Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesProdutos
Como construir uma planilha de produtos?
Como construir uma planilha de produtos?

Saiba como criar e estruturar corretamente sua planilha de produtos para importação na Yampi.

Atualizado há mais de 2 semanas

A planilha de produtos da Yampi é uma maneira prática e eficiente de cadastrar e atualizar os itens da sua loja, podendo ser importada e exportada diretamente pelo painel da Yampi e permitindo tanto a criação de novos produtos quanto a atualização de produtos já cadastrados.

Neste artigo vamos explicar como você pode montar sua planilha, seguindo os padrões exigidos pela plataforma, para evitar erros e garantir um processo eficiente:

🚨Importante: não subimos planilhas de outras plataformas, somente a planilha própria da Yampi, que possui o formato que a plataforma processa. 

Quais as regras e especificações da planilha de produto?

A estrutura da planilha não deve ser alterada, assim como sua formatação. É necessário utilizar a nossa planilha, disponibilizada no tutorial. A Yampi processa apenas este formato, portanto não inclua, exclua ou altere a ordem das colunas, nem adicione qualquer tipo de formatação a elas.


Regras de importação da planilha📋

1. Para importar todas as informações dos produtos, é necessário criar duas planilhas, uma de Produtos e outra de SKU;

2. A planilha cria apenas o cadastro do produto, por isso essas informações já precisam estar cadastradas previamente: de categorias, coleções, marca, selos e variações já precisam estar cadastradas na plataforma antes do preenchimento da planilha;

3. As imagens precisam ser cadastradas manualmente no produto.

Especificações da planilha 📏

  • Máximo 10.000 linhas;

  • Máximo de 1MB;

  • Formato .xls;​

  • Colunas de preenchimento obrigatório para criação de produtos: ativo,  possui_variacoes, marca, nome, buscavel e produto_digital

Atenção ao preenchimento da planilha ⚠️

Para garantir que a importação ocorra corretamente, siga estas regras:

Estrutura da planilha

Preenchimento dos dados

Formatação

1. Não utilize planilhas externas.

1. Verifique informações essenciais, como peso, dimensões e SKUs.

1. Não use cores, negrito ou qualquer tipo de formatação visual.

2. Não altere os nomes das colunas e não adicione ou remova colunas existentes.

2. Preços devem estar sem símbolos (exemplo: 100.00 em vez de R$100,00).

2. Certifique-se de que não há espaços extras antes ou depois dos nomes das colunas.

3. A planilha deve conter apenas uma aba (sem múltiplas páginas).

3. Todos as colunas obrigatórios devem estar preenchidas.

3. Não utilize colunas ocultas.

4. O limite é de 10.000 linhas.

4.

4. Não importe planilha de outras plataformas.

⚠️ Importante: se um produto tiver variantes, a coluna “variações” deve ser preenchida na planilha. Caso contrário, o produto será criado sem variações. Portanto, para produtos com variantes, essa coluna é obrigatória.

Como construir e preencher uma planilha de produtos?

Veja abaixo o mapeamento das células da planilha e como devem ser preenchidas. Os campos de preenchimento obrigatório estarão marcados com um *

🚨 Lembre-se: as informações de Categorias, Coleções, Marca, Selos e Variações já precisam estar cadastradas antes do preenchimento da planilha*

▶️ Clique na setinha de cada um para abrir o conteúdo

A1 - id

Id é o código do produto a ser atualizado. Caso seja um produto novo deixar este campo em branco.

O código do produto pode ser encontrado na planilha de produtos ou diretamente na plataforma, através do menu "Produtos "Ver todos coluna "ID #".


Você também pode encontrar o código do produto na própria página do produto dentro da plataforma, acessando o endereço da página que fica na barra de endereço do navegador.

B1 - ativo*

Deve ser preenchido com “sim” ou “nao”. Caso a coluna não esteja preenchida, usaremos a opção “nao”. Caso a coluna seja preenchida de forma errada, usaremos a opção “sim”.

C1 - possui_variacoes*

Deve ser preenchido com “nao” para produto simples ou “sim” para produto com variações.

D1 - marca*

Informar o nome da marca, que deve ser escrito da mesma forma como foi cadastrado no painel.

Por exemplo, no painel está escrito “Marca” e na planilha está “marca”. O sistema faz diferenciação de letras maiúsculas, minusculas e caracteres especiais.

E1 - codigo_erp

Deve ser preenchido com o código ERP do produto (caso possua).

F1 - ncm

Deve ser preenchido com o código NCM do produto (caso possua).

G1 - nome*

Deve ser preenchido com o nome do produto. Exemplo: Produto X azul.

H1 - buscavel*

Deve ser preenchido com “sim” caso o produto possa ser buscado na loja, ou com "nao" caso o produto só possa ser acessado diretamente através de sua URL.

I1 - produto_digital*

Deve ser preenchido com “sim” caso o produto não deva ter cálculo de frete ou com “nao” caso o frete deva ser calculado normalmente.

J1 - categorias

Você pode separar os nomes por ponto e vírgula, sem espaçamento.
Exemplo: (categoria1; categoria2).

Para informar uma subcategoria, deve-se colocar o nome da categoria e da subcategoria separados“p”r ">".
Exemplo: (categoria1 > subcategoria1; categoria2).

Se nenhum nome de categoria informado for válido, a coluna será considerada vazia.

K1 - colecoes

Devem estar previamente cadastrados na Yampi. Você pode separar os nomes por ponto e vírgula, sem espaçamento. Exemplo: (colecao1; colecao2).

L1 - filtros

Você pode separar os nomes por ponto e vírgula, sem espaçamento.
Exemplo: (filtro1; filtro2).

