O Yampi Pay possui uma interface intuitiva e segura, simplificando tanto o processo de pagamento, quanto também estorno/reembolso de pedidos cancelados. Essa é uma funcionalidade nativa e gratuita da plataforma que pode te ajudar no gerenciamento de seus pedidos.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode realizar estornos, as regras e demais informações sobre essa funcionalidade:
O que é um estorno?
O estorno é a devolução ou reembolso do valor pago pelo consumidor em uma transação financeira.
Geralmente em casos de arrependimento de compra ou outros motivos que se enquadrem no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dessa forma, o cliente pode pedir o dinheiro de volta em casos como:
Cobrança duplicada ou indevida;
Recebimento de produto danificado ou diferente do que foi anunciado;
Não recebimento da encomenda ou entrega após o prazo estipulado pela loja;
Em casos de compra online, solicitação do cancelamento da compra sem precisar de motivo definido, de acordo com o Direito de Arrependimento para compras online, em até 7 dias corridos após o recebimento do produto (Artigo 49 do CDC).
Quais as regras do estorno?
Para realizar um estorno, a transação precisa respeitar algumas regras da plataforma para isso, sendo elas:
A conta do Yampi Pay precisa ter um valor de saldo disponível igual ou superior ao valor da devolução que irá realizar.
A transação não pode ter mais de 30 dias desde que seu pagamento foi efetuado.
A transação precisa ter passado por pagamento aprovado, caso contrário o botão de estorno ficará desabilitado.
Após confirmar o estorno, não será mais possível cancelar o processo e o valor da devolução será descontado do seu saldo disponível, ou seja, os valores que já estão disponíveis em sua conta para saque serão utilizados para cobrir a transação de devolução.
Não cobramos taxas para reembolsar um pagamento, no entanto, as taxas do Yampi Pay e a taxa da Yampi sobre o pagamento original não são reembolsadas em caso de estorno.
O estorno será realizado de forma instantânea ao lojista, podendo ter variações de minutos.
Em casos como instabilidade no banco ou alteração na chave pix do cliente, pode ocorrer o cancelamento da devolução. Para isso recomendamos que tente realizar a devolução novamente em alguns minutos e se isso persistir, contatar diretamente o cliente.
🚨 Importante lembrar: A taxa de processamento cobrada pelo Yampi Pay sobre a venda que você realizou não será cancelada e não poderá ser devolvida, mesmo que você devolva o dinheiro do pagamento. Isso faz parte das políticas de funcionamento da plataforma.
Como fazer um estorno no Yampi Pay?
Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em ''Yampi Pay'' na barra lateral esquerda.
Passo 3 - Clique em '' 📋Vendas'' → Selecione o pedido.
Passo 4 - Clique no botão ''Devolver dinheiro''.
Passo 5 - Clique em “Confirmar devolução”
Passo 6 - Pronto, devolução realizada! Clique em ''Ok, entendi''.
Ao acessar o pedido, você verá que o status será alterado para "Estorno em andamento''.
🚨 Importante: Em alguns casos pontuais, como instabilidade no banco ou alteração na chave pix do cliente, pode ocorrer o cancelamento da devolução. Nesse cenário, recomendamos que tente realizar a devolução novamente em alguns minutos e se isso persistir, contatar diretamente o cliente.
Dúvidas frequentes 🤔
➡️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
O estorno foi cancelado. Por que isso aconteceu?
O estorno foi cancelado. Por que isso aconteceu?
Em alguns casos pontuais, como instabilidade no banco ou alteração na chave pix do cliente, pode ocorrer o cancelamento da devolução. Nesse cenário, recomendamos que tente realizar a devolução novamente em alguns minutos e se isso persistir, contatar diretamente o cliente.
O pedido foi cancelado e estornado. O valor da taxa de processamento do Yampi Pay é devolvido?
O pedido foi cancelado e estornado. O valor da taxa de processamento do Yampi Pay é devolvido?
Não. A taxa de processamento cobrada pelo Yampi Pay sobre a venda que você realizou não será cancelada e não poderá ser devolvida, mesmo que você devolva o dinheiro do pagamento. Isso faz parte das políticas de funcionamento da plataforma.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