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Meu frete não está funcionando direito. O que pode ser?
Meu frete não está funcionando direito. O que pode ser?

Está tendo dúvidas com o cálculo do seu frete em sua Loja Virtual e Checkout Yampi? Leia o artigo e encontre a solução!

Atualizado há mais de 3 meses

A Yampi oferece diversos tipos de fretes para você utilizar como desejar, sendo na sua Loja Virtual ou diretamente no Checkout da Yampi. Porém, em algumas situações, devido a configurações incorretas, pode ocorrer erros na cotação do frete ou divergências em seu cálculo.

Neste artigo, veremos como solucionar diferentes cenários de divergências do cálculo de fretes e possíveis dúvidas encontradas no caminho:

⚠️ Atenção: É de extrema importância que leia até o final e verifique todos os pontos abaixo e compare com as configurações da sua loja, combinado?

Meu frete por planilhas não está calculando corretamente. O que pode ser?

O cálculo de fretes por planilhas, é um dos mais versáteis, mas pode gerar algumas dúvidas em sua criação, por isso, temos algumas situações que podem ocorrer abaixo e como solucionar suas questões:

1. Formatação da planilha

🚨Importante: não é possível importar planilhas de outras plataformas, apenas a própria da Yampi e que possui o formato que a plataforma processa. Caso você tenha uma planilha externa, é necessário adaptá-la na estrutura da plataforma.

A Yampi possui um modelo próprio de planilha que deve ser editado inserindo as suas informações. Caso tenha inserido a sua própria planilha, provavelmente ela não funcionará.  Para deixar no modelo que a plataforma processa, siga as orientações:

Passo 1 - Em seu painel da Yampi, acesse a seção ''Configurações'' → ''Logística''.

Passo 2 - Clique em "Baixar planilha modelo".

Passo 3 - Você será direcionado para nossa página no DropBox, onde conseguirá fazer download da planilha modelo.

Passo 4 - Em sua outra planilha, copie em todas e cole na nova planilha como "Colar como texto sem formatação".

Passo 5 - Salve e importe para a Yampi acessando: "Configurações" "Logística" → "+Novo frete" → Selecione "Planilha".

⚠️Atenção: Cole as informações copiadas como "Colar como texto sem formatação". A formatação de outros locais pode invalidar a planilha.

2. Formatação do CEP incorreto na planilha

Um dos casos que podem afetar o cálculo dos fretes da sua Loja Virtual ou Checkout Yampi, utilizando a planilha, seria a formatação do CEP.

Se os CEPs foram formatados de forma convencional, com o traço "-", a planilha não conseguirá reconhecê-los e o cálculo não será realizado corretamente. É necessário inserir os CEPs iniciais e finais sem o traço. Veja o exemplo abaixo:

cep_inicial

Formatação correta: 01000000 ✅
Formatação incorreta: 01000-000 ❌

cep_final

Formatação correta: 01099999 ✅
Formatação incorreta: 01099-999 ❌

3. CEP inicial e final invertidos

É importante verificar se os CEPs na sua planilha estão conforme cada coluna, temos um exemplo abaixo:

cep_inicial

O CEP inicial, seria o CEP com a menor numeração do bairro, cidade ou estado em questão.

Exemplo: 14944000

cep_final

Já o CEP final, é o CEP com a maior numeração do bairro, cidade ou estado.

Exemplo: 14948036

Para visualizar o tutorial para se criar uma planilha de fretes, acesse: Como configurar um frete por planilha?

💡 Dica: Para saber o cep_inicial e cep_final de uma cidade, você pode utilizar o site: Código postal.  O cep_inicial terá a menor numeração e o cep_final a maior.

4. Opção de frete backup ativada

Em alguns casos é possível que o frete cadastrado via planilha não esteja sendo cotado no Checkout. Geralmente quando isso acontece, é porque a opção "Utilizar somente como backup" está marcada dentro das configurações da planilha.

Para verificar se o frete de planilhas está como backup, segue abaixo:


Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Vá em "Configurações" "Logística"
Passo 3 - Dentro do painel, entre no seu frete de planilhas e clique e ''✏️Editar''

Passo 4 - Verifique se a opção "Utilizar somente para backup" está ativa.
Passo 5 - Se for o caso, desative essa opção do frete.

O que é o backup de um frete? 🤔

A opção de backup de frete é utilizada como um ''plano b'', caso o serviço de cotação de frete que utiliza esteja enfrentando alguma instabilidade. Caso isso ocorra, para seus clientes não ficarem sem o cálculo de frete e você não perder vendas, essa opção é ativada automaticamente como essa opção de frete substituto.

5. CEP não está no intervalo entre o frete inicial e frete final

Pode acontecer de o seu cliente inserir um CEP no checkout que não esteja dentro da planilha, por este motivo é sempre importante conferir todos os intervalos das faixas de CEP.

Confira todos os intervalos de CEP da região que está sendo cotado. Você pode utilizar o site dos Correios para conferir as faixas de CEP de cada região.

Meu frete está com um valor muito alto. O que pode ser?

Em algumas situações, você pode se deparar com um frete de valor maior do que esperado, isso pode ocorrer devido o fator de Cubagem do produto, utilizado para o cálculo do frete.

