Passar para o conteúdo principal

Como adicionar o código de rastreio em um pedido na Yampi?

Veja aqui como inserir códigos de rastreio nos pedidos aqui na Yampi, tanto por planilha quanto manualmente.

Atualizado essa semana

No painel administrativo da Yampi, você pode adicionar o código de rastreio manualmente em cada pedido feito pelos seus clientes. Essa atualização é muito importante -- especialmente o link de rastreamento, pois permite que o cliente acompanhe em tempo real a localização do pedido, aumentando a segurança na entrega e fortalecendo a confiança na sua loja.

Esse código pode ser inserido de forma automática, quando a sua loja estiver integrada com um ERP compatível com a Yampi, ou de maneira manual, diretamente pelo painel da plataforma.

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo completo para inserir o código de rastreio manualmente em um pedido.

Você aprenderá como:

Atualizar o código de rastreio manualmente em um pedido individual

Essa atualização é mais pontual e recomendada quando há um ou poucos pedidos para serem atualizados com o código de rastreio.

Passo 1: Acesse seu painel da Yampi, vá em “Vendas → Pedidos” e abra o pedido que deseja atualizar.

Passo 2: Clique na aba “Rastreamento”.

Passo 3: Clique em “Editar”.

Passo 4: Na tela que abrir, basta preencher os campos “Código de rastreio” e “Link de rastreio”.

Entendendo e preenchendo os campos de rastreamento

Forma de entrega
Este campo vem por padrão já preenchido com o nome do frete que seu cliente escolheu na finalização da compra. No entanto, você poderá personalizar esse campo para o nome, sem prejudicar o andamento do pedido.

Código de rastreamento
Aqui você insere o código de rastreamento do pedido.

Link de rastreamento

Este é um campo opcional, mas altamente recomendado. Ele permite que o cliente acompanhe a entrega do pedido em tempo real, o que aumenta a transparência e a confiança na sua loja.

Na Yampi, esse link não é gerado automaticamente, com exceção dos pedidos enviados pelos Correios, onde o sistema já identifica e cria o link automaticamente.

Se for inserir o link manualmente, atenção a este detalhe importante: ele deve obrigatoriamente começar comhttps://www. Links que iniciem apenas com o domínio (sem esse prefixo) não funcionarão corretamente no botão de rastreio enviado por e-mail ao cliente.

Exemplo correto:
https://www.linkcorreios.com.br/SR004565BR

Código de rastreamento em lote: como atualizar vários pedidos por planilha

Além da atualização manual mostrada acima, você também pode atualizar pedidos em lote utilizando uma planilha. Esse processo permite, além da inclusão dos códigos de rastreio, a atualização do status dos pedidos de forma rápida e prática.

Como esse é um tema mais amplo, preparamos um artigo exclusivo com todos os detalhes.

👉 Clique aqui para acessar o passo a passo completo: Como atualizar pedidos via planilha na Yampi?

Como atualizar um código de rastreio em um pedido já atualizado?

Em alguns casos, pode ser necessário alterar o código de rastreio de um pedido, mesmo após ele já ter sido informado na plataforma. Isso pode ocorrer, por exemplo, por erro de digitação, troca de transportadora ou atualização de informações logísticas.

Na Yampi, é possível editar os dados de rastreamento, incluindo o código de rastreio, desde que o pedido não esteja com um status finalizado, como “Entregue” ou “Cancelado”.

Se o pedido estiver em qualquer outro status (como “Aguardando envio”, “Em transporte”, etc.), o campo de rastreio permanecerá disponível para edição.

Existem duas formas de editar o código de rastreio:

1. Manualmente, pedido por pedido

Acesse o painel da Yampi, localize o pedido desejado e:

  • Clique sobre o número do pedido para abrir os detalhes

  • Vá até a aba “Rastreamento”

  • Clique em “Editar” para ajustar as informações necessárias

2. Por planilha (edição em massa)

Caso queira atualizar vários pedidos de uma só vez, você pode utilizar a importação por planilha.

  • Baixe o modelo de planilha disponível na área de pedidos

  • Preencha corretamente os campos solicitados, incluindo o novo código de rastreio

  • Importe a planilha de volta para a plataforma

⚠️ Importante: pedidos com status “Entregue” ou “Cancelado” não permitem edição do código de rastreamento, por segurança e integridade das informações.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Posso atualizar um código de rastreio por outro em um pedido?

Sim, isso é possível desde que o pedido não esteja ainda com o status de “Entregue” ou “Cancelado”

Atualizei um pedido por planilha, mas a alteração não foi aplicada. O que pode estar acontecendo?

Se você importou uma planilha de atualização na Yampi, mas os pedidos não foram atualizados corretamente, é bem provável que haja algum problema na estrutura da planilha. Para garantir que tudo funcione como esperado, siga as etapas abaixo:

1. Certifique-se de que o número do pedido informado está correto e não está duplicado dentro da planilha.

2. Verifique se todas as colunas estão preenchidas, mesmo os que não serão alterados. Campos em branco podem causar falhas na importação.

3. Mesmo que os dados pareçam corretos, a planilha original pode conter formatações ocultas que impedem a leitura correta pelo sistema. Neste caso, crie uma nova planilha:

  • Abra uma nova planilha em branco

  • Copie apenas os dados preenchidos da planilha original

  • Cole os dados sem formatação (utilize “Colar especial > Valores”, por exemplo)

  • Salve a nova planilha

  • Tente importar novamente para a Yampi

Se, mesmo após seguir os passos acima, a atualização não funcionar, entre em contato com o nosso time de suporte.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected]. 😉

Respondeu à sua pergunta?