Passar para o conteúdo principal

Como atualizar pedidos via planilha na Yampi?

Saiba como atualizar em massa os pedidos do seu painel aqui na Yampi.

Atualizado há mais de 2 meses

A atualização de pedidos via planilha na Yampi permite modificar o status do pedido, além de incluir ou atualizar o código de rastreamento e a URL de rastreamento de forma rápida e organizada. Com esse recurso, você pode gerenciar pedidos em massa sem precisar alterar cada um manualmente, tornando o processo mais eficiente e preciso.

Nesse artigo, vamos mostrar como exportar, preencher e importar a planilha corretamente para atualizar seus pedidos na plataforma.

Quais são as especificações da planilha e como preencher as colunas?

Especificações da planilha 📏

  • Máximo de 10.000 linhas por arquivo

  • Aceitamos os formatos .xls, .xlsx e CSV

  • A planilha deve ter apenas uma aba (sem múltiplas páginas).

Atenção no preenchimento da planilha ⚠️

Estrutura da planilha

Preenchimento dos dados

Formatação

1. Não utilize planilhas externas.

1. Verifique informações essenciais, como peso, dimensões e SKUs.

1. Não use cores, negrito ou qualquer tipo de formatação visual.

2. Não altere os nomes das colunas e não adicione ou remova colunas existentes.

2. O número do pedido não pode estar duplicado na planilha;

2. Certifique-se de que não há espaços extras antes ou depois dos nomes das colunas.

3. A planilha deve conter apenas uma aba (sem múltiplas páginas).

3. Todos as colunas obrigatórios devem estar preenchidas.

3. Não utilize colunas ocultas.

4. O limite é de 10.000 linhas.

4. Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente.

4. Não importe planilha de outras plataformas.

⚠️ Atenção: Se você possui acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.

Como atualizar pedidos via planilha?

Para realizar a atualização em massa de pedidos via planilha, é super simples!

Primeiramente, exporte todos os pedidos que possuem o Status que deseja alterar. (Por exemplo : "Pagamento aprovado" → Atualizar para → "Em transporte" ou Entregue)

Passo 1 - Acesse Pedidos.

Passo 2 - Filtre os pedidos para o status que deseja modificar.

Passo 3 - Clique em "Ações "→ "Exportar para planilha".
Passo 4 - Selecione o formato Xlsx. Feito isso, você terá em mãos todos os pedidos que precisam ser atualizados.

No Gif, mostramos como filtrar os pedidos para exportá-los para uma planilha

⚠️ Atenção: No Gif acima, exemplificamos a exportação com os pedidos com "Pagamento aprovado", mas você também pode filtrar com outros parâmetros.

Passo 5 - Baixe essa planilha e preencha as colunas com as informações:

  • numero_pedido: Insira o número do pedido que deseja atualizar

  • status: Insira o status para atualização

  • codigo_rastreamento: Insira o código de rastreio referente a esse pedido.

  • url_rastreamento: Insira o link de rastreamento.


Passo 6 - Com a planilha devidamente preenchida, salve a mesma.

Passo 7 - Acesse o seu painel da Yampi, clique em "Pedidos" →"Atualizar via planilha" → Importe a sua planilha.

Vale lembrar, que a planilha não cria novos pedidos, ela apenas atualiza os existentes na plataforma, ok?

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Não estou conseguindo atualizar meus pedidos por planilha. O que fazer?

Verifique os pontos abaixo:

  1. Não aceitamos planilhas diferentes ou com exclusão ou personalização das colunas.

  2. O número do pedido não pode estar duplicado na planilha;

  3. O código de rastreamento deve ser único em cada pedido, não importaremos a planilha caso haja mais de um pedido com mesmo código de rastreamento;

  4. Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente.

  5. Se você possuir acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.

  6. Verifique a coluna de “numero_pedido” clique com o botão direito do mouse e vá em “Formatar células”:

Provavelmente o campo de “zeros à esquerda” vai estar com alguma numeração e precisamos alterar para zero:

Após alterar e salvar, insira novamente no painel.

Caso tenha verificado todos esses itens e não tenho conseguido importar sua planilha, entre em contato com o nosso suporte, clicando no ícone de atendimento em seu painel ou nos encaminhe um e-mail para [email protected].

Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard.

Respondeu à sua pergunta?