação: clique em "Instalar".

  2. Você será direcionado para a sua conta da Yampi, na tela de instalação do app da Shopify.

  3. Regras de estoque: escolha como a Yampi irá se comunicar com o estoque da sua loja: Não dar baixa no estoque da Shopify, Dar baixa no estoque, ignorando as regras ou Dar baixa no estoque, respeitando as regras

  4. Preencha os campos Client ID e Secret. Para obter esses dados:

    1. Volte ao Dev Dashboard.

    2. Acesse o app criado.

    3. Entre em Settings → Credentials.

    4. Copie o Client ID e o Secret exibidos na tela.

  5. Cole cada chave no campo correspondente na Yampi.

    ⚠️ Atenção!
    Se as chaves forem inseridas no campo errado, com números faltando ou com espaços antes/depois, a integração não será concluída e o app não será instalado corretamente.

  6. Após preencher os campos, clique em “Salvar” no painel da Yampi.

Passo 5 - Revisar as configurações finais do app na Yampi

Antes de concluir a instalação do Checkout da Yampi em sua loja Shopify, revise algumas informações essenciais que fazem parte da integração. Esses ajustes garantem que o funcionamento entre plataformas aconteça da melhor forma possível.

Vamos verificar as opções de configurações que aparecem no print abaixo:

1. Manter a integração ativa

Certifique-se de que a integração está marcada como Ativa. Se for desativado, o checkout deixa de funcionar imediatamente na loja.

2. Pular carrinho de compras

Essa opção define se o cliente será levado diretamente ao checkout ao clicar em Finalizar compra.

  • Marcado: o cliente ignora a página de carrinho e vai direto ao checkout.

  • Desmarcado: o cliente passa pela página de carrinho da loja.

Importante: carrinhos que aparecem dentro da página de produto; como carrinho suspenso, lateral ou mini-cart, não são considerados “página de carrinho”. Esses elementos fazem parte do tema e não dependem desta configuração.

3. Importar cupons da Shopify

Ao ativar essa opção, não é necessário recriar manualmente os cupons na Yampi: o cupom que existir na Shopify será automaticamente reconhecido no checkout da Yampi assim que o cliente digitá-lo.

Marcar cupons como cumulativos

Essa configuração define como os cupons importados vão se comportar com outras promoções existentes no checkout.

  • Marcado: o cliente pode usar o cupom junto com outras ofertas, como descontos por meio de pagamento ou faixas de desconto.

  • Desmarcado: se houver qualquer outro desconto ativo, o cupom pode aparecer como inválido — ou o contrário, o cupom pode impedir que outras promoções sejam aplicadas.

É responsabilidade do lojista definir a estratégia ideal para sua loja.

4. Regras de estoque

Escolha como a Yampi deve se comunicar com o estoque da Shopify:

  1. Não dar baixa no estoque da Shopify

    Os pedidos são criados normalmente, sem consultar disponibilidade e sem alterar o estoque na Shopify.

    Ideal para lojistas que não utilizam estoque como controle de vendas.

  2. Dar baixa no estoque, ignorando as regras

    O checkout permitirá a compra independentemente da quantidade disponível.

    A baixa de estoque será feita na Shopify mesmo que o produto tenha zero unidades.

  3. Dar baixa no estoque, respeitando as regras

    O checkout só permitirá a compra se houver unidades disponíveis na Shopify.

    Caso o item esteja sem estoque, o cliente verá a mensagem de “fora de estoque” e não conseguirá finalizar. A baixa será feita exatamente na quantidade adquirida.

Para mais informações, leia esse artigo: Como funcionam as regras de estoque - Shopify

Passo 6 - Confirmar a instalação

Depois de revisar e ajustar todas essas informações, basta salvar para concluir a instalação do Checkout na Shopify.

🎉 Pronto! O Checkout da Yampi já está ativo em sua loja Shopify!


Como funciona a integração Yampi + Shopify?

Para garantir que sua operação flua corretamente, é fundamental entender como os dados trafegam entre a Yampi e a Shopify. Abaixo, detalhamos o comportamento de cada funcionalidade ativa na integração.

Produtos

A sincronização de produtos ocorre de maneira automática e unidirecional (da Shopify para a Yampi).

  • Importação: Assim que a instalação do Checkout for finalizada, a Yampi recebe automaticamente o catálogo da Shopify.

  • Atualizações: Qualquer novo produto criado ou alterações de preço e título realizadas na Shopify serão refletidas automaticamente na Yampi.

  • Atenção: A Yampi não envia produtos para a Shopify. O gerenciamento do catálogo deve ser centralizado na plataforma de origem.

Pedidos

O fluxo de pedidos prioriza a centralização das vendas na sua plataforma de e-commerce.

  • Envio: Todos os pedidos finalizados com sucesso no Checkout da Yampi são enviados automaticamente para a Shopify.