Cubagem (Peso e Dimensões)

Para analisar se sua questão seria a Cubagem do produto, verifique um produto que o valor de frete se sobressaia aos demais, e analise esse ponto:

Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.

Passo 2 - Clique em "Produtos".

Passo 3 - Pesquise o nome do produto em questão.

Passo 4 - Acesse "Detalhes do produto""Editar"

Passo 5 - Verifique se o peso e dimensões, estão corretos.

Como funciona o preenchimento dos pesos e dimensões?

Peso

Largura

O peso do produto é em Kg. Se o seu produto pesa 100g você deve utilizar: 0,1kg para 100 gramas.

A largura é feita em base do metro. Se o seu produto possui 30 cm de largura, então preencha com 0,30.

Altura

Comprimento

A altura é feita utilizando o metro, como base. Se o seu produto tem 50cm de altura, você deve preencher como 0,50.

O comprimento é seguindo o sistema de metros. Se o seu produto mede 35cm, você deve preencher como 0,35.

Meu frete via integrações está incorreto. O que pode ser?

Além das formas anteriores, temos as integrações de frete, como Melhor Envio, Correios V2, Frenet e Interlipost. Durante esse bloco, vamos abordar algumas situações que podem ocorrer durante a cotação e configuração das integrações.


Melhor Envio

Abaixo estão listados situações referentes a cotação de fretes do Melhor Envio.

1. Minhas cotações só aparecem como grátis

a) Configuração no Melhor Envio
Caso você tenha ido para o Checkout e verificado que todas as suas cotações aparecem como gratuitas, é possível que a a precificação do frete no Melhor Envio esteja configurado no valor zerado. 

Para alterar, acesse seu painel do Melhor Envio e siga estes passos:

Passo 1 - Clique em "Integrações" "Catálogo".

Passo 2 - Clique na integração com a Yampi.

Passo 3 - Na seção "Customização", verifique se o campo "Valores do frete: Fixo" não consta com valores zerados. 

Em caso positivo, basta alterar de "Valor fixo" para "Adicional fixo" e manter o valor zerado.



 b) Frete customizado ativo

Isso pode ocorrer se você ativou o frete customizado em um produto ou mais, para desativar essa opção retomando os fretes cadastrados.


Passo 1 - Acesse o seu painel de Yampi.
Passo 2 - Vá em "Produtos" e selecione o produto em que isso ocorre.

Passo 3 - Desça até a opção de "Frete customizado".

Passo 4 - Por fim, clique para desativar a ferramenta.

Recomendamos que ao fazer a integração, siga todos os passos descritos no nosso artigo de configuração do melhor envio, para saber mais clique aqui.

2. Uma ou mais cotações não estão aparecendo

Isso pode ocorrer devido às dimensões dos seus produtos fornecidos, para as cotações de Correios, Jadlog e Loggi, cada uma tem limites e dimensões mínimas e máximas aceitos por eles.

💡 Dica: Para verificar se eles estão de acordo com o frete selecionado, o Melhor Envio tem alguns artigos abordando os limites de cada uma das três cotações acima, para os Correios, Jadlog e Loggi.

Correios V2

Minha cotação está diferente do que no meu contrato

Nessa questão, para a cotação estar com o valor correto do seu contrato dos Correios, é necessário assinalar o valor da cotação de Sedex e Pac com o número referente ao seu contrato diretamente no painel dos Correios.

Caso tenha dúvidas, você pode contatar a equipe dos Correios pelo e-mail [email protected].


Intelipost

Abaixo estão listados situações referentes a cotação de fretes do Intelipost.

1. Frete não aparece no Checkout

Isso pode ocorrer quando um produto é importado para a Yampi no formato digital.

Caso sua loja seja Shopify, é necessário ativar a regra dentro do produto no painel da plataforma. Siga estas etapas:
​

Passo 1 - Vá até o produto na Shopify.
​Passo 2 - Depois vá em "Variant"  "Edit "Shipping" e ative a regra.


Passo 3 - Acesse seu painel da Yampi em "Produtos’’.
​Passo 4 - Clique no botão "Importar do Shopify" que eles virão como físico.

Passo 5 - Acesse o pedido, clique em "Ações" -> "Simular" → ‘’Enviar para o Intelispost’’.

Minhas cotações não aparecem, somente um frete grátis/fixo. O que fazer?

Isso pode ocorrer se você ativou o frete customizado em um produto ou mais, para desativar essa opção retomando os fretes cadastrados.


Passo 1 - Acesse o seu painel de Yampi.
Passo 2 - Vá em "Produtos" e selecione o produto em que isso ocorre.

Passo 3 - Desça até a opção de "Frete customizado".

Passo 4 - Por fim, clique para desativar a ferramenta.

Não conseguiu resolver? 💜

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É só clicar no ícone de atendimento em seu painel ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento fica disponível de segunda a sexta, das 9h ás 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

O começo do meu CEP é 0 e não é demonstrado na planilha. O que fazer?

Alguns CEPs, como da cidade de São Paulo, começam com 0. E por conta disso, após salvar o CEP corretamente, a planilha desconsidera o primeiro 0.

Para que o CEP com o começo 0 seja contabilizado, é necessário utilizar um apóstrofo ( ' ) antes do valor do CEP, dessa forma: '01000000.

Li todo o artigo e não consegui resolver. O que fazer?

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