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Como ativar a Autenticação em 2 etapas?

Passo a passo para ativar a autenticação em 2 etapas em seu usuário.

Atualizado há mais de 3 semanas

O principal objetivo da autenticação em 2 etapas é trazer mais segurança à sua conta, acrescentando uma camada adicional de validação. Recomendamos sempre que esta medida de segurança seja ativada em sua conta!

Neste artigo, mostramos o passo a passo para Ativar e configurar a Autenticação em 2 etapas, e iremos abordar os seguintes temas:

Como ativar a autenticação em 2 etapas?

Passo 1 - Em seu painel da Yampi, clique no ícone da loja no canto superior direto da tela.

Passo 2 - Ao acessar a página de "Segurança de acesso" o usuário visualizará o bloco da "Autenticação em 2 etapas".

No bloco da autenticação em 2 etapas será possível visualizar o status dessa autenticação (desativado ou ativo).  Clique em “Ativar autenticação em 2 etapas”.

Passo 3 - Ao clicar no botão “Ativar autenticação em 2 etapas” o usuário precisará:

  1. Confirmar sua senha de acesso;

  2. Baixar ou abrir o aplicativo de autenticação;

  3. Ler o QR Code;

  4. Inserir o código de autenticação.

Aceitaremos os seguintes aplicativos de autenticação: Google Authenticator, Microsoft Authenticator e Authy (onde inicialmente a ativação será realizada apenas pela leitura do QR Code).

E pronto! Após passar por estes 4 pontos a autenticação em 2 etapas estará ativa para o usuário.

O que acontece quando a autenticação em 2 etapas está ativa?

Ao ativar a autenticação em 2 etapas a segunda etapa de validação será adicionada no:

  • Fluxo de login

    Logo após a confirmação da senha será solicitado o código de autenticação.

  • Fluxo de alteração de senha no perfil de usuário

    Logo após as etapas de alteração de senha solicitaremos o código de autenticação para concluir o processo.

⚠️Atenção: Em alguns casos, o código de autenticação pode não validar quando há diferença entre o horário do celular e o horário do computador (por exemplo, horário de Brasília).

Confirme se ambos estão sincronizados. Caso os horários estejam diferentes, ajuste para que fiquem iguais e tente novamente.

Ativei minha autenticação, mas meu código não funciona. O que fazer?

Siga as verificações abaixo para garantir que tudo está configurado corretamente:

1. Confirme se o app de autenticação está configurado corretamente

  • Verifique se você instalou um app compatível (Google Authenticator, Microsoft Authenticator, etc.).

  • Certifique-se de ter escaneado o QR Code ou inserido a chave de forma completa.

  • O código gerado deve ter 6 dígitos.

2. Gere um novo código no app

  • Abra o aplicativo de autenticação e aguarde alguns segundos para o ciclo do código reiniciar.

  • Insira o novo código exibido.

3. Verifique se o horário dos dispositivos está igual

ℹ️ Dica importante: A autenticação depende da sincronização de horário entre o dispositivo com o app e o computador.

Confirme se ambos estão usando o mesmo horário (ex.: horário de Brasília).
Se houver diferença, ajuste para que fiquem iguais e tente novamente.

4. Confira se o fuso horário está automático

  • No celular, ative a opção “Definir data e hora automaticamente”.

  • No computador, ative “Ajustar horário automaticamente”.

5. Reinicie o app de autenticação

  • Feche completamente o app e abra novamente.

  • Em alguns casos, isso força a sincronização.

6. Tente em outro navegador ou aba anônima

  • Caso esteja tudo certo no app de autenticação, pode ser que o navegador esteja armazenando alguma informação em cache.

  • Teste em outro navegador ou em uma aba anônima.

7. Se ainda assim o código não funcionar

  • Tire um print do app de autenticação mostrando o horário do seu celular e o código atual.

  • Informe qual aplicativo você está usando para gerar o código.

  • Entre em contato com o nosso time de suporte clicando no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhar um e-mail para [email protected] com todos esses dados mão para facilitar a análise.

Como desativar a autenticação em 2 etapas?

Na página de Segurança de acesso o usuário visualizará o bloco da Autenticação em 2 etapas.

Caso o status seja ativo será possível remover essa autenticação clicando no botão “Remover autenticação em 2 etapas”.

Ao clicar nesse botão o usuário precisará apenas inserir o código de autenticação para remover essa etapa adicional de segurança.

Em caso de dúvidas, você pode chamar o nosso suporte, clicando no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhar um e-mail para [email protected] 😉


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