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Como funciona o cancelamento automático de contas inativas na Yampi?

Saiba como funciona o cancelamento automático de contas inativas na Yampi.

Atualizado há mais de uma semana

Para manter a organização da plataforma e garantir que as informações estejam sempre atualizadas, ativamos um processo automático de cancelamento para contas que ficam inativas por um período prolongado, seguindo um fluxo automatizado e com notificações progressivas.

Neste artigo, explicamos em detalhes como esse processo funciona, em quais casos ele é aplicado e como manter sua loja ativa com segurança.

Por que o processo de inativação existe?

Com o passar do tempo, é comum que algumas lojas fiquem sem movimentação por longos períodos. Para manter a plataforma sempre atualizada e organizada, implementamos um fluxo que identifica contas sem atividade e, de forma gradual, inicia o cancelamento automático.

Essa medida ajuda a manter o bom funcionamento da Yampi, sem impactos para quem deseja manter a loja ativa ou voltar a utilizá-la no futuro — com tempo e avisos suficientes para tomar a melhor decisão com tranquilidade.

O que é considerado uma conta inativa?

Uma loja é considerada inativa quando não realiza nenhuma atividade durante 30 dias consecutivos.

As atividades consideradas são:

  • Acessar o painel (login);

  • Criar ou editar produtos;

  • Criar carrinhos ou pedidos;

  • Cadastrar leads ou clientes;

  • Receber pedidos.

Como funciona o cancelamento automático?

O cancelamento automático é um processo que acontece apenas com lojas no plano Basic (gratuito) que permanecem sem qualquer atividade por um período contínuo.

O processo de cancelamento não começa imediatamente e é gradual, com notificações e tempo para decidir o que fazer com sua loja. Ele é iniciado cerca de 45 dias após a última atividade registrada na conta. Funciona assim:

  • Após 30 dias sem nenhuma movimentação, a loja entra em um fluxo de notificações;

  • Esse fluxo dura 14 dias, com lembretes enviados por e-mail;

  • Se mesmo após os avisos a loja continuar inativa, a assinatura é automaticamente cancelada.

⚠️ Importante: qualquer acesso à conta ou atividade durante esse tempo interrompe o processo de cancelamento imediatamente.

Etapas do fluxo automático de cancelamento

Ao atingir 30 dias de inatividade, a loja entra automaticamente em uma sequência de notificações. Veja como funciona:

Etapa

Quando ocorre

Ação realizada

Notificação enviada

Dia 0

30 dias sem atividade

Início do fluxo de cancelamento

Lembrete de inatividade

Dia 7

7 dias depois

Novo alerta

Aviso de cancelamento em 7 dias

Dia 13

13 dias depois

Novo alerta

Aviso de cancelamento no dia seguinte.

Dia 14

14 dias depois

Assinatura é cancelada

Confirmação de cancelamento.

Em qual conta o cancelamento será realizado?

O cancelamento será feito na conta vinculada ao e-mail que recebeu a notificação.

Se você tem mais de uma loja cadastrada na Yampi com e-mails diferentes, é importante verificar qual loja está associada ao endereço que recebeu os avisos de inatividade.

Dica: Para facilitar, o nome da loja é sempre informado no conteúdo da notificação enviada por e-mail. Assim, você consegue identificar com clareza qual conta está prestes a ser cancelada e tomar as ações necessárias.

Como salvar os dados da minha loja antes do cancelamento?

Caso você não pretenda usar sua loja por um período e queira garantir que nenhuma informação se perca, recomendamos salvar seus dados para garantir que tudo fique em segurança.

📌Importante lembrar:

Notas fiscais de comissões

Informações sobre transações financeiras

Ficam disponíveis no seu painel e também são enviadas semanalmente por e-mail, para facilitar o acompanhamento.

Documentos oficiais e comprobatórios das transações ficam armazenados no painel do Gateway (meio de pagamento utilizado).

Para salvar os demais dados do seu painel, você pode:

  • Exportar produtos (catálogo);

  • Exportar pedidos e clientes em formato CSV;

  • Armazenar essas informações localmente, em nuvem ou em outro sistema de sua preferência.

ℹ️ O armazenamento dos dados é responsabilidade do lojista. Caso precise de ajuda, nosso time está à disposição para orientar em todos os passos.

Dúvidas frequentes🤔

▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Essa regra vale para todos os planos?

Não. O fluxo de cancelamento automático é exclusivo para lojas no plano Basic (gratuito).

Qualquer atividade impede o cancelamento?

Sim! Qualquer movimentação na conta — como login, alteração de produtos ou recebimento de pedidos — já interrompe o processo.

A loja foi cancelada. Posso reativar?

Sim. Você pode reativar a loja a qualquer momento pelo painel da Yampi.

Como posso salvar meus dados da conta Yampi?

Caso você não pretenda usar sua loja por um período e queira garantir que nenhuma informação se perca, recomendamos salvar seus dados para garantir que tudo fique em segurança.

Você pode:

  • Exportar produtos (catálogo);

  • Exportar pedidos e clientes em formato CSV;

  • Armazenar essas informações localmente, em nuvem ou em outro sistema de sua preferência.

ℹ️ O armazenamento dos dados é responsabilidade do lojista. Caso precise de ajuda, nosso time está à disposição para orientar em todos os passos

Tenho mais de uma conta. Qual será cancelada?

A conta que será cancelada é aquela vinculada ao e-mail que recebeu o aviso.

Se você usa e-mails diferentes em mais de uma loja, é importante verificar qual loja está associada a cada um.

Caso fique em dúvida, você pode verificar no próprio e-mail qual a loja que está sendo cancelada, conforme o exemplo abaixo:

Como exportar os dados da minha loja?

Você pode fazer isso diretamente pelo painel. Se precisar de ajuda, nosso suporte está pronto para te orientar com todos os passos.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

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