O Facebook e o Instagram são redes sociais muito populares nos dias atuais. Além da função do compartilhamento de fotos e interações entre amigos, é possível anunciar, vender e comprar produtos diretamente da plataforma, de forma personalizada e direcionada. Legal, né?
Neste artigo, vamos mostrar como você pode sincronizar os produtos da sua loja, com o catálogo de produtos do Facebook/Instagram, siga esses passos:
⚠️ O que precisa saber antes de começar?
Antes de começar, é necessário que você siga as recomendações abaixo. Dessa forma, você vai conseguir avançar para as próximas etapas.
Caso ainda não tenha, é necessário criar uma página do Facebook para sua empresa;
Criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
Configurar o domínio própria da sua loja na Yampi;
Validar o domínio da sua loja no Facebook;
Cumprir os requisitos de qualificação para comércio do Facebook e Instagram;
Ter pelo menos 8 produtos cadastrados.
Como funciona?
Para subir catálogo de produtos no Facebook, é necessário primeiramente gerar o feed XML desses catálogos de produtos aqui na Yampi.
O feed XML é gerado automaticamente pela Yampi para clientes que utilizam a Solução de lojas virtuais nativa da plataforma, é preciso estar com o domínio configurado na Yampi e no Facebook para usar essa função.
Após copiar o feed, é só configurar no Facebook, vamos mostrar todo o passo a passo a seguir.
Como criar o feed XML dos produtos na Yampi
É necessário gerar o feed XML do catálogo. Ele é gerado automaticamente pela Yampi para clientes que utilizam a solução de loja virtual da Yampi.
Para obter o feed XML, acesse:
Passo 1 - Acesse o painel administrativo da Yampi
Passo 2 - Vá em “Produtos” → “Divulgar produtos no Facebook e Google”.
Passo 3 - Copie link do feed do Facebook e siga para a próxima etapa.
Como criar o catálogo e subir os produtos no Facebook
Criando ou atualizando o catálogo
Passo 1: Acesse o Gerenciador de Comércio do Facebook.
Passo 2: Clique em “Catálogo → Fontes de dados”.
Caso já possua um catálogo e queira criar um novo:
👉 Clique no botão “Adicionar produtos” no canto superior direito e depois escolha “Feed de dados”.
Caso queira atualizar um catálogo já existente:
👉 Clique no catálogo que deseja atualizar para abri-lo. Clique em “Configurações” e depois em “Recarregar feed de dados” para substituir os produtos.
Subindo os produtos no catálogo
Passo 3: Com o Feed XML já copiado no painel da Yampi, cole a URL em “Usar um URL ou o Planilhas Google”.
Passo 4: Pule a etapa de login e senha, o Feed gerado pela Yampi não exige a autenticação. Clique em “Avançar” no canto inferior direito.
Passo 5: Na nova janela que abrir, preencha as informações da seguinte forma:
Nome: dê um nome para o seu catálogo.
Moeda padrão: clique sobre “Selecione moeda” e digite: BRL no campo de busca para encontrar a opção BRL - Real brasileiro. Selecione essa opção.
Frequência: altere para “Diariamente”
Em: aqui, você irá digitar o horário que o Feed será atualizado. Recomendamos deixar configurado como 08:00.
Passo 6: Clique em “Carregar” e aguarde a finalização.
E pronto, catálogo criado! 🎉
Dúvidas frequentes 🤔
▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Preciso que o campo item_group_id seja incluído no catálogo do Facebook gerado pela Yampi por meio do Feed XML.
Preciso que o campo item_group_id seja incluído no catálogo do Facebook gerado pela Yampi por meio do Feed XML.
Atualmente, esse campo não é enviado no Feed XML da Yampi. Já registramos a sugestão de melhoria internamente, mas ainda não há previsão para implementação. Hoje, as variações são enviadas em linhas separadas, sendo tratadas como produtos independentes.
Alguns itens do meu feed não foram aprovados pelo Facebook. Como corrigir esse problema?
Alguns itens do meu feed não foram aprovados pelo Facebook. Como corrigir esse problema?
Os produtos podem deixar de ser publicados no Facebook por diferentes motivos, e caso o motivo desse erro não seja apresentado de forma clara em seu Gerenciador de Catálogo, verifique diretamente com o time de Suporte do Facebook para apoio na correção. Após corrigir, aguarde a próxima atualização do Feed e a sincronização será feita automaticamente.
Meu Feed XML não está atualizado na Yampi. O que devo fazer?
Meu Feed XML não está atualizado na Yampi. O que devo fazer?
Entre em contato com o nosso time de Suporte. Nossa equipe vai te auxiliar na atualização do seu Feed e garantir que tudo funcione corretamente.
Meu Feed XML ainda não foi gerado na Yampi. Como proceder?
Meu Feed XML ainda não foi gerado na Yampi. Como proceder?
O Feed XML na Yampi é gerado apenas quando a sua loja possui um domínio próprio configurado com todos os apontamentos DNS necessários. Após essa configuração, aguarde até 48 horas para que o feed seja criado. Caso esse prazo já tenha passado e o feed ainda não tenha sido gerado, entre em contato com o nosso time de Suporte para que possamos te auxiliar.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected]. 😉



