O Instagram é uma rede social muito popular e líder em audiência global. Através do compartilhamento de fotos, vídeos, é possível gerar um grande engajamento para a sua loja, além de disponibilizar funções pra você vender pela plataforma, através do Instagram Shopping.
Neste artigo, listamos todos os passos que você vai precisar seguir para você ativar a sacolinha do Instagram, e o artigo será dividido nessas seções:
O que é a sacolinha do Instagram?
A Sacolinha do Instagram é uma funcionalidade que possibilita adicionar links de redirecionamento em seus produtos para compras dentro de uma publicação. Publicações com produtos ''marcados'' possuem o ícone da ''sacolinha''.
Ao clicar nesse produto, é possível ver detalhes de preço, descrição e principalmente redirecionar o cliente para finalizar a compra na loja.
Quais os requisitos e regras para vender no Instagram shopping?
Para vender nesse canal e disponibilizar esse recurso, é necessário cumprir os requisitos para que uma conta seja aprovada para usar a funcionalidade de ''Compras'':
Cumprir as Políticas comerciais e Termos de serviço do Instagram e Facebook;
Ter uma página da sua loja no Facebook e uma conta comercial no Instagram, ambas conectadas;
A sua conta do Instagram deve ter pelo menos 30 dias de criação, movimentação recente, interação com os usuários, publicações e seguidores;
A sua loja precisa ter um domínio próprio;
Serão aceitos apenas produtos físicos e qualificados;
Representar a sua empresa e o seu domínio;
A categoria da sua loja deve ser compatível com os produtos que você vende.
Demonstrar confiabilidade;
Fornecer informações precisas e seguir boas práticas;
O nome dos seus produtos e a descrição NÃO podem estar em letra maiúscula (exceto as iniciais).
🔍 Para informações mais detalhadas, acesse: Requisitos para liberar o recurso de Compras.
Como configurar a sacolinha no Instagram?
Para configurar a sacolinha, é necessário seguir esses passos:
Passo 1 - Criar e subir o catálogo de produtos no Facebook. |
Passo 2 - Vincular sua conta comercial do Instagram à sua página no Facebook. |
Passo 3 - Cadastrar sua conta comercial na função ''Compras''. |
Passo 4 - Marcar os produtos no Instagram. |
Passo 1 - Criar e subir o catálogo de produtos no Facebook
Para os produtos serem importados, é necessário que você copie o feed de produtos da sua loja aqui na Yampi e depois suba o catálogo de produtos em sua página do Facebook.
O que precisa saber antes de começar? ⚠️
Antes de começar, é necessário que você siga as recomendações abaixo. Dessa forma, você vai conseguir avançar para as próximas etapas.
Caso ainda não tenha, é necessário criar uma página do Facebook para sua empresa;
Criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
Configurar o domínio própria da sua loja na Yampi;
Validar o domínio da sua loja no Facebook;
Cumprir os requisitos de qualificação para comércio do Facebook e Instagram;
Ter pelo menos 8 produtos cadastrados.
Como criar o catálogo?
Siga o passo a passo a baixo para criar o catálogo em sua página.
Acesse o painel administrativo da Yampi
Vá em "Produtos" → "Divulgar produtos no Facebook e Google".
Copie link do feed do Facebook e siga para a próxima etapa.
Acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook.
Clique em "Começar" → "Criar um catálogo" →"Começar".
Selecione "Comércio eletrônico".
Selecione ''Carregar informações de produto" e insira o nome do catálogo
Clique em "Criar" e depois em "Ver catálogo".
E pronto, catálogo criado! ✅
Como subir o catálogo?
Siga o passo a passo abaixo para subir o catálogo em sua página.
Acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook.
Navegue até "Catálogos" → "Itens".
Clique em "Adicionar itens".
Selecione ''Data feed" → "Avançar".
Em ''Tudo pronto para carregar a planilha ou o arquivo?'', selecione "Sim" → ''Avançar''.
Clique em ''Usar uma URL''.
Insira a URL do Feed XML gerado na Yampi anteriormente.
Selecione a frequência de atualização : ⚪''Semalmente''às 🕜 "08h00 AM", Depois clique em Avançar.
Em "Moeda padrão", selecione "BRL - Real Brasileiro".
Clique em ''Salvar feed carregar". E pronto! 🎉
Para mais detalhes, acesse: Como vincular o catálogo de produtos da sua loja no Facebook/Instagram?
Passo 2 - Vincular sua conta comercial do Instagram à sua página no Facebook.
Agora você deve vincular sua conta comercial do Instagram com a sua página do Facebook.
Acesse o perfil comercial do Instagram da sua loja
Clique em ''Editar perfil'' → "Informações comerciais públicas" →''Página''.
Seleciona a página do Facebook da sua loja e depois em ''Concluir'' 🎉
Quer saber como alternar sua conta para um perfil comercial? Leia este artigo do Instagram.
Passo 3 - Configure a função ''Compras'' no Instagram
Agora, é necessário que você solicite a autorização do Instagram pra você começar a vender dentro da plataforma.
Acesse o menu no canto superior direito.
Clique em "Configurações" → "Empresas".
Clique em Selecione ''Configurar Compras no Instagram'' → ''Começar''.
Conecte a sua página do Facebook e selecione o domínio do seu site.
⚠️ Importante: Sua conta será enviada para análise. A liberação pode ocorrer em alguns dias e depende exclusivamente da aprovação do Instagram.
Você pode conferir todos os requisitos de aprovação aqui.
Passo 4 - Marcar os produtos no Instagram
Agora, você deve marcar os produtos no Instagram para publicar seus produtos com as marcações da ''sacolinha''.
Clique em ''Nova publicação'' → ''Marcar produtos''.
Escolha o local da foto onde vai aparecer a Tag do produto.
E pronto! 🎉
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉
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