O Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que permite aos usuários criar anúncios para promover seus produtos e serviços. Através dele, é possível segmentar seu público-alvo com base em diversos critérios, como localização, interesses e palavras-chave, visando aumentar suas conversões e alcançar seus objetivos de marketing.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode integrar sua loja e/ou Checkout da Yampi com o pixel do Google Ads. Seguiremos os tópicos abaixo:
O que é o Google Ads e quais as funcionalidades?
O Google Ads é a plataforma de anúncios online do Google que permite veicular campanhas pagas em vários formatos, como por anúncios de busca (quando alguém digita no Google), display (banners em sites), vídeo (por exemplo no YouTube) ou shopping (produtos diretamente nos resultados).
Ele funciona com leilão de palavras-chave e mecanismo de lances (por exemplo CPC), e utiliza métricas como relevância (índice de qualidade) para determinar quais anúncios aparecem para cada usuário.
Funcionalidades da integração
Mensurar conversões com precisão;
Criar públicos de remarketing;
Otimizar campanhas com base em resultados reais;
Acompanhar o comportamento do cliente dentro da loja;
Controlar orçamento e avaliar retorno sobre investimento (ROI).
Veicular anúncios em diferentes formatos — busca (quando alguém digita no Google), display (banners em sites), vídeo (por exemplo no YouTube) ou shopping (produtos diretamente nos resultados).
💡Dica: A partir da integração com ferramentas como Google Analytics, o Google Ads coleta dados sobre visualizações de página, interações (como adicionar ao carrinho) e compras concluídas.
Quais eventos padrão são enviados pela Yampi?
Se você utiliza a nossa solução de Loja virtual, além do evento de compra, a Yampi envia também automaticamente mais dois eventos para o Google Ads:
Loja virtual | Checkout |
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Se a sua loja utiliza a solução de Loja Virtual da Yampi, essa mesma configuração também se aplica aos eventos gerados dentro da loja virtual (ViewItem e Addtocart).
Já se você utiliza apenas o Checkout da Yampi, os eventos enviados serão referentes às ações realizadas nessa etapa, como o purchase (pedido concluído).
Se, dentro do Google Ads, você configurou a conversão para capturar a meta “Comprar”, então, entre os eventos listados acima, o que será considerado uma conversão é o evento purchase — que é disparado somente quando o cliente conclui uma compra.
Quando você possui uma campanha ativa vinculada a essa conversão, o número de conversões será exibido automaticamente no respectivo campo dentro da conta do Google Ads.
Como a Yampi envia os eventos e quais informações são transmitidas?
Quando o pixel do Google Ads é inserido no painel da Yampi, a plataforma passa a enviar eventos automáticos para a conta do anunciante, conforme o vínculo configurado.
Esses eventos ajudam o Google a entender o comportamento dos usuários no site e a otimizar os anúncios com base em dados reais.
A Yampi envia os eventos diretamente via API e scripts integrados, respeitando o padrão do Google Ads. Entre as informações enviadas estão:
ID do pedido;
Valor total da compra;
ID e nome dos produtos;
Quantidade;
Status da conversão.
Em que momento o ID do pedido pode não ser o mesmo?
Se você utiliza um link de compra gerado na Yampi e faz a finalização do pedido através desse link, então o ID do produto que será enviado é o que foi gerado na Yampi. Isso serve para os demais pixels também.
Como configurar o Google Ads?
Para configurar o pixel do Google Ads na Yampi, é necessário seguir esses passos:
Passo 1 - Coletando o ID e Rótulo de conversão |
Passo 2 - Configurando o pixel do Google Ads na Yampi |
⚠️Atenção: É necessário, obrigatoriamente, que você possua um domínio próprio para poder realizar essa configuração. Caso contrário, não terá eventos disparados nem sendo marcados corretamente.
Passo 1 - Coletando o ID e Rótulo de conversão
1. Acesse seu painel do Google Ads.
2. Clique em "+" → "Ação de conversão".
3. Selecione a categoria "Compra" → "+Adicionar ações de conversão".
4. Clique na opção "Web" , seu domínio vai aparece logo abaixo.
5. Escolha a opção "Configurar manualmente usando código" → "Configurações de conversão".
6. Preencha os campos a seguir conforme orientado abaixo, e por fim, clique em "Concluir" no final da página e depois em "Salvar e continuar".
