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Como configurar o Klaviyo na Yampi?

Saiba como integrar o Klaviyo na Yampi para aproveitar ao máximo as estratégias de e-mail marketing e automações personalizadas.

Atualizado há mais de uma semana

Integrar o Klaviyo na Yampi é uma excelente maneira de aprimorar a comunicação com seus clientes e potencializar suas estratégias de marketing. Com essa integração, você consegue automatizar campanhas de e-mail com base no comportamento de compra, criar fluxos personalizados, recuperar vendas perdidas e fortalecer o relacionamento com sua base.

Neste artigo, vamos te mostrar como ativar a integração passo a passo e  quais dados são enviados automaticamente para o Klaviyo:

O que é a Klaviyo e por que integrá-la à sua loja?

O Klaviyo é uma plataforma de e-mail marketing e automações voltada para e-commerce. Com ela, você pode criar campanhas segmentadas, fluxos de recuperação de carrinho abandonado, automações pós-compra, entre outros.

Integrando a Klaviyo com a Yampi, você garante que os dados dos clientes e eventos da loja (como pedidos e visitas) sejam sincronizados com sua conta do Klaviyo, permitindo ações mais assertivas e personalizadas.

Funções do aplicativo

Ao integrar o Klaviyo com sua loja Yampi, você poderá:

✔ Sincronizar automaticamente os contatos da sua loja com sua lista do Klaviyo;

✔ Utilizar eventos e dados de pedidos da Yampi para criar automações personalizadas;

✔ Enviar campanhas direcionadas para clientes com base nas compras realizadas, status dos pedidos ou outros critérios;

✔ Criar fluxos de recuperação de carrinho abandonado com dados vindos diretamente da sua loja.

✔ Enviar produtos digitais/infoprodutos aos clientes com base no status da compra.

Como funciona a integração entre a Klaviyo e a Yampi?

A integração da Yampi com o Klaviyo é realizada por API e é desenvolvida pela Yampi. Neste cenário, somente enviamos as informações e não recebemos nenhum dado de lá.

Sendo assim, a única função da Yampi na integração é enviar o perfil e informações das métricas para o Klaviyo.

📌Importante lembrar: O papel da Yampi é somente enviar o profile e informações das métricas para o Klaviyo, Nós não excluímos ou reenviamos métricas e também não criamos ou editamos flows.

Como configurar a integração com a Klaviyo?

Antes de realizar a integração, é necessário que você tenha uma conta na Klavyo. Caso não tenha, você pode criá-la diretamente por aqui.

Passo 1 - Crie a API Key da integração

  1. Acesse seu painel da Klavyio.

  2. Vá em "Configurações" "Chaves de API"

  3. Clique em "Criar chave de API privada".

  4. Dê o nome à sua chave e selecione o nível de acesso: "Chave de acesso total",

    que concede acesso total a cada escopo da API.

  5. Clique em "Criar" e copie a chave gerada, será usada no próximo passo.

⚠️Importante: É de extrema importância, que seja selecionada a "Chave de acesso total", para podermos nos comunicar de forma correta com a ferramenta.

Passo 2 - Inserir a API Key na Yampi

1. No painel da Yampi, clique em "Apps" "Loja de Apps" no menu lateral.

2. Busque por Klavyio e clique em Instalar.

3. No campo "Chave de API (API Key)" cole a chave gerada anteriormente no painel da Klavyio.

4. Clique em "Salvar" e pronto, integração concluída 🥳

Como funciona as métricas/eventos e fluxos no Klavyio?

As métricas são os eventos que a Yampi dispara para o Klaviyo, sendo configuradas dentro dos flows. Basicamente, as métricas servirão de “gatilho” para que os fluxos de mensagens sejam disparados para os clientes.

Para que a integração funcione da melhor forma possível, nós mapeamos os principais eventos do Checkout para você integrar em seu Fluxo (flow) no Klaviyo. Para cada evento/trigger que o checkout disparar, você poderá montar para sua estratégia de funil.

As métricas são as seguintes:

Nome

Métrica no Klaviyo

Lead criado

Lead Created

Cliente criado

Customer Created

Carrinho abandonado

Abandoned Cart

Pedido Criado

Order Placed

Pedido Pago

Order Paid

Refused Transaction

Transação recusada

Active on Site

Ativo no site

Todos os eventos têm um tempo curto de propagação, porém o mais demorado é o Abandoned Cart, porque o evento só é disparado quando o e-mail de carrinho abandonado também é disparado.

