As categorias são importantíssimas, pois permitem uma melhor organização de seus produtos, tornando-os mais fáceis de serem gerenciados por você e encontrados por seus clientes. É interessante que o processo de cadastro de categorias ocorra em um momento anterior ao cadastro dos produtos, pois um pré-requisito para que o produto possa ser cadastrado é a existência de uma categoria a qual ele possa ser inserido.
Para cadastrar uma nova categoria, basta clicar no menu "Produtos", depois em "Categorias", e por fim no botão "+ Nova categoria".
"Nome da categoria" - Nesse campo você deve inserir o nome da categoria, de uma forma clara e completa.
"Descrição" - Tem-se uma caixa de texto com diversos recursos de edição para a escrita de uma descrição completa, formatada e estruturada da categoria. O modo de utilizar essa ferramenta é similar ao de qualquer outro editor de texto, assim como o bloco de notas por exemplo.
"Subcategoria de" - Caso queria que essa categoria seja uma subcategoria, informar nesse campo de qual categoria ela irá ser subcategoria.
"Ordenar produtos por" - Modo de ordenação dos produtos padrão na página da categoria na vitrine, tendo possibilidade de ser por "Mais vendido", "Maior preço", "Menor preço", "Melhor avaliado", "Relevância", "Lançamentos", "A-Z", "Z-A" e "Randômico".
Banners
Nesse campo é onde irá ser cadastrado os banners da categoria.
Google / SEO
"Título da página" - Deve conter informações essenciais da categoria. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página da categoria.
"Link da página" - Deve ser colocado caso queira um nome personalizado para a categoria, caso contrário, será a "slug" da categoria. (nome em minúsculo, sem acentuação e espaços em branco trocados pro hífens)
"Descrição da página" - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre a categoria, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ele se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.
"URL canônica" - "Caso haja duas formas de se chegar até essa página, é necessário que haja uma URL canônica para que não tenha penalização no SEO"