Como instalar o Google Tag Manager (GTM)?

Saiba como configurar essa ferramenta para potencializar suas estratégias.

Atualizado há mais de uma semana

O Google Tag Manager (GTM), é uma ferramenta do Google que simplifica a adição e automatiza o gerenciamento de Tags e a inserção de scrtipts em um site. As tags são pequenos trechos de código usados para rastrear, monitorar e coletar dados sobre o comportamento dos usuários na sua loja.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode instalar o Google Tag Manager em sua loja:

Quer saber em detalhes o que é e como funciona essa ferramenta? Leia: O que é o Google Tag Manager (GTM)?.

Criando uma conta no Google Tag Manager

Passo 1 - Crie uma conta no Google Tag Manager. Você pode criá-la clicando aqui.

Passo 2 - Preencha os campos com as seguintes informações:

  • Insira o nome da sua conta.

  • Domínio da sua loja.

  • Selecione a opção ''Web''.

Passo 3 - Clique em ''Criar''.
Passo 4 - Leia e aceite os Termos de Serviço do Google Tag Manager. Clique em "Sim" para prosseguir.

E pronto, cadastro finalizado 🥳

Cadastro do Google Tag Manager

Instalando o Google Tag Manager

Passo 1 - Clique em "OK" para fechar a página com os códigos.
Passo 2 - Copie a chave do seu GTM na parte superior da tela.

Chave do Google Tag Manager

Passo 4 - Cole a chave no campo ''Código''.

Campo para colar a chave do GTM

E pronto, Google Tag Manager instalado! Agora, qualquer modificação realizada será automaticamente incorporada na sua loja 💜

Configurando as tags de rastreamento

Passo 1 - Acesse o painel do Google Tag Manager.

Passo 2 - Clique em "Tags" → "Nova".

Como configurar as tags

Passo 3 - Preencha os campos da página a seguir.

Tag sem título

Deve-se substituir o nome "Tag sem título" pelo nome da tag que está sendo criada.

Configuração da tag

Ao clicar sobre esse campo, uma nova tela será exibida, e nela existirão algumas opções de tags já pré-definidas, além de uma opção personalizada para serem inseridos códigos HTML caso a tag que deseja-se inserir não esteja presente nas opções.

Acionamento

Preencha com o acionador que irá disparar a tag que está sendo criada. Ou seja, o que deve acontecer para que o Google Analytics registre alguma informação, variando desde cliques até preenchimento de formulários.

Por padrão, o único acionador que já vem configurado é o de exibição de todas as páginas, ou seja, esse acionador será ativado sempre que qualquer página for exibida.

Passo 1 - Clique em ''+''.
Passo 2 - Escolha o título e o tipo de acionador.

Passo 3 - Configure o acionador e quando o mesmo deverá ser disparado.

Passo 4 - Clique em ''Salvar''.

Testando a Tag criada

Passo 1 - Clique no botão "VISUALIZAR"

Feito isso, ao abrir-se qualquer página de sua loja, desde que no mesmo navegador onde o teste do GTM está sendo executado, será possível visualizar uma pequena tela na parte inferior da página.

Nela é possível observar, dentre outras coisas, quais as tags disparadas ao visitar aquela determinada página de sua loja.

Passo 2 - Clique em ''Enviar'' .

Verificando-se que a tag está funcionando corretamente, é finalmente chegada a hora de fazer com que essa tag seja incorporada à sua loja.

Passo 3 - Complete as informações a seguir.

As versões são espécies de marcos, pontos de mudança, onde é possível que se veja quais alterações foram criadas em cada uma, facilitando o controle e também possibilitando o backup caso alguma alteração incorreta seja realizada.

Selecione entre:

  • Publicar e criar versão - Essa opção significa que, além de criar-se uma nova versão, ela automaticamente já será publicada, ou seja, estará em funcionamento na sua loja.

  • Criar versão - Essa opção significa que a nova versão será criada mas não será publicada nesse momento.

Preencha os campos:

Nome da versão

Deve-se inserir o nome da nova versão que está sendo criada.

Descrição da versão

Deve-se inserir uma descrição sobre o que foi alterado, os motivos, e quaisquer outras informações relevantes para futuras observações.

Publicar no ambiente

Deve-se manter a opção padrão "Live" selecionada.

Alterações no espaço de trabalho

São exibidas todas as alterações realizadas desde a última versão salva.



Passo 4 - Clique em "Publicar". A página será recarregada e a aba "VERSÕES" será exibida.

E pronto, você acabou de configurar sua primeira tag no Google Tag Manager 🎉

⚠️ Importante saber ⚠️

  • Você também pode inserir quaisquer scripts via GTM, caso precisar realizar alguma modificação ou inserir códigos de plataformas que não possuímos integração nativa.

  • Após instalar na Yampi, pode levar até 30 minutos para propagar.

🔍 Para mais informações sobre o GTM, acesse a página oficial do Google Tag Manager.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉


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