  • Recebimento: A Yampi não importa pedidos criados diretamente no painel da Shopify.

Código de rastreio

A gestão do código de rastreio possui comportamentos específicos para entrada e saída de dados:

  1. Recebimento (Padrão): Recebemos o código de rastreio vinculado ao pedido e, automaticamente, atualizamos o status do pedido na Yampi para "Em transporte".

    Nota: Caso o código seja alterado posteriormente na origem, essa atualização não será refletida na Yampi.

  2. Envio (Sob demanda): A Yampi também possui a capacidade de enviar o código de rastreio para a Shopify. No entanto, esta é uma funcionalidade opcional. Caso deseje ativá-la, entre em contato com nosso time de suporte para solicitar a habilitação.

Cupons de desconto

Para facilitar sua gestão promocional, a Yampi importa os cupons de desconto criados na Shopify, eliminando a necessidade de recriá-los manualmente em nosso painel.

  • Esta importação segue critérios específicos de compatibilidade. Recomendamos a leitura do artigo: [Como importar os cupons da Shopify para a Yampi?] para entender todas as regras aplicáveis.

Observações de compra e customizações

Para garantir que todos os detalhes escolhidos pelo cliente sejam processados, a Yampi envia para a Shopify, junto aos dados do pedido, todas as observações de compra e informações referentes às customizações dos produtos selecionados.


Ajustes indispensáveis para a operação

Para garantir que o Checkout da Yampi funcione com performance máxima e sem conflitos técnicos com o tema da Shopify, é necessário realizar algumas configurações finais.

Abaixo, listamos os ajustes essenciais para evitar prejuízos na sua conversão e garantir o redirecionamento correto dos seus clientes:

  • Remover o botão de checkout dinâmico ("Compre já"): Botões nativos da Shopify podem fazer com que o cliente "pule" o redirecionamento para a Yampi. É fundamental removê-los para centralizar as vendas.

    📖 Saiba como fazer: Como remover o botão dinâmico da Shopify.

  • Desativar o Carrinho Ajax (Carrinho lateral/Mini-cart): Carrinhos do tipo "gaveta" ou laterais podem gerar incompatibilidade com o script da Yampi. Recomendamos a desativação para assegurar a integridade do pedido.

    📖 Saiba como fazer: Como remover o carrinho lateral na Shopify.

  • Entenda a sincronização de preços: Para evitar divergências de valores, é importante compreender exatamente como os dados de preço são interpretados ao serem enviados da Shopify para a Yampi.

  • Configure seu domínio: Para transmitir mais credibilidade e profissionalismo, configure o domínio da sua loja diretamente no painel da Yampi.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Meu Checkout está sendo redirecionado para a PayPal ao invés da Yampi. O que fazer?

O tema que está utilizando na Shopify pode ser incompatível com o nosso checkout, sendo assim é preciso corrigi-lo via código para que funcione corretamente. Em alguns casos específicos nós conseguimos ajudar por aqui.

Para isso, pedimos que nos chame no chat localizado em seu painel ou nos encaminhe um e-mail para [email protected]. Nosso atendimento funciona de Segunda a sexta, das 9h ás 18h e aos sábados, das 8h30 ás 12h.

Já verifiquei todo o passo a passo, mas o Checkout da Yampi ainda não funciona na loja. O que fazer?

Se tudo estiver correto e o problema persistir, uma alternativa seria reinstalar o tema do checkout no painel da Yampi, acessando 'Apps → Shopify' e clicando em 'Reinstalar tema'. Após a reinstalação, aguarde cerca de 5 minutos para que as alterações sejam propagadas e teste novamente o fluxo de compra.

Caso ainda não funcione, o tema que está utilizando na Shopify pode ser incompatível com o nosso checkout, sendo assim é preciso corrigi-lo via código para que funcione corretamente. Em alguns casos específicos nós conseguimos ajudar por aqui.

Para isso, pedimos que nos chame no chat localizado em seu painel ou nos encaminhe um e-mail para [email protected]. Nosso atendimento funciona de Segunda a sexta, das 9h ás 18h e aos sábados, das 8h30 ás 12h.

Os cupons do Shopify funcionam no checkout da Yampi?

Sim, porém há regras de funcionamento que devem ser consideradas. Recomendamos a leitura desse artigo: Como importar os cupons da Shopify para a Yampi?

Se eu editar um produto no Shopify, ele será atualizado na Yampi?

Sim, o nome do produto, preços e fotos serão atualizados.

Não consigo desabilitar os botões dinâmicos do meu template. E agora?

Para averiguarmos, pedimos que abra um chamado com o nosso suporte através do chat ou e-mail.

Onde encontro o link de pagamento de um produto na Yampi?

Entre no cadastro do produto e ao lado direito clique no botão "Link de pagamento":

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉

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