Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPedidos
Como atualizar pedidos via planilha na Yampi?
Como atualizar pedidos via planilha na Yampi?

Saiba como atualizar em massa os pedidos do seu painel aqui na Yampi.

Atualizado há mais de uma semana

A atualização de pedidos via planilha na Yampi permite modificar o status do pedido, além de incluir ou atualizar o código de rastreamento e a URL de rastreamento de forma rápida e organizada. Com esse recurso, você pode gerenciar pedidos em massa sem precisar alterar cada um manualmente, tornando o processo mais eficiente e preciso.

Nesse artigo, vamos mostrar como exportar, preencher e importar a planilha corretamente para atualizar seus pedidos na plataforma.

Quais são as especificações da planilha e como preencher as colunas?

Especificações da planilha 📏

  • Máximo de 10.000 linhas por arquivo

  • Aceitamos os formatos .xls, .xlsx e CSV

  • A planilha deve ter apenas uma aba (sem múltiplas páginas).

Atenção no preenchimento da planilha ⚠️

Estrutura da planilha

Preenchimento dos dados

Formatação

1. Não utilize planilhas externas.

1. Verifique informações essenciais, como peso, dimensões e SKUs.

1. Não use cores, negrito ou qualquer tipo de formatação visual.

2. Não altere os nomes das colunas e não adicione ou remova colunas existentes.

2. O número do pedido não pode estar duplicado na planilha;

2. Certifique-se de que não há espaços extras antes ou depois dos nomes das colunas.

3. A planilha deve conter apenas uma aba (sem múltiplas páginas).

3. Todos as colunas obrigatórios devem estar preenchidas.

3. Não utilize colunas ocultas.

4. O limite é de 10.000 linhas.

4. Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente.

4. Não importe planilha de outras plataformas.

⚠️ Atenção: Se você possui acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.

Como atualizar pedidos via planilha?

Para realizar a atualização em massa de pedidos via planilha, é super simples!

Primeiramente, exporte todos os pedidos que possuem o Status que deseja alterar. (Por exemplo : "Pagamento aprovado" → Atualizar para → "Em transporte" ou Entregue)

Passo 1 - Acesse Pedidos.

Passo 2 - Filtre os pedidos para o status que deseja modificar.

Passo 3 - Clique em "Ações "→ "Exportar para planilha".
Passo 4 - Selecione o formato Xlsx. Feito isso, você terá em mãos todos os pedidos que precisam ser atualizados.

No Gif, mostramos como filtrar os pedidos para exportá-los para uma planilha

⚠️ Atenção: No Gif acima, exemplificamos a exportação com os pedidos com "Pagamento aprovado", mas você também pode filtrar com outros parâmetros.

Passo 5 - Baixe essa planilha e preencha as colunas com as informações:

  • numero_pedido: Insira o número do pedido que deseja atualizar

  • status: Insira o status para atualização

  • codigo_rastreamento: Insira o código de rastreio referente a esse pedido.

  • url_rastreamento: Insira o link de rastreamento.


Passo 6 - Com a planilha devidamente preenchida, salve a mesma.

Passo 7 - Acesse o seu painel da Yampi, clique em "Pedidos" →"Atualizar via planilha" → Importe a sua planilha.

Vale lembrar, que a planilha não cria novos pedidos, ela apenas atualiza os existentes na plataforma, ok?

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Não estou conseguindo atualizar meus pedidos por planilha. O que fazer?

Verifique os pontos abaixo:

  1. Não aceitamos planilhas diferentes ou com exclusão ou personalização das colunas.

  2. O número do pedido não pode estar duplicado na planilha;

  3. O código de rastreamento deve ser único em cada pedido, não importaremos a planilha caso haja mais de um pedido com mesmo código de rastreamento;

  4. Pedidos que tiveram o status da planilha em algum momento, não serão atualizados. Exemplo: Se um pedido já teve o status “Em transporte” e foi cancelado, ele não será atualizado para “Em transporte” novamente.

  5. Se você possuir acesso a outras contas da Yampi, certifique-se que você está subindo a planilha na conta correta.

  6. Verifique a coluna de “numero_pedido” clique com o botão direito do mouse e vá em “Formatar células”:

Provavelmente o campo de “zeros à esquerda” vai estar com alguma numeração e precisamos alterar para zero:

Após alterar e salvar, insira novamente no painel.

Caso tenha verificado todos esses itens e não tenho conseguido importar sua planilha, entre em contato com o nosso suporte, clicando no ícone de atendimento em seu painel ou nos encaminhe um e-mail para [email protected].

Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para [email protected] ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard.

Respondeu à sua pergunta?