O recurso de Filtros é uma solução essencial para sua loja. Ele funciona como um mecanismo de busca, e permite que o cliente busque os produtos dentro da sua loja, de acordo com os parâmetros criados, como tamanho, cor, tecido e muito mais!
Nesse artigo vamos te mostrar o que é essa solução e como você cadastrar em sua Loja virtual:
O que são e para que servem os Filtros?
Os filtros são uma excelente forma de facilitar a navegação dos seus clientes na loja, permitindo que encontrem com mais agilidade os produtos que desejam. Para garantir uma boa experiência de uso, é recomendável que o cadastro dos filtros seja feito antes da inclusão dos produtos no sistema.
Dessa forma, ao cadastrar cada item, você já poderá associá-lo aos filtros corretos — como cor, tamanho, marca, entre outros — organizando sua vitrine de maneira mais eficiente e intuitiva.
Para cadastrar um novo filtro é super rápido!
Como criar filtros na Loja Virtual?
Siga os passos abaixo para criar e vincular os filtros aos seus produtos.
Passo 1 - Habilite os Filtros em sua Loja virtual
Por padrão, o recurso de filtros fica desabilitado em seu editor de tema. Para habilitá-lo, acesse:
"Loja Virtual" → "Personalizar" → "Páginas de categorias" → "Páginas de categorias" → "Exibir coluna de filtros: Sim":
Passo 2 - Crie o filtro
Acesse seu painel da Yampi.
Clique em "Produtos" → "Filtros" → "+ Novo filtro"
Defina um Nome para o filtro e em "Opções" cadastre todas as opções correspondentes.
Nome do filtro – Insira o nome desejado para o filtro.
Opções – Cadastre as opções do filtro. Por exemplo: a opção “Rosa” para o filtro “Cor”.
Cor – Este campo serve apenas como uma referência visual para cada opção do filtro. É importante ressaltar que essa cor não tem relação funcional com um filtro de cores — ou seja, qualquer filtro pode utilizar o sistema de cores apenas para facilitar sua identificação.
Imagem – Você pode vincular uma imagem a uma determinada opção do filtro, este é o campo onde você poderá fazer isso.
4. Clique em "Salvar".
Passo 2 - Vincule o filtro aos produtos
Com os filtros já cadastrados, associe os filtros criados aos produtos correspondentes.
Acesse a seção: "Produtos "→ Selecione um produto → "Vínculos" →"Filtros"
Clique em Ver filtros e selecione o filtro correspondente ao produto.
Dúvidas frequentes 🤔
▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Qual a diferença entre filtro e variação de produto?
Qual a diferença entre filtro e variação de produto?
Filtros são usados para facilitar a busca no site (ex: "Cor", "Tamanho", "Marca"), enquanto variações são atributos internos de um produto (ex: camiseta P, M, G dentro do mesmo item).
Preciso cadastrar todos os filtros antes de cadastrar os produtos?
Preciso cadastrar todos os filtros antes de cadastrar os produtos?
Sim, para garantir uma boa experiência de uso, é recomendável que o cadastro dos filtros seja feito antes da inclusão dos produtos no sistema.
Dessa forma, ao cadastrar cada item, você já poderá associá-lo aos filtros corretos — como cor, tamanho, marca, entre outros — organizando sua vitrine de maneira mais eficiente e intuitiva.
Posso alterar os filtros depois que já cadastrei os produtos?
Posso alterar os filtros depois que já cadastrei os produtos?
Sim! É possível editar filtros e associá-los a produtos já cadastrados, mas dependendo da quantidade de itens, pode exigir um pouco mais de tempo.
Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard 😉