Antes de saber como configurá-lo, é preciso que se entenda o que é um funil. Um funil é a especificação do caminho que os visitantes do seu site precisarão seguir para realizar um determinado objetivo, como, por exemplo, a série de páginas pelas quais devem passar para completar uma compra em sua loja.
Com a definição dos passos de um funil de conversão, o Google Analytics possibilita o acompanhamento da página de entrada e saída do site, ou seja, por onde os visitantes chegam e em que momento eles abandonam seu e-commerce. Assim, você identifica as páginas em que está ocorrendo a fuga e pode elaborar estratégias para otimizá-las.
Para configurar o funil, basta acessar a página do Google Analytics, realizar seu login, abrir o menu "ADMINISTRADOR", clicar em "Metas" e, por fim, no botão "+ NOVA META".
Primeiramente, será necessário escolher o tipo de meta que se deseja configurar. Selecione a opção "Modelo", escolha a meta de receita "Fazer um pedido" e clique no botão "Continuar".
No passo seguinte, deve-se nomear a meta, escolher o tipo "Destino" e clicar novamente no botão "Continuar".
Depois é necessário que se defina a página que determina a conclusão da meta e o caminho que os clientes vão percorrer para atingi-la. No campo "Destino" selecione a opção "Começa com" e insira a URL da página de pedido concluído: "/checkout/finalization".
O botão "Funil" deve estar ativado para que se possa inserir as etapas. Estas devem ser preenchidas da seguinte maneira:
Loja virtual com a Yampi:
Nome_________________________________ Tela/página
Cart __________________________________ /cart
Login _________________________________ /auth/login
Profile ________________________________ /checkout
Address _______________________________ /checkout/address
Payment ______________________________ /checkout/payment
Checkout com a Yampi:
Nome_________________________________ Tela/página
Profile ________________________________ /checkout
Address _______________________________ /checkout/address
Payment ______________________________ /checkout/payment
Uma forma de verificar se a meta está configurada corretamente é usar o link "Verifique essa meta". O Google vai gerar uma simulação da conversão da meta nos últimos 7 dias.
Agora basta salvar a meta e aguardar o tempo que o sistema leva para começar a contabilizar os dados (normalmente 24 horas).