Todas as coleções
Configurações
Logística
Quais são os tipos de frete na Yampi?
Quais são os tipos de frete na Yampi?

Saiba todos os tipos de frete que disponibilizamos, como configurar e qual é o melhor para a sua operação.

Atualizado há mais de uma semana

O envio de produtos em uma loja virtual é essencial, mas pode variar conforme o tipo de operação que você realiza. Se você controla o estoque, é responsável por todo o processo, incluindo escolher a empresa de transporte e gerar etiquetas. Em operações de dropshipping, os fornecedores cuidam do envio.


Neste artigo, vamos mostrar quais os tipos de frete disponíveis na Yampi e qual é o melhor para a sua operação:

Qual frete devo escolher?

Por padrão, assim que uma conta é cadastrada, é criado um frete simplificado de forma nativa. Você pode desativar ou editar e utilizar outras formas de envio. O meio de envio pode ser diferente, conforme o tipo de operação que você realiza:

Venda com Estoque

Recomendado: Integrações de logística.

Responsável pela entrega: O próprio lojista fica responsável pela entrega.

Para vendas de lojas com estoque próprio, recomendamos que utilize integrações de logística para tornar a sua vida mais fácil. Você pode comparar cotações e escolher o serviço que melhor se adapta às suas necessidades. Entre as opções disponíveis estão:

Quando você utiliza uma empresa de logística para enviar os produtos, é importante fornecer as informações de peso e dimensões ao cadastrar um produto. Através da integração com o Melhor Envio as etiquetas de entrega serão geradas, é só imprimir e levar no ponto de coleta mais próximo :)

🚨Atenção: As integrações de logística integradas à Yampi puxam os valores de peso e dimensões dos produtos para calcular o frete. É importante cadastrar essas informações de forma correta, caso contrário podem ocorrer problemas nas cotações e no frete.

Venda sem Estoque (Dropshipping)

Recomendado: Frete simplificado
Responsável pela entrega: Fornecedor da loja.

Para operações de dropshipping, o envio dos produtos é uma preocupação a menos, pois essa responsabilidade fica com o fornecedor, por isso recomendamos o Frete simplificado, você pode inserir um valor fixo ou deixar como grátis. 

Se você configurou integrações com fornecedores, como Dropi, Nimble, Sourcinbox e Wiio, ao fazer uma venda, o fornecedor receberá essa informação e cuidará do envio do produto. Leia atentamente sobre cada integração e entenda os processos e vantagens de cada uma.

Um ponto importante a ser observado é o custo do frete que o fornecedor cobrará pelo envio. Certifique-se de considerar esse custo ao calcular os preços dos seus produtos.

Como configurar e quais os tipos fretes disponíveis?

Para configurar o frete acesse:

Passo 2 - Selecione o tipo de frete que deseja configurar. Mostramos todos os tipos abaixo:

Nesta imagem, mostramos todos os tipos de frete que se pode configurar na área de logística
  1. Frete Simplificado: Uma opção fácil de configurar, permitindo frete grátis ou um valor fixo que você pode definir diretamente em nossa plataforma. Consulte nosso artigo explicativo para configuração detalhada.

  2. Integração de Logística de Terceiros: Você pode integrar com um serviço de logística que realize cotações automática e alguns até geram as etiquetas para você imprimir. Para conferir a lista, com seus respectivos tutorias, leia: Integrações de logísitica.


    Caso deseje integrar um serviço de logística que não temos nativamente, é possível fazer isso por meio de nossa API. Instruções detalhadas estão disponíveis neste artigo.

  3. Frete por Planilha: Caso utilize integrações com empresas de logística, recomendamos o cadastro de frete por planilha como um backup para obter cotações mesmo se o serviço de logística de terceiros enfrentar problemas. Além disso, o frete por planilha oferece a flexibilidade de personalizar suas próprias regras de frete, permitindo que você configure valores de envio específicos por região ou para opções de retirada. Saiba mais em nosso artigo sobre como cadastrar frete por planilha.

  4. Frete grátis: Você pode definir regras de frete para disponibilizar de forma gratuita. É só definir o valor mínimo da compra, as regiões que se aplicam e escolher o serviço logístico. Saiba mais lendo este artigo.

  5. Frete Customizado e Cupons de Frete Grátis: Oferecemos a flexibilidade de cadastrar valores de frete personalizados para produtos específicos e criar campanhas com cupons de frete grátis para seus compradores. Configurar essas opções são simples, basta seguir as instruções em nossos artigos.

  6. Frete por API: Você pode gerenciar suas regras de frete por uma API de logística externa e integrar à Yampi utilizando essa funcionalidade. Isso permite que você centralize suas próprias regras de frete em seu sistema de logística, que assim, iremos realizar a consulta no mesmo para mostrarmos as opções de frete para os seus clientes. Saiba mais em nosso artigo sobre o Frete via API.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*

É possível configurar locais de origens diferentes para cada produto?

Não, apenas pelo frete via API, recomendamos nesses casos utilizar o frete customizado no cadastro do produto como grátis ou fixo caso tenha mais de um fornecedor.


Como configurar frete para retirada?

Explicamos com detalhes neste artigo: Como criar um frete para retirada?


Como criar um frete para ser mostrado apenas na minha cidade?

É é só baixar a Planilha de frete modelo Todo Brasil, inserir as faixas de CEP que compreendem o local específico, Salvar e inserir no painel. Mostramos com detalhe neste artigo: Como configurar um frete por planilha?

Como oferecer frete grátis com um valor mínimo de compra?

Você pode cadastrar uma regra de frete grátis. Leia esse artigo para saber mais: Como configurar as regras de Frete Grátis?



Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?