O principal objetivo da autenticação em 2 etapas é trazer mais segurança à sua conta, acrescentando uma camada adicional de validação. Recomendamos sempre que esta medida de segurança seja ativada em sua conta!
Neste artigo, mostramos o passo a passo para Ativar e configurar a Autenticação em 2 etapas, e iremos abordar os seguintes temas:
Como ativar a autenticação em 2 etapas?
Passo 1 - Em seu painel da Yampi, clique no ícone da loja no canto superior direto da tela.
Passo 2 - Ao acessar a página de "Segurança de acesso" o usuário visualizará o bloco da "Autenticação em 2 etapas".
No bloco da autenticação em 2 etapas será possível visualizar o status dessa autenticação (desativado ou ativo). Clique em “Ativar autenticação em 2 etapas”.
Passo 3 - Ao clicar no botão “Ativar autenticação em 2 etapas” o usuário precisará:
Confirmar sua senha de acesso;
Baixar ou abrir o aplicativo de autenticação;
Ler o QR Code;
Inserir o código de autenticação.
Aceitaremos os seguintes aplicativos de autenticação: Google Authenticator, Microsoft Authenticator e Authy (onde inicialmente a ativação será realizada apenas pela leitura do QR Code).
E pronto! Após passar por estes 4 pontos a autenticação em 2 etapas estará ativa para o usuário.
O que acontece quando a autenticação em 2 etapas está ativa?
Ao ativar a autenticação em 2 etapas a segunda etapa de validação será adicionada no:
Fluxo de login
Logo após a confirmação da senha será solicitado o código de autenticação.
Fluxo de alteração de senha no perfil de usuário
Logo após as etapas de alteração de senha solicitaremos o código de autenticação para concluir o processo.
⚠️Atenção: Em alguns casos, o código de autenticação pode não validar quando há diferença entre o horário do celular e o horário do computador (por exemplo, horário de Brasília).
Confirme se ambos estão sincronizados. Caso os horários estejam diferentes, ajuste para que fiquem iguais e tente novamente.
Ativei minha autenticação, mas meu código não funciona. O que fazer?
Siga as verificações abaixo para garantir que tudo está configurado corretamente:
1. Confirme se o app de autenticação está configurado corretamente
Verifique se você instalou um app compatível (Google Authenticator, Microsoft Authenticator, etc.).
Certifique-se de ter escaneado o QR Code ou inserido a chave de forma completa.
O código gerado deve ter 6 dígitos.
2. Gere um novo código no app
Abra o aplicativo de autenticação e aguarde alguns segundos para o ciclo do código reiniciar.
Insira o novo código exibido.
3. Verifique se o horário dos dispositivos está igual
ℹ️ Dica importante: A autenticação depende da sincronização de horário entre o dispositivo com o app e o computador.
Confirme se ambos estão usando o mesmo horário (ex.: horário de Brasília).
Se houver diferença, ajuste para que fiquem iguais e tente novamente.
4. Confira se o fuso horário está automático
No celular, ative a opção “Definir data e hora automaticamente”.
No computador, ative “Ajustar horário automaticamente”.
5. Reinicie o app de autenticação
Feche completamente o app e abra novamente.
Em alguns casos, isso força a sincronização.
6. Tente em outro navegador ou aba anônima
Caso esteja tudo certo no app de autenticação, pode ser que o navegador esteja armazenando alguma informação em cache.
Teste em outro navegador ou em uma aba anônima.
7. Se ainda assim o código não funcionar
Tire um print do app de autenticação mostrando o horário do seu celular e o código atual.
Informe qual aplicativo você está usando para gerar o código.
Entre em contato com o nosso time de suporte clicando no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhar um e-mail para [email protected] com todos esses dados mão para facilitar a análise.
Como desativar a autenticação em 2 etapas?
Na página de Segurança de acesso o usuário visualizará o bloco da Autenticação em 2 etapas.
Caso o status seja ativo será possível remover essa autenticação clicando no botão “Remover autenticação em 2 etapas”.
Ao clicar nesse botão o usuário precisará apenas inserir o código de autenticação para remover essa etapa adicional de segurança.
Em caso de dúvidas, você pode chamar o nosso suporte, clicando no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhar um e-mail para [email protected] 😉


