O sistema de Carrinhos abandonados permite que você recupere vendas através do disparo de SMS e-mails automáticos aos clientes que abandonaram os itens no carrinho e não finalizam as suas compras. Estes e-mails e SMS automáticos possuem uma taxa de conversão de 13%.
Nesse artigo, iremos mostrar o que são os carrinhos abandonados, como funciona o disparo dos e-mails e SMS e como você pode configurar em sua loja:
O que são os carrinhos abandonados e como funcionam?
Os carrinhos abandonados são produtos que os clientes adicionam ao carrinho de compras da sua loja, mas não concluem a compra, ou seja, é uma venda que não foi finalizada. Isso pode acontecer por diversas razões, como distrações, mudanças de decisão, problemas técnicos e outros.
Como funciona? 🔄
Sempre que um cliente acessar o checkout e adicionar um ou mais produtos no carrinho e não finalizar compra, seus dados serão gravados e será possível enviar um e-mail personalizado com os itens abandonados no carrinho de compras.
É possível enviar um cupom de desconto para estimular a finalização (se existir o cupom e se ele estiver ativo, caso contrário, o e-mail vira apenas um lembrete do carrinho, tá?).
Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas.
Ou seja, será possível aplicar cupons diferentes em envios diferentes. Além disso, você pode decidir se quer enviar um e-mail ou SMS em qualquer um dos disparos.
Por exemplo, o 1º envio pode conter um cupom de 5% de desconto por SMS, e o 2º envio, um cupom de 10% via e-mail. Não é demais?
Regras importantes sobre o disparo de e-mails e SMS 📜
Você pode personalizar os quatro envios de carrinhos;
Se o envio não for editado e estiver ativo ele é enviado com as mensagens padrão da Yampi.
O carrinho precisa estar criado e com produtos e informações do cliente;
O status da assinatura da sua conta tem que estar ativo;
O SMS é enviado apenas no primeiro envio.
O conteúdo do SMS possui a limitação de 115 caracteres;
Enviamos 4 e-mails e 1 SMS de recuperação (confira mais detalhes aqui).
Como personalizar a recuperação de carrinhos abandonados?
Sabia que você pode personalizar um funil para o envio dos seus carrinhos abandonados? Veja abaixo como você realizar essas configurações:
Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em ''⚙️Configurações" → "Recuperação de carrinhos".
Passo 3 - Configure as seções de Cupom, E-mail e SMS, conforme indicamos abaixo.
Passo 4 - Clique em ''Salvar e ir para o próximo envio''.
Passo 5 - Personalize os demais envios, e clique em ''Salvar".
▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo*
Cupom
Cupom
Nesse campo você pode criar um cupom de desconto para enviar aos seus clientes juntamente com o SMS e e-mails de carrinho abandonado. É uma ótima maneira de recuperar a venda e fidelizar o cliente.
Clique em ''Ver cupons" para selecionar um cupom já criado, ou selecione a opção ''+novo cupom" para ser redirecionado para o cadastro de um novo.
Para mais informações, acesse esse tutorial: Como criar um cupom para os carrinhos abandonados?
E-mail
Você pode configurar o Assunto do e-mail , Mensagem inicial do e-mail e o Texto do Botão (CTA).
Além disso, é possível desativar o envio dos e-mails, clicando em "Ativar/Inativar''.
É possível adicionar variáveis pré-selecionadas, como o Primeiro nome do cliente, Cupom, Link do carrinho e Nome da loja. Eles serão preenchidos automaticamente com as informações específicas do carrinho no momento do envio. O primeiro é enviado 30 minutos após o abandono.
SMS
SMS
Você pode configurar o texto do SMS enviado. Além disso, é possível desativar o envio, clicando em "Ativar/Inativar''.
É possível adicionar variáveis pré-selecionadas como o Primeiro nome
do cliente, Cupom
, Link do carrinho
e Nome da loja
. Eles serão preenchidos automaticamente com as informações específicas do carrinho no momento do envio. O primeiro é enviado 30 minutos após o abandono.
Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas.
Qual é o tempo de disparo dos E-mails e SMS de carrinhos abandonados?
A Yampi possui um funil padrão para as mensagens de recuperação de carrinho. Enviamos no um total de 5 mensagens de recuperação, sendo 4 via E-mail e 1 por SMS, veja abaixo:
SMS | |
1º Envio: 30 minutos após o abandono. | 1 mensagem: 30 minutos após o abandono. |
2º Envio: 2 horas após o abandono . |
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3º Envio: 24 horas após o abandono . |
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4º Envio : 48 horas após o abandono . |
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Como acessar os dados dos carrinhos abandonados?
É só navegar até a seção ''Vendas'' → ''Carrinhos abandonados'' dentro do painel. Ali você tem a relação de todos os carrinhos que não foram convertidos em vendas.
Além de conseguir verificar a quantidade de carrinhos, é possível visualizar o número de vendas que não tiveram pagamento aprovado, o local em que o carrinho foi abandonado e permite que você contate diretamente o cliente, clicando no ícone do Whatsapp no canto direito. Bem legal, né?
Abaixo, você pode ver um exemplo do e-mail disparado:
Dúvidas frequentes 🤔
▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Posso personalizar todos os quatro envios de carrinhos abandonados?
Posso personalizar todos os quatro envios de carrinhos abandonados?
Sim! Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas.
O que acontece se eu não personalizar os envios do carrinho?
O que acontece se eu não personalizar os envios do carrinho?
Lojas que nunca editaram a Recuperação dos carrinhos, terão o funil de recuperação configurado com o conteúdo padrão. Por padrão, todos os envios estarão ativos.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