📌Importante saber: As métricas são criadas no Klaviyo sob demanda. Isso significa que as métricas citadas não estarão prontas em contas recém-criadas ou recém configuradas com a Yampi.

Para as métricas existirem no Klaviyo, é necessário que as ações ocorram ao menos uma vez para serem enviadas ao Klaviyo.

Para não precisar aguardar vendas ou acessos reais ao site, você pode simular pedidos e abandonos de carrinho após configurar o Klaviyo na Yampi. Dessa forma, os eventos serão enviados e as métricas começarão a ser geradas.

Flow/Fluxos

Os Flows (ou fluxos) são automações de e-mail e SMS baseadas nos eventos recebidos pela Yampi. Ou seja, são sequencias de mensagens disparadas automaticamente quando uma ação pré-definida é feita.

⚠️Importante: Não é possível criar um flow se nenhum dos eventos foram disparados pelo menos uma vez.

Envio de e-mails no Klavyio

É possível customizar as mensagens enviadas por e-mail, inserindo os parâmetros disponibilizados pela Yampi.

Estes parâmetros permitem enviar mensagens padrões com o mesmo texto para todos os clientes, porém, com alguns campos personalizados para cada cliente.

E estes são os parâmetros que enviamos nos e-mails, disponíveis nos templates:

Parâmetro

Nome

first_name

Primeiro nome do cliente

last_name

Último nome do cliente

{{ event.order.checkout_url|default:'' }}

URL do Checkout

{{ event.order.number|default:'' }}

Numero do pedido

{{ event.order.price|default:'' }}

Preço total

{{ event.order.products.0.categories.0|default:'' }}

Categoria

{{ event.order.products.0.image_url|default:'' }}

Imagem do produto

{{ event.order.products.0.name|default:'' }}

Nome

{{ event.order.products.0.price|default:'' }}

Preço do produto

{{ event.order.products.0.quantity|default:'' }}

Quantidade

Como contatar o suporte do Klavyo?

A Yampi apenas enviar o profile e informações das métricas para o Klaviyo. Não excluímos, reenviamos e não criamos ou editamos os flows e métricas. Portanto, caso tenha algum problema na integração, recomendamos que contate a plataforma pelos canais:

💬Suporte ao vivo: klaviyo.com/support .

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha de cada um para abrir o conteúdo*

Posso usar um Template de Flow já existente no Klaviyo?

Não, é necessário criar um template do Zero para garantir a funcionalidade.

Isso, pois é necessário inserir nossos disparos que são feitos via API, no meio do Fluxo, e como os fluxos pré-feitos não inserem nossos disparos, recomendamos que sempre faça um do zero.

Minha campanha para pagamento com cartão não está enviando e-mails. O que pode ser?

Necessário verificar se está sendo enviado o “OrderPaid”, e se está inserido no cliente que não recebeu a campanha.

Se estiver, é necessário verificar se o flow dele está configurado para disparar quando houver a tag “OrderPlaced”, pois como o cartão já entra como pago, essa Tag não é enviada, e é enviada direto a tag “OrderPaid”.

Por que as UTM’s dos clientes não aparecem no Klaviyo?

As UTM’s atualmente não são enviadas para o Klaviyo pela nossa integração. Por isso, esses dados não ficam disponíveis nos perfis dos clientes dentro do painel da plataforma.

Por que os dados do cliente somem quando ele clica no e-mail de carrinho abandonado?

Isso acontece porque o link enviado no e-mail contém o parâmetro &forceLogout=1, que faz com que o cliente seja deslogado ao acessar.

Esse processo é uma medida de segurança, para proteger os dados da conta. No entanto, ao ser deslogado, as informações do carrinho anterior são perdidas.

O e-mail de carrinho abandonado do Klaviyo não está sendo enviado. O que devo verificar?

  1. Analise o flow dentro do Klaviyo para entender quando os e-mails devem ser disparados.

    Importante: a Yampi não envia os e-mails. Enviamos os eventos como se fossem um “aviso” ao Klaviyo de que o cliente “abandonou carrinho”, “pagou o pedido”, por exemplo. O único responsável pelo disparo é a Klaviyo conforme configurado.

  2. Se quiser confirmar se o evento chegou até a Klaviyo, você pode verificar em:
    Audience → Profiles → [nome ou e-mail do lead]

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected]. 😉


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