Passar para o conteúdo principal

Como cadastrar filtros na Loja Virtual?

Saiba o que são os filtros e como criá-los para facilitar as buscas em sua Loja virtual.

Atualizado há mais de 3 semanas

O recurso de Filtros é uma solução essencial para sua loja. Ele funciona como um mecanismo de busca, e permite que o cliente busque os produtos dentro da sua loja, de acordo com os parâmetros criados, como tamanho, cor, tecido e muito mais!

Nesse artigo vamos te mostrar o que é essa solução e como você cadastrar em sua Loja virtual:

O que são e para que servem os Filtros?

Os filtros são uma excelente forma de facilitar a navegação dos seus clientes na loja, permitindo que encontrem com mais agilidade os produtos que desejam. Para garantir uma boa experiência de uso, é recomendável que o cadastro dos filtros seja feito antes da inclusão dos produtos no sistema.

Dessa forma, ao cadastrar cada item, você já poderá associá-lo aos filtros corretos — como cor, tamanho, marca, entre outros — organizando sua vitrine de maneira mais eficiente e intuitiva.

Para cadastrar um novo filtro é super rápido!

Como criar filtros na Loja Virtual?

Siga os passos abaixo para criar e vincular os filtros aos seus produtos.

Passo 1 - Habilite os Filtros em sua Loja virtual

Por padrão, o recurso de filtros fica desabilitado em seu editor de tema. Para habilitá-lo, acesse:

"Loja Virtual" → "Personalizar" → "Páginas de categorias" → "Páginas de categorias" → "Exibir coluna de filtros: Sim":

Passo 2 - Crie o filtro

  1. Acesse seu painel da Yampi.

  2. Defina um Nome para o filtro e em "Opções" cadastre todas as opções correspondentes.

    • Nome do filtro – Insira o nome desejado para o filtro.

    • Opções – Cadastre as opções do filtro. Por exemplo: a opção “Rosa” para o filtro “Cor”.

    • Cor – Este campo serve apenas como uma referência visual para cada opção do filtro. É importante ressaltar que essa cor não tem relação funcional com um filtro de cores — ou seja, qualquer filtro pode utilizar o sistema de cores apenas para facilitar sua identificação.

    • Imagem – Você pode vincular uma imagem a uma determinada opção do filtro, este é o campo onde você poderá fazer isso.

  4. Clique em "Salvar".

Passo 2 - Vincule o filtro aos produtos

Com os filtros já cadastrados, associe os filtros criados aos produtos correspondentes.

  1. Acesse a seção: "Produtos "→ Selecione um produto → "Vínculos" →"Filtros"

  2. Clique em Ver filtros e selecione o filtro correspondente ao produto.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Qual a diferença entre filtro e variação de produto?

Filtros são usados para facilitar a busca no site (ex: "Cor", "Tamanho", "Marca"), enquanto variações são atributos internos de um produto (ex: camiseta P, M, G dentro do mesmo item).

Preciso cadastrar todos os filtros antes de cadastrar os produtos?

Sim, para garantir uma boa experiência de uso, é recomendável que o cadastro dos filtros seja feito antes da inclusão dos produtos no sistema.

Dessa forma, ao cadastrar cada item, você já poderá associá-lo aos filtros corretos — como cor, tamanho, marca, entre outros — organizando sua vitrine de maneira mais eficiente e intuitiva.

Posso alterar os filtros depois que já cadastrei os produtos?

Sim! É possível editar filtros e associá-los a produtos já cadastrados, mas dependendo da quantidade de itens, pode exigir um pouco mais de tempo.

Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard 😉

Respondeu à sua pergunta?