A promoção "Compre X, Leve Y" é uma estratégia poderosa para aumentar o volume de vendas e o ticket médio da sua loja, incentivando os clientes a adicionarem mais produtos ao carrinho.
Agora, a Yampi oferece uma funcionalidade exclusiva para criar esse tipo de desconto de forma automatizada, intuitiva e com total controle sobre os produtos envolvidos.
Neste artigo, você vai aprender:
O que é a promoção "Compre X, Leve Y"?
Essa promoção permite que o cliente receba um desconto ao atingir uma meta de compra. Por exemplo:
Compre 2 e leve 3, Compre 1 e leve 2;
Compre um produto da categoria X e leve o produto Y com desconto;
Compre acima de R$100 e ganhe um item grátis.
Ela pode ser aplicada automaticamente no Checkout e é exibida de forma clara no resumo do pedido.
Você pode usar a promoção "Compre X, Leve Y" quando quiser:
Incentivar compras em maior quantidade;
Aumentar o ticket médio;
Divulgar um novo produto;
Girar estoque de forma estratégica.
Essa promoção é ideal quando você quer oferecer produtos complementares ou premiar os clientes por adicionarem mais itens ao carrinho.
Quais as regras de funcionamento?
Para que tudo funcione corretamente, considere os seguintes pontos:
A promoção "Compre X leve Y"
A promoção é aplicada automaticamente no Checkout, sem necessidade de cupom;
O desconto é exibido de forma clara no resumo do pedido, junto com os demais descontos aplicados;
É possível criar combinações entre produtos diferentes, coleções, marcas ou categorias;
Produtos inativos não podem ser incluídos na promoção;
O benefício pode ser configurado como produto grátis, valor fixo ou porcentagem de desconto;
Se configurado um limite por pedido, o sistema aplicará o desconto apenas até esse limite;
A promoção será considerada ativa com base na data de início e término configuradas;
O nome configurado para o desconto será exibido no Checkout e também no painel de pedidos.
A promoção do tipo "Compre X, leve Y" será sempre aplicada antes dos outros descontos.
Para promoções do tipo “Compre 1, leve 3”, é necessário que todos os itens — incluindo o item grátis — já estejam no carrinho para que o desconto seja aplicado. Por exemplo: se a promoção for “Compre 2 e leve 3", as 3 unidades precisam estar no carrinho. O sistema aplicará automaticamente o desconto no valor do item grátos, mas ele não é adicionado de forma automática.
Como funciona a ordem de aplicação dos descontos?
A ordem dos descontos no checkout segue uma lógica específica:
1. Primeiro, o desconto da promoção "Compre X, Leve Y"
2. Depois, os demais descontos aplicáveis (como cupons)
A promoção do tipo "Compre X, leve Y" será sempre aplicada antes dos outros. Isso significa que qualquer outro desconto, como um cupom promocional, será calculado com base no valor já com desconto da promoção "Compre X, Leve Y".
💡 Exemplo prático:
Se o cliente tiver um cupom de 10% e também estiver participando de uma promoção "Compre 2, leve 3", o sistema vai aplicar primeiro o desconto do produto gratuito e só depois aplicar os 10% de desconto sobre o valor restante do pedido.
Como criar a promoção "Compre X, Leve Y"?
Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - No menu lateral clique em “Descontos".
Passo 3 - Clique em "+ Criar desconto" → "Compre X, Leve Y".
Passo 4 - Preencha os campos a seguir:
O cliente recebe
O cliente recebe
Na seção "O cliente recebe" escolha a quantidade e em quais produtos o desconto será aplicado. O desconto poderá ser definido como:
Porcentagem: defina a porcentagem de descontos que será ofertada.
Valor de desconto em cada: defina o valor que será dado de desconto em cada um dos itens.
Grátis: escolha caso queira dar o(s) produto(s) de graça.
Passo 5 - Por fim, clique em "Salvar" que o desconto irá ser aplicado automaticamente no Checkout quando as condições forem atingidas.
Como a promoção aparece para o cliente?
Abaixo, veja como a promoção aparece para os seus clientes no Checkout e também como é exibido no pedido dentro do seu painel da Yampi.
Checkout 👁️🗨️
Pedido 👁️🗨️
Dúvidas frequentes 🤔
▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
É possível limitar o uso da promoção por pedido?
É possível limitar o uso da promoção por pedido?
Sim! Durante a configuração, você pode definir um número máximo de vezes que o desconto pode ser aplicado em um mesmo pedido.
Posso aplicar o desconto somente em produtos de uma determinada categoria ou marca?
Posso aplicar o desconto somente em produtos de uma determinada categoria ou marca?
Sim. A promoção permite que você selecione produtos específicos, categorias, coleções ou marcas para compor tanto o critério de compra quanto os produtos com desconto.
O cliente precisa usar um cupom para aproveitar a promoção?
O cliente precisa usar um cupom para aproveitar a promoção?
Não. A promoção do tipo "Compre X, Leve Y" é aplicada automaticamente no checkout, assim que as condições forem atendidas.
A promoção pode ser acumulada com outras ofertas?
A promoção pode ser acumulada com outras ofertas?
Sim, você pode escolher se ela será acumulativa ou não com outras promoções ativas na loja.
O que acontece se o produto com desconto estiver inativo?
O que acontece se o produto com desconto estiver inativo?
Produtos inativos não poderão ser adicionados à promoção. Certifique-se de que todos os itens estejam ativos para que o desconto funcione corretamente.
O desconto aparece para o cliente no Checkout?
O desconto aparece para o cliente no Checkout?
Sim! O nome da promoção será exibido no resumo do pedido, facilitando a identificação pelo cliente.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