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Como configurar a Retentativa Transparente no Checkout?

Veja como configurar a Retentativa transparente e aumentar a taxa de aprovação dos seus pedidos.

Atualizado essa semana

A Retentativa Transparente é uma solução nativa do Checkout da Yampi projetada para otimizar a aprovação de pagamentos em sua loja. Esse processo visa aumentar significativamente a taxa de pedidos aprovados, garantindo uma experiência mais fluida  para seus clientes.

Neste artigo vamos mostrar o que é a Retentativa Transparente, como habilitar e todas as regras de uso:

O que é a Retentativa Transparente?

A Retentativa Transparente é uma funcionalidade nativa do Checkout da Yampi. Essa solução tem como objetivo principal melhorar a taxa de aprovação, criando retentativas de pagamentos em outras afiliações, caso a primeira seja recusada. Dessa forma, você pode aumentar o número de pedidos aprovados em sua loja!

Como funciona a Retentativa Transparente?

Se você tem mais de uma afiliação de pagamento ativa, você pode ativá-la e, se ocorrer uma recusa na afilição primária, pode passar pelas outras afiliações de backup. Todo o processo é feito de forma transparente, ou seja, seu cliente não precisa realizar nenhuma ação no Checkout.

*Afiliação principal/primária: Afiliação que está cadastrada como primeira opção de pagamento

*Afiliação backup: São as outras afiliações que estão ativas para processar o pagamento, caso ele seja negado.

🚨 Atenção: Se você tem a a Retentativa transparente ativa, não é recomendável ter a solução de pagamento IUGU como gateway principal, pois eles possuem um sistema de retentativa nativo, que pode duplicar o pedido. É recomendado usar como segunda opção.


Como acontece Retentativa Transparente no Checkout?

Para que esse processo ocorra, a recusa precisa acontecer diretamente no checkout, antes que o pedido seja gerado no painel da Yampi. Isso ocorre porque, após a criação do pedido, há um vínculo direto com o gateway utilizado, impossibilitando novas tentativas de pagamento.

Existem dois cenários de recusa:

  1. Recusa no Checkout: Acontece no momento em que o cliente finaliza a compra e recebe a notificação de recusa imediatamente. Nesse caso, a Retentativa Transparente entra em ação.

  2. Recusa Pós-Checkout: Ocorre quando o gateway precisa de mais tempo para analisar a transação e transforma a tentativa de pagamento em um pedido, criando um vínculo direto com o gateway. Aqui, a Retentativa Transparente não pode ser aplicada.

Portanto, a Retentativa Transparente só atua em recusas que ocorrem diretamente no checkout, antes da criação do pedido.

Como habilitar a Retentativa Transparente?

Passo 1 - Em seu painel da Yampi, acesse Checkout → Pagamentos.

Passo 2 - Clique na aba “Retentativa”.

Passo 3 - Em seguida, você vai visualizar as opções de afiliações disponíveis. Clique em “Ativar”.

E pronto! Agora, se a primeira opção recusar o pagamento, a afiliação de backup irá realizar uma nova tentativa.

📌 Importante saber:

Você pode definir quantas opções de retentativa backup desejar. Lembrando que a ordem de retentativas de pagamento ocorre conforme o cadastro das afiliações, tá?


Quando a Retentativa Transparente ficará bloqueada?

Abaixo vamos listar alguns cenários que podem ocasionar o bloqueio da ativação da Retentativa transparente:

  • Quando o painel tem somente uma solução de pagamento cadastrada;

  • Quando o painel possui cadastradas somente afiliações que não aceitam a retentativa como: Mercado Pago e Vindi (Yapay);

  • Quando o painel não possuir soluções de pagamento que processam pagamento via cartão.


Regras de funcionamento da Retentativa Transparente

  • A Retentativa ocorre somente no Checkout, pedidos já realizados e criados no painel, se cancelados por algum motivo, não entram na retentativa;

  • Os gateways Cielo V3, Dom Pagamentos e PagBank podem ser usados para retentativas de pagamento, mas não repassam recusas para outros gateways. Ou seja, quando usados junto com outras opções de retentativa, esses três devem ser colocados por último na lista. Por exemplo, se a sequência for: 1ª Appmax; 2ª Cielo V3; 3ª Pagar.me, e houver recusa na Appmax, a Cielo será tentada em seguida, mas, se também for recusada, ela não repassará a transação para a Pagar.me. Para funcionar corretamente, a sequência deveria ser: Appmax e Pagar.me como 1ª e 2ª opções, e a Cielo V3 como a 3ª.

  • O Checkout irá criar a retentativa somente se o motivo da recusa não for nada relacionado a validação, como, por exemplo: cartão vencido, números inválidos, saldo insuficiente ou bloqueio do cartão pela operadora. Como são recusas do próprio cartão, não conseguimos interferir e criar a retentativa;

  • Você pode habilitar mais de um Gateway de pagamentos de backup, onde o Checkout fará a retentativa sequencialmente em cada um deles;

  • As retentativas só funcionam em Gateways diferentes, ou seja, não é possível que uma nova transação seja criada no mesmo Gateway em que ela já foi recusada.

  • Não é possível criar retentativas de pagamento para os Gateways do Mercado Pago e Vindi (Yapay), porém, eles podem ser as afiliações principais, onde a retentativa funcionará em outros gateways, como Appmax, Dom Pagamentos, Pagar.me, etc.

  • Caso você tenha a Retentativa Transparente ativa, não é recomendável utilizar a solução de pagamento Iugu como afiliação primária por possuírem um sistema de retentativa nativo que pode duplicar o pedido, resultando em duas cobranças do mesmo pedido. É recomendado usar a Iugu somente como opção de retentativa.

  • Atualmente, os gateways Cielo V3, Dom Pagamentos e PagBank podem ser utilizados como afiliação primária e como opção de retentativa, mas não repassam o pedido para outros gateways atuarem como Retentativa Transparente, então considere isso na sua estratégia.

Dúvidas frequentes 🤔

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É possível alterar a ordem das retentativas?

No momento, não seria possível a alteração da ordem da Retentativa.

​A ordem se dá pelo cadastro do gateway. Para alterar, você pode desativar ou recadastrar uma opção existente para ficar na ordem que deseja.

Quando a Retentativa atua?

Atua quando a recusa precisa acontece diretamente no checkout, antes que o pedido seja gerado no painel da Yampi. Isso ocorre porque, após a criação do pedido, há um vínculo direto com o gateway utilizado, impossibilitando novas tentativas de pagamento.

Como verificar que a Retentativa está funcionando?

Para verificar se a Retentativa Transparente está funcionando na sua plataforma Yampi, siga os passos abaixo:

  1. Acesse seu painel da Yampi e vá até a seção Checkout → Pagamentos.

  2. Clique na aba “Retentativa”. Lá você poderá ver as opções de afiliações disponíveis e verificar se a Retentativa Transparente está ativada.

  3. Verifique as afiliações de pagamento: Certifique-se de que você tem mais de uma afiliação de pagamento ativa e que elas são compatíveis com a Retentativa Transparente. Lembre-se que afiliações como Mercado Pago, PagSeguro e Vindi (Yapay) não aceitam retentativa.

Você também pode verificar se a Retentativa está funcionando acessando as transações dos seus carrinhos abandonados.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉

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