Se nenhum nome de filtro informado for válido, a coluna será considerada vazia.

M1 - variacoes

Deve ser preenchido com o nome das variações cadastradas que fazem parte desse produto.

N1 - selos

Deve ser preenchido com o nome dos selos que serão associados ao produto, separados por ponto e vírgula e sem espaçamento.

O1 - slug

Caso a coluna não esteja preenchida, uma slug automática será criada tendo como base o Nome do produto.

(Obs: Ao criar uma slug, lembrar-se de utilizar apenas letras minúsculas e substituir os espaços por hífens. Exemplo: produto-x-cor-azul.)

P1- video

Caso o produto possua algum vídeo no youtube, aqui você pode colocar o endereço de acesso (link). Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=F1WnrUnwKdM

Q1 - descricao

Nesse campo você pode informar a descrição completa do produto. Exemplo: O produto A é produzido com os melhores materiais encontrados no mercado.

R1- meses_de_garantia

Insira os meses de garantia. Se não tiver, pode deixar como “0".

S1- frete_customizado

Deve ser preenchido com “sim” caso o produto tenha frete customizado ou com “nao” caso não tenha.

T1- valor_do_frete

Preencha com ''sim'' caso o seu frete possua um valor customizado, ou ''nao'' caso não possua.

U1 -especificacoes

Nesse campo você pode informar as especificações técnicas do produto. Exemplo: Cor azul; tamanho X; peso Y.

V1 - medidas

Mais um campo para a inserção de informações relacionadas ao produto, tais como as suas medidas.

W1 - valor_de_presente

Deve ser preenchido com o valor extra que será cobrado caso a opção para presente seja selecionada. Ex: 1.50.

X1 - categoria_google

Deve ser preenchido com o valor da categoria correspondente no Google Merchant.

Y1 - seo_titulo_pagina

Esse campo refere-se ao nome que aparecerá na aba do navegador quando o cliente acessar a página do produto. Exemplo: Produto X azul.

Z1 - seo_descricao

Uma breve descrição da página, com no máximo 160 caracteres. Exemplo: O produto X azul é ótimo pois é feito com os melhores materiais e trará mais conforto para a sua casa.

AA - seo_palavras_chave

Essas são as palavras-chave que os mecanismos de busca poderão utilizar em suas métricas.

Separe as palavras chave deste produto por ponto e vírgula, exemplo: (palavras­chave; produto).

AB - link_canonico

AC - termos_de_busca

Você separar os termos de busca deste produto por ponto e vírgula, exemplo: (temos; produto; busca). Esses são os termos que o mecanismo de busca de sua própria loja utilizará para encontrar os produtos.

📌Importante: Não é necessário inserir termos que já estejam no nome do produto, o interessante aqui é inserir outras maneiras comuns que os clientes possam utilizar para encontrá-lo.

AD - link_produto

Não precisa ser preenchido se for um primeiro cadastro. Porém, se for uma edição de um produto já existente, deve ser preenchido com o link do produto na loja. Exemplo: https://www.nomedaloja.com.br/slugdoproduto/p

AE - link_foto_principal

Não precisa ser preenchido se for um primeiro cadastro. Porém, se for uma edição de um produto já existente, deve-se deixar o valor que veio ao exportar a planilha

Agora com a sua planilha de produtos preenchida, acesse no menu “Produtos” → “Importar produtos” e selecionar o arquivo que será importado (o formato do arquivo deve ser xls).

No  Gif mostramos como importar uma planinha na Yampi.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*

Estou migrando pra Yampi, e tenho uma planilha de produtos da minha antiga loja. Posso usar essa planilha pra importar meus produtos na Yampi?

Não. A Yampi tem um modelo específico de leitura e não aceitamos planilhas com outros formatos e de outras plataformas. O recomendado é que utilize as informações da planilha de sua antiga loja para preencher a planilha da Yampi.

Posso subir imagens por planilha?

Não é possível, as imagens devem ser inseridas diretamente no cadastro do produto, pelo painel da Yampi. A planilha conta com um campo de "link de imagem", mas não subimos imagens a partir desta coluna.

Estou com problemas para importar minha planilha, o que fazer?

Para verificar o motivo, é necessário realizar essas análises:

1. Verifique se a sua planilha segue as regras e especificações padrões que mostramos aqui.

2. Verifique se na planilha, os nomes de cada uma dessas customizações do produto devem ser escritas exatamente como foram cadastradas na Yampi. Isso inclui letras maiúsculas e minúsculas, espaços e caracteres especiais. Qualquer diferença pode impedir a correta associação das informações.

3. Se houver mais de um valor na mesma célula, os itens devem ser separados por ponto e vírgula (;), sem espaços.

4. Verifique se está criando novos produtos ou apenas atualizando os existentes.

  • Para criação, a coluna “id” deve estar em branco.

  • Para atualização, a planilha já trará o “id” preenchido ao baixá-la, e esse valor não deve ser alterado.

5. Verifique se preencheu as colunas obrigatórias:

  • ativo

  • possui_variacoes

  • marca

  • nome

  • buscavel

  • produto_digital

  • frete_customizado

⚠️ Importante: se um produto tiver variantes, a coluna “variações” deve ser preenchida na planilha. Caso contrário, o produto será criado sem variações. Portanto, para produtos com variantes, essa coluna é obrigatória.

6 Caso a inda a sua planilha esteja dando erro ao importar e todos os dados estejam aparentemente corretos, copie apenas os valores dela sem formatação e cole em uma planilha modelo em branco. É possível ter acesso a ela no painel em: Produtos → Importar → Produtos ou baixá-la diretamente abaixo 👇

Após isso, importe a planilha novamente.

Se o problema continuar, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected].

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?