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Como configurar as regras de estoque da Shopify?

Entenda como funcionam as regras de estoque da Shopify e como você deve configurá-las em sua integração.

Atualizado essa semana

Se você utiliza a Shopify como plataforma de vendas, entender como configurar as regras de estoque na Yampi é essencial para garantir uma operação mais eficiente e evitar problemas com a disponibilidade dos seus produtos.

Neste artigo, vamos explicar como o Shopify gerencia o estoque, quais são as opções disponíveis e como configurá-las de forma correta.

O que é e como funciona a sincronização de estoque da Shopify?

A sincronização de estoque permite que a quantidade de produtos disponível na Shopify seja automaticamente refletida na Yampi.

Ou seja, quando um produto é vendido ou tem seu estoque alterado por lá, essa atualização acontece de forma automática também na Yampi, respeitando o valor que aparece no campo “Disponível” dentro do estoque do produto  no painel da Shopify.

A sincronização do estoque entre a Shopify e a Yampi garante que ambas as plataformas estejam sempre atualizadas, evitando vendas de produtos indisponíveis. Com o acesso em tempo real às informações de estoque, a Yampi consegue bloquear a finalização da compra quando não há itens disponíveis, assegurando uma melhor experiência para o cliente e maior controle para o lojista.

🔄 Importante: A sincronização com o estoque é unilateral, ou seja, o estoque é sempre puxado da Shopify para a Yampi. A Yampi não envia informações de estoque para a Shopify.

Como ativar a sincronização de estoque?

Ao instalar o app da Shopify na Yampi, você verá a opção "Sincronizar estoque com a Shopify". Basta marcar essa opção para que a sincronização automática passe a funcionar.

Quais são as regras de estoque disponíveis?

Durante a configuração da integração com a Shopify, você também vai encontrar a opção "Regras de estoque", que define como o estoque será tratado na hora de enviar o pedido da Yampi para a Shopify.

Veja o que significa cada uma:

🔹 Não dar baixa no estoque da Shopify: Se você não trabalha com controle de estoque, essa opção pode ser usada. Nenhuma movimentação de estoque será feita na Shopify quando o pedido for enviado pela Yampi.

🔹 Dar baixa no estoque, ignorando as regras: Com essa opção, a Yampi envia o pedido para a Shopify sem considerar se o produto está ou não disponível no estoque, ignorando as regras cadastrados por lá. Ou seja, mesmo que o produto esteja esgotado por lá, o pedido será criado normalmente caso venha de um carrinho abandonado, por exemplo.

🚨Use com cautela — essa opção pode gerar problemas se o produto realmente não estiver disponível.

🔹 Dar baixa no estoque, respeitando as regras: essa é a opção recomendada se você quer que os pedidos sejam criados na Shopify apenas quando o produto estiver disponível em estoque.

Com ela o estoque da Shopify será respeitado e o pedido só será criado se o produto estiver com quantidade positiva no campo “Available” dentro da Shopify.

Recomendação da Yampi: Caso você tenha a opção de sincronização do estoque ativa, então recomendamos que utilize a regra "Dar baixa no estoque, respeitando as regras".

Isso garantirá a atualização automática do estoque a cada venda, mantendo os dados sempre fiéis à quantidade real disponível.

Como a Shopify atualiza o estoque em cada etapa do pedido?

Veja abaixo o que acontece com o estoque da Shopify em diferentes momentos do pedido:

Status do pedido

Estoque

Pedido aguardando pagamento

A Shopify já dá baixa no estoque automaticamente, mesmo antes do pagamento, movendo a quantidade para "Comprometido"

Pedido cancelado ou não pago

O estoque volta automaticamente para a Shopify, saindo de "Comprometido" para "Disponível" novamente

Pedido pago, mas não processado

O estoque continua reservado na Shopify como "Comprometido", mas volta ao status “Disponível” se o pedido for cancelado

Pedido processado e finalizado

O produto sai definitivamente do estoque na Shopify

Como a Yampi processa essas mudanças de estoque?

Para que o estoque dos seus produtos seja sincronizado na Yampi, basta configurar a integração conforme mencionamos anteriormente — nenhuma outra ação é necessária.

Mas o que acontece na Yampi quando o estoque é atualizado na Shopify?

Qualquer alteração feita na Shopify será refletida automaticamente e de forma imediata na Yampi, sem a necessidade de intervenção do lojista.

Isso inclui, por exemplo, casos em que há reservas de estoque em pedidos cancelados: assim que a Shopify atualiza o estoque, a quantidade reservada é automaticamente atualizada na Yampi também.

⚠️ Pontos de atenção

🔹 Ao ativar a sincronização, a Yampi passará a atualizar automaticamente os estoques com base nas informações da Shopify.

🔹 Se houver mais de um centro de distribuição, a Yampi receberá apenas o valor total somado de todos os estoques.

🔹 Ao desativar a sincronização, os produtos continuarão visíveis na Yampi e o estoque deixará de ser atualizado automaticamente. A quantidade em estoque dos produtos exibida será mantida conforme o último valor recebido no momento da desativação — ela não será zerada.

🔹 Na Shopify, atenção à opção "Continuar vendendo mesmo sem estoque": se ativada, o checkout permitirá a venda mesmo quando o estoque estiver zerado ou insuficiente para a quantidade comprada.

🔹 Quantidade mínima dentro do produto na Yampi: A opção “Quantidade mínima” é um recurso exclusivo da Yampi e não tem efeito quando a loja está integrada com a Shopify. Mesmo que a configuração esteja ativada por aqui, ela não será aplicada no Checkout, já que a Shopify não reconhece essa regra.

🚨Atenção: A partir dessa nova atualização, não é mais possível gerenciar o estoque na Yampi e todo o controle de estoque deverá será feito diretamente pela Shopify.

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Como a opção "Continuar vendendo quando estiver fora de estoque" na Shopify impacta o estoque?

Essa é uma configuração que você ativa diretamente na Shopify. Quando está ativada, permite que o produto continue sendo vendido mesmo com estoque zerado.

Se essa opção estiver marcada, mesmo que o campo “Disponível” esteja zerado, o produto vai continuar sendo exibido na Yampi e poderá ser vendido normalmente.

⚠️ Atenção: Se você não deseja vender produtos esgotados, deixe essa opção desmarcada na Shopify.

Posso centralizar e gerenciar o estoque na Yampi?

Não, quando você realiza a integração com a Shopify o estoque deve ser gerenciado diretamente por lá.

O que acontece com o estoque se um cliente faz um pedido, mas não paga ou é cancelado?

O estoque é reservado na Shopify. Se o pedido for cancelado ou expirar, o estoque volta automaticamente para disponível na Shopify.

Preciso configurar regras de baixa de estoque mesmo com a sincronização ativada?

Sim. Para que o fluxo funcione corretamente, é necessário marcar a opção "Dar baixa no estoque respeitando as regras da Shopify" no momento da integração.

O que a função "Quantidade mínima" faz na integração da Yampi com a Shopify?

A opção “Quantidade mínima” é um recurso exclusivo da Yampi e não tem efeito quando a loja está integrada com a Shopify. Mesmo que a configuração esteja ativada por aqui, ela não será aplicada no checkout, já que a Shopify não reconhece essa regra.

Caso tiver dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em seu dashboard 😉

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