O controle de estoque é um elemento importante na gestão da sua empresa, pois permite ao gestor calcular a rotatividade dos produtos, otimizar os processos e manter a saúde financeira do negócio.
Nesse artigo, ensinaremos como você pode realizar o controle de estoque da sua loja aqui na Yampi, e iremos dividir o conteúdo nas seguintes seções:
Quais as maneiras de fazer o controle de estoque?
Atualmente existem aqui na Yampi duas maneiras super simples para você gerenciar seu estoque:
1. Diretamente no produto(manualmente);
2. Via Planilha (em massa).
Como fazer o controle de estoque diretamente no produto?
Passo 1 - Acesse Produtos → Selecione o produto
Passo 2 - Clique em “Estoque”.
Passo 3 - Em “Gerenciar estoque”, mude para “Sim”.
Preencha os campos:
Quantidade: Quantidade total do produto no estoque
Quantidade mínima: A quantidade mínima que o estoque pode chegar. Assim que atingir esse valor, enviamos uma notificação avisando ao lojista para verificar seu estoque.
Prazo para postagem: Prazo para postagem do produto em dias úteis.
O que fazer quando zerar o estoque?
“Tornar o produto indisponível”: assim seu cliente não poderá comprá-lo“Mudar o prazo de postagem para…”: e adicionar a quantidade a mais de dias úteis.
Passo 4 - Clique em “Salvar” e estoque configurado! 🎉
Como funcionam as reservas de estoque?
As reservas de estoque, nada mais são do que reservas das unidades que foram compradas, mas que, por algum motivo, ainda não foram efetivamente pagas pelo cliente, como o caso de compras por boleto, por exemplo.
Essas reservas funcionam da seguinte maneira:
Quando um pedido é efetuado, o sistema cria uma reserva de estoque para cada SKU (item do pedido) com o status PENDENTE.
Quando um pedido é pago as reservas mudam para o status AUTORIZADAS
Quando um pedido é cancelado se o estoque permite reposição automática, o sistema incrementa a quantidade reservada no devido estoque do SKU.
Quando um pedido é entregue as reservas são excluídas.
Como fazer o controle de estoque por planilha?
Passo 1 - Acesse “Produtos” → “Ver todos”
Passo 2 - Selecione os produtos que você deseja controlar o estoque.
Passo 3 - Depois clique em “Ações” → “Exportar skus”.
Passo 4 - Clique em ”Baixar planilha”.
Passo 3 - Com a planilha exportada, você vai alterar apenas a coluna “estoque_gerenciado” → Sim.
Agora os seus produtos possuem o gerenciamento de estoque ativo! (Realize esse passo quando os seus produtos não possuem o gerenciamento de estoque ativo)*
Passo 4 - Importe novamente a planilha, clicando no botão “Importar” → “Skus”
Passo 5 - Selecione os produtos e depois clique em “Ações” → “Atualizar estoque”.
Insira a Quantidade padrão para os produtos, depois você irá alterá-los de forma mais específica na planilha.
Passo 5 - Depois, clique em ''Exportar estoques”.
Passo 6 - Preencha a quantidade na planilha do estoque de cada produto na planilha.
Passo 7 - Importe-a novamente para o painel, clicando em “Importar” → “Estoques”.
E pronto! Viu como é fácil? Você pode escolher tanto a maneira tradicional, adicionando o estoque manualmente, ou em massa, através das planilhas.
Dúvidas frequentes 🤔
A Yampi sincroniza com o estoque da Shopify?
Não sincronizamos com o estoque. Para você sincronizar o estoque da Shopify, você precisa configurar aqui manualmente a quantidade, conforme consta em seu produto na Shopify e toda vez que inserir um novo produto, inserir estoque do nosso lado também.
Para mais informações: Como funcionam as regras de estoque do Shopify?
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉
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