A atualização de pedidos via planilha na Yampi permite modificar o status do pedido, além de incluir ou atualizar o código de rastreamento e a URL de rastreamento de forma rápida e organizada. Com esse recurso, você pode gerenciar pedidos em massa sem precisar alterar cada um manualmente, tornando o processo mais eficiente e preciso.
Nesse artigo, vamos mostrar como exportar, preencher e importar a planilha corretamente para atualizar seus pedidos na plataforma.
Quais são as especificações da planilha e como preencher as colunas?
Especificações da planilha 📏
|
|
|
Atenção no preenchimento da planilha ⚠️
Estrutura da planilha | Preenchimento dos dados | Formatação |
1. Não utilize planilhas externas. | 1. Verifique informações essenciais, como peso, dimensões e SKUs. | 1. Não use cores, negrito ou qualquer tipo de formatação visual. |
2. Não altere os nomes das colunas e não adicione ou remova colunas existentes. | 2. O número do pedido não pode estar duplicado na planilha; | 2. Certifique-se de que não há espaços extras antes ou depois dos nomes das colunas. |
3. A planilha deve conter apenas uma aba (sem múltiplas páginas). | 3. Todos as colunas obrigatórios devem estar preenchidas. | 3. Não utilize colunas ocultas. |
4. O limite é de 10.000 linhas. | 4. Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente. | 4. Não importe planilha de outras plataformas. |
⚠️ Atenção: Se você possui acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.
Como atualizar pedidos via planilha?
Para realizar a atualização em massa de pedidos via planilha, é super simples!
Primeiramente, exporte todos os pedidos que possuem o Status que deseja alterar. (Por exemplo : "Pagamento aprovado" → Atualizar para → "Em transporte" ou Entregue)
Passo 1 - Acesse Pedidos.
Passo 2 - Filtre os pedidos para o status que deseja modificar.
Passo 3 - Clique em "Ações "→ "Exportar para planilha".
Passo 4 - Selecione o formato Xlsx. Feito isso, você terá em mãos todos os pedidos que precisam ser atualizados.
⚠️ Atenção: No Gif acima, exemplificamos a exportação com os pedidos com "Pagamento aprovado", mas você também pode filtrar com outros parâmetros.
Passo 5 - Baixe essa planilha e preencha as colunas com as informações:
numero_pedido: Insira o número do pedido que deseja atualizar
status: Insira o status para atualização
codigo_rastreamento: Insira o código de rastreio referente a esse pedido.
url_rastreamento: Insira o link de rastreamento.
Passo 6 - Com a planilha devidamente preenchida, salve a mesma.
Passo 7 - Acesse o seu painel da Yampi, clique em "Pedidos" →"Atualizar via planilha" → Importe a sua planilha.
Vale lembrar, que a planilha não cria novos pedidos, ela apenas atualiza os existentes na plataforma, ok?
Dúvidas frequentes 🤔
▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Não estou conseguindo atualizar meus pedidos por planilha. O que fazer?
Não estou conseguindo atualizar meus pedidos por planilha. O que fazer?
Verifique os pontos abaixo:
Não aceitamos planilhas diferentes ou com exclusão ou personalização das colunas.
O número do pedido não pode estar duplicado na planilha;
O código de rastreamento deve ser único em cada pedido, não importaremos a planilha caso haja mais de um pedido com mesmo código de rastreamento;
Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente.
Se você possuir acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.
Verifique a coluna de “numero_pedido” clique com o botão direito do mouse e vá em “Formatar células”:
Provavelmente o campo de “zeros à esquerda” vai estar com alguma numeração e precisamos alterar para zero:
Após alterar e salvar, insira novamente no painel.
Caso tenha verificado todos esses itens e não tenho conseguido importar sua planilha, entre em contato com o nosso suporte, clicando no ícone de atendimento em seu painel ou nos encaminhe um e-mail para [email protected].
Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard.