Passar para o conteúdo principal
O que é o Google Tag Manager (GTM)?
Atualizado há mais de uma semana

Para responder a essa pergunta, primeiro precisa-se saber o que são tags.

No universo do Marketing Digital, conhecer o comportamento dos usuários é essencial, e para isso é necessário que haja uma coleta de dados e a criação de métricas que possam analisá-los, buscando melhorar a eficácia de campanhas e aumentar a conversão de suas visitas. Para coletar essas informações, é necessário adicionar pequenos pedaços de códigos e scripts às páginas , também chamados de tags. O processo tradicional de adicionar tags depende de duas equipes: TI e Marketing.

Quando a equipe de Marketing quer acompanhar uma nova campanha ou utilizar um novo programa de análise de dados, normalmente recorre-se aos programadores para modificar o código de todas as páginas do site, adicionando-se as tags necessárias.

Adicionar tags manualmente acarreta alguns problemas. Em primeiro lugar, o tempo gasto pela equipe de TI pode ser grande e poderia estar sendo gasto de uma maneira mais produtiva. Além disso, o fato de que o time de Marketing depende dos programadores reduz a velocidade com que novas campanhas poderiam ser executadas.

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que surgiu para solucionar este problema.

Ele simplifica o processo de adicionar pixels e scripts no seu site, e ainda tem a capacidade de refinar e personalizar as métricas do Google Analytics. Apesar dessa integração ser a funcionalidade mais utilizada do Google Tag Manager, ele é uma ferramenta extremamente versátil e pode ser utilizada com muitos outros objetivos, como adicionar códigos de remarketing do Google AdWords nas páginas do seu site, ou mesmo códigos de retargeting do Facebook Ads.

Ele permite que qualquer profissional de marketing seja apto a administrar as tags do seu site, pois a ferramenta já se encarrega da parte técnica deste processo. Desta maneira, você poderá adicionar códigos de acompanhamento do Google Analytics, Google AdWords e Facebook Ads com mais facilidade, e assim, poderá utilizar as funcionalidades desta e outras ferramentas para gerar resultados nas suas campanhas de marketing digital com mais eficácia.

Para saber como utilizar o Google Tag Manager, basta acessar o artigo: Como utilizar o Google Tag Manager?

Respondeu à sua pergunta?