7. Clique em "Usar o gerenciador de tags do Google" copie o ID e Rótulo de conversão e depois clique em "Finalizar".
📋Copie o *ID de conversão e *Rótulo de conversão, usaremos para inserir na Yampi. |
Campo | O que preencher/selecionar |
Otimização de ações | ⚪Ação primária utilizada para lances |
Nome da conversão | Sugestão: Compra |
Valor | ⚪Usar valores diferentes para cada conversão |
Contagem | ⚪Todas |
Passo 2 - Configurando o pixel do Google Ads na Yampi
1. Acesse Marketing → Pixels.
2. Clique em "+ Novo pixel".
3. Selecione o pixel do "Google Ads".
4. Preencha os campos conforme suas preferências e depois clique em "Salvar".
Nome do pixel: insira o nome que deseja atribuir ao seu pixel aqui dentro da Yampi.
ID de conversão: cole aqui o ID obtido em sua conta do Google Ads. (Ensinaremos a seguir)*
Rótulo de conversão: cole aqui o Rótulo obtido em sua conta do Google Ads. (Ensinaremos a seguir)*
Valor enviado para o pixel: selecione se deseja enviar o Valor total do pedido (incluindo os juros e valores de frete se houver) ou Valor dos produtos + Frete.
Marcar boleto/pix: selecione de deseja disparar o pixel em compras via boleto ou Pix.
📌 Se a sua loja utiliza a solução de Loja Virtual + Checkout da Yampi, essa mesma configuração também se aplica aos eventos gerados dentro da loja virtual (como visualização de produto e adição ao carrinho).
Como verificar se meu pixel do Google Ads está funcionando?
Você pode testar os disparos desses eventos através da extensão Tag Assistant. Basta instalar em seu navegador e simular os eventos em sua loja.
Você pode analisar acessando a sua loja e clicando no ícone da extensão do Tag Assistant.
Dúvidas frequentes 🤔
▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Minha conta do Google Ads não está recebendo conversões. O que pode ser? *meu pixel do Google não está marcando*
Minha conta do Google Ads não está recebendo conversões. O que pode ser? *meu pixel do Google não está marcando*
Recomendamos que faça essas validações:
1. Validar se Rótulo e ID conversão de conversão estão corretos na Yampi.
2. Validar se a configuração do pixel está correto aqui na Yampi (siga os tutoriais)
3. Validar o disparo do purchase, fazendo uma compra de teste com o Google Tag Assistant rastreando.
Caso ainda sim não identifique o ocorrido, entre em contato com o nosso suporte, clicando no ícone de atendimento em seu painel da Yampi ou pelo e-mail [email protected]
Está acontecendo duplicação de eventos. O que fazer?
Está acontecendo duplicação de eventos. O que fazer?
Ocorre quando o pixel é instalado em dois lugares diferentes para os mesmos eventos.
Geralmente foi instalado por GTM ou manualmente e pela integração. A recomendação é manter apenas uma, e prestamos suporte apenas para a integração nativa da Yampi.
Evento “Initiate Checkout” (ou: inicialização de compra) não está sendo disparado.
Evento “Initiate Checkout” (ou: inicialização de compra) não está sendo disparado.
A Yampi não dispara esse evento em nosso checkout, somente o de finalização de compra, o “Purchase”.
Para acompanhar demais eventos, recomendaremos sempre o uso do Google Analytics que consegue registrar essa e outras informações, como o “Adição ao carrinho / add to cart”.
Existe atraso nos eventos?
Existe atraso nos eventos?
Sim, há diferença entre o tempo real e o processamento final do Google Ads.
A conversão pode aparecer de 3 a 24 horas de atraso.
A Yampi dá suporte para erros dentro do Google Ads?
A Yampi dá suporte para erros dentro do Google Ads?
Não. O suporte da Yampi cobre apenas o processo de integração e disparo dos eventos até o Google Ads. Para envios fora do padrão da Yampi, recomendamos o uso do Google Analytics e GTM com o apoio de profissionais do ramo.
Como verificar se meu pixel do Google Ads está funcionando?
Como verificar se meu pixel do Google Ads está funcionando?
Você pode testar os disparos desses eventos através da extensão Tag Assistant. Basta instalar em seu navegador e simular os eventos em sua loja.
Você pode analisar acessando a sua loja e clicando no ícone da extensão do Tag Assistant.
Em caso de dúvidas, clique no ícone de balão de atendimento em seu painel ou nos envie um e-mail para [email protected]. 😉




