Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPixels, Métricas e AdsFacebook
Meu pixel do Facebook foi configurado corretamente?
Meu pixel do Facebook foi configurado corretamente?
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, iremos pontuar sobre o funcionamento do pixel do Facebook no checkout da Yampi.

Para que seja esclarecido essa parte essencial do comércio digital, iremos mostrar o funcionamento da parte em nosso sistema de checkout. Atualmente, existem dois modos de disparo: o Clássico, onde os eventos são enviados através do navegador e o modo API de conversões, onde os eventos são enviados tanto via API, quanto via navegador.

Modo clássico

Iremos utilizar a extensão "Facebook Pixel Helper" que mapeia e mostra de forma mais efetiva, o disparo dos eventos do pixel:

Ao abrir o checkout, pela primeira vez é disparado os eventos "PageView" e "InitiateCheckout", um adendo é que, no checkout, o InitiateCheckout é disparado apenas uma vez por seção*.

Com o avançar das etapas, os eventos do pixel do Facebook continuam a aparecer e serem disparados:

Ao chegar na aba de "Pagamento" do checkout, são disparados os eventos de "AddPaymentInfo", com alguns parâmetros nele inseridos:

Esses parâmetros se referem:

"contents_ids":
-
id do produto (caso ele seja simples);
- id do SKU (caso tenha variantes)

"value":
- Valor total do carrinho.

"currency":
-
Moeda, no caso do real brasileiro, "BRL"

Após esse processo, o próximo passo será a compra:

Aqui disparamos por padrão o evento "Purchase - Billet", que é um evento customizado padrão enviado pela Yampi em casos de compra com boleto. Compras no cartão, enviamos o "Purchase - credit card" e depósito "Purchase - deposit".

Além disso, disparamos também o evento de compra, caso seja configurado pelo lojista. No caso do print, foi enviado o "CompraBoleto", por ter selecionado um evento customizado para boletos.

Esse é o funcionamento padrão do modo clássico do pixel do Facebook na Yampi. Demais anormalidades que venham a fugir desse fluxo, devem, em primeira mão ser analisada juntamente com a possibilidade de terem sido configuradas manualmente no Facebook, ou então, caso validado como negativo esse primeiro ponto, entrar em contato com o suporte pelo [email protected], para que possamos averiguar a situação!

API de conversões

Nesse artigo, ensinamos como você pode configurar o modo API de conversões em seu Pixel: Como configurar a API de Conversão do Pixel do Facebook na Yampi

As informações passadas no tópico acima prevalecem, porém, no modo API, os eventos são enviados tanto via API, quanto por navegador. Nesse caso, para conferir se os mesmos estão ocorrendo, você precisa acessar o seu BM e seguir esses passos:

Em seu BM, vá em Visão Geral > Gerenciador de Eventos > Fonte de Dados > Eventos > Selecionar o evento de Compra (ou evento customizado) > Detalhes e Ver as URL's afetadas.

Ou conferir via Pixel Helper, conforme ensinamos no primeiro tópico.

Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard 😉

Respondeu à sua pergunta?