As configurações gerais do Checkout são fundamentais para garantir a segurança, clareza e fluidez na jornada de compra do cliente.
Neste artigo, você encontrará as orientações necessárias para preencher corretamente cada campo dessa etapa:
Para configurar o seu Checkout é necessário acessar o painel administrativo, ir até o menu da esquerda, selecionar a opção Checkout.
Personalizar
Nessa seção, é possível personalizar o Cabeçalho, Rodapé, Resumo, Aparência e Order Bump do seu checkout.
Temos um artigo completo onde te ensinamos e demostramos como configurar as configurações de customização do seu checkout: Como personalizar o seu checkout na Yampi?
Provas Sociais
As provas sociais podem ser tanto depoimentos de seus clientes sobre suas compras, como outros artifícios e diferenciais da sua loja, como frete grátis ou parcerias.
Para informações mais detalhadas, temos um artigo onde ensinamos o passo a passo: Como criar provas sociais no Checkout.
Formas de Pagamento
Nessa seção, você precisa cadastrar as Afiliações e associá-las aos meios de pagamento.
Você pode conferir todos os gateways e adquirentes disponíveis para configuração na Yampi neste artigo: quais os gateways e adquirentes de pagamento integrados?
Após escolher com qual gateway deseja trabalhar, é só buscar o nome dele na nossa Central de ajuda para encontrar um tutorial completo com o passo a passo da integração.
Regras e informações
1. Regras
Pedidos com números sequenciais
Marcada: Os pedidos terão números sequenciais (#01, #02, #03…).
Desmarcada: Os pedidos terão números aleatórios.
Selecionar o primeiro endereço automaticamente
Marcada: No momento da compra, o primeiro endereço de entrega cadastrado pelo usuário já estará selecionado automaticamente.
Desmarcada: O usuário terá que selecionar o endereço de entrega manualmente.
Sempre solicitar o endereço do cliente
Marcada: Os campos de endereço de cadastro (rua, número, CEP, etc.) serão solicitados para efetuar uma compra.
Desmarcada: Os campos de endereço de cadastro serão escondidos.
⚠️ Atenção: Essa regra só se aplica a produtos digitais. Em produtos físicos, o endereço é obrigatório.
Mostrar prazo de entrega
Marcada: O prazo de entrega será exibido no checkout.
Desmarcada: Não exibirá o prazo, e será substituído pela frase ''Entrega Garantida''.
Contar prazo de entrega em dias úteis
Marcada: O prazo de entrega será considerado em dias úteis.
Desmarcada: O prazo de entrega será considerado em dias corridos.
Solicitar data de nascimento do cliente
Marcada: O campo de data de nascimento será solicitado para efetuar uma compra.
Desmarcada: O campo de data de nascimento será escondido.
⚠️ Atenção: No caso de cliente PJ, ao invés de data de nascimento, o campo data de abertura da empresa será solicitado. Verifique a exigência deste campo para efetuar suas vendas pelos Gateways de Pagamento.
Mostrar data de previsão de entrega
Marcada: A previsão de entrega estará disponível ao usuário nos e-mails transacionais.
Desmarcada: A data de previsão de entrega não ficará à disposição do usuário.
Mostrar preço original no frete quando for frete grátis
Marcada: mostra o valor original do frete riscado acima da palavra “Grátis”, destacando que o frete está sendo oferecido sem custo.
Desmarcada: exibe somente a informação “Grátis”, sem mostrar o valor original do frete.
Selecionar a maior parcela automaticamente
Marcada: No momento da compra, a maior parcela disponível já estará selecionada automaticamente.
Desmarcada: O usuário terá que selecionar o número de parcelas manualmente.
Mostrar juros no parcelamento
Marcado: Irá sinalizar e mostrar o valor com juros no seu checkout. Com essa opção marcada, os juros configurados por você irão ser repassados ao checkout e mostrados ao cliente.
Desmarcado: O valor dos juros configurados não serão exibidos aos clientes no parcelamento.
Permitir seleção de apenas 1 oferta de Order bump
Marcada: O cliente pode selecionar apenas uma oferta de order bump
Desmarcada: O cliente pode selecionar mais de uma oferta de order bump
2. Página do carrinho
Essas opções são válidas somente para operações que utilizam a nossa solução de Lojas virtuais.
Exibir cálculo de frete no carrinho
Marcada: O cálculo de frete estará disponível.
Desmarcada: O cálculo de frete será escondido.
Permitir link nos produtos do carrinho
Marcada: O usuário conseguirá clicar nos itens e acessar as páginas descritivas dos produtos.
Desmarcada: O usuário não conseguirá acessar os produtos e isso reduzirá os campos de fuga.
Pular página do carrinho
Marcada: O cliente será redirecionado diretamente para o checkout
Desmarcada: O cliente será redirecionado ao carrinho de compras, podendo revisar sua compra antes de finalizá-la e direcioná-la ao checkout.
3. Informações
Permitir compras de: selecione quem pode comprar em sua loja: pessoa física (CPF), pessoa jurídica (CNPJ) ou ambas as opções.
Pagamento preferencial: caso haja uma preferência por algum método de pagamento, selecione neste campo. O meio de pagamento escolhido ficará em evidência assim que o seu cliente chagar na etapa de pagamento.
Cartão de crédito: limite de pedidos diário por usuário (IP): número máximo de pedidos que um IP poderá realizar por dia. Isso pode evitar tentativas de compras indesejáveis / fraude na sua loja.
Máximo de itens por pedido: Você pode definir a quantidade máxima de itens que o cliente pode comprar
Texto de observação para Entregas: texto que irá aparecer junto com as opções de entrega no checkout
Texto de observação para pagamentos via Boleto Bancário: texto que será exibido quando seu cliente escolher esta opção de pagamento. Você pode adicionar alguma instrução de pagamento, informar o prazo de compensação, detalhar o prazo de entrega enquanto o boleto não for compensado, entre outras informações relevantes para este meio de pagamento.
Descontos
1. Descontos
Você pode definir descontos especiais para compras no boleto, cartão de crédito, Pix comum ou Pix parcelado.
2. Destaque de desconto
O Destaque na etapa inicial do checkout vai exibir o maior desconto disponível nas formas de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto), se houver desconto cadastrado na página de Descontos ou página de Meio de Pagamento.
Marcado: será exibida na primeira etapa do checkout a informação de que o seu cliente possui um desconto.
Desmarcado: nenhuma informação de desconto anterior à etapa de pagamento será exibida.
Redirecionamento
Ao finalizar a compra, o usuário será redirecionado para uma mensagem padrão informando o sucesso da compra. Mas você pode criar páginas (URLs) customizadas e configurá-las nesta seção.
Caso tenha ou deseje criar uma página de obrigado customizada para a sua loja, confira em nosso tutorial a forma correta de vincular os dados da compra do seu cliente à sua página aqui: Como criar uma página de obrigado customizada?
Basta inserir o link nos campos disponíveis: Para boleto, Para cartão, Para depósito, Para compras de UpSell ou Para Pix parcelado.
Scripts e Meta Tags
1. Scripts
Você pode adicionar scripts de serviços de terceiros como Hotjar, Smartlook, Outbrain, etc.
Os scripts adicionados neste campo serão disparados somente nas páginas de obrigado.
2. Meta Tags
Você pode adicionar Meta Tags para verificar seu domínio ou realizar outros tipos de verificações.
Temos um artigo onde explicamos mais detalhadamente como você pode utilizar esse recurso: Como cadastrar Meta Tags?
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