O Melhor Envio é uma plataforma de logística que integra e permite a cotação e geração de etiquetas com diversas transportadoras e opções de fretes para os seus envios! Tudo em um só lugar, sem a necessidade de contratos e com preços extremamente competitivos.
Nesse artigo abordaremos as seguintes etapas:
O que é o Melhor Envio?
O Melhor Envio é uma plataforma de logística que integra diversos serviços de frete dentro de um só aplicativo e oferece cotação e geração de etiquetas de frete, de forma simples e eficaz.
Não há mensalidades ou taxas de uso; você paga apenas pelas encomendas que realmente enviar.
A integração pode:
Cotar frete no Checkout;
Enviar pedidos para o Melhor Envio;
Gerar a etiqueta de envio no Melhor Envio;
Receber o código de Rastreio na Yampi.
Como configurar o Melhor Envio?
Passo 1 - Crie sua conta no Melhor Envio por este link. Se já tiver uma, prossiga para o próximo passo.
Passo 2 - Acesse Configurações → Logística
Passo 3 - Em “Integrações”, clique em “Melhor Envio” → ”Ver mais” → ''Instalar''.
Passo 4 - Preencha o formulário com os dados do remetente.
Nome do Remetente: Nome de quem está enviando o pedido.
Telefone do Remetente: Número de telefone de quem está enviando o pedido.
E-mail do Remetente: E-mail do remetente que está enviando o pedido.
CPF do Remetente: Número de CPF do remetente.
CNPJ (opcional): CNPJ do remetente*.
Inscrição estadual (opcional): Número da inscrição estadual.
Endereço do Remetente: Endereço físico do remetente . Atente-se a colocar sempre o local ou cidade de onde as encomendas serão enviadas para que o cálculo do frete seja feito corretamente*
Complemento do Remetente (opcional): Complemento do endereço, opcional*
Número do Remetente: Numero do local onde o endereço se encontra.
Bairro do Remetente: Nome do bairro onde o endereço se encontra.
Cidade do Remetente: Nome da cidade referente ao endereço cadastrado e de onde as encomendas serão postadas.
CEP do Remetente: CEP do endereço cadastrado. Você pode localizá-lo aqui.
⚠️ Insira o CEP no formato do exemplo: 01234-123
Em ''Inserir etiquetas no carrinho, sem nota fiscal?'', você precisa marcar quando os pedidos serão encaminhados para o Melhor Envio:
Sim | Não |
Os pedidos são enviados sem notal fiscal, apenas com a declaração de conteúdo e quando estiverem com o status de “Faturado”. | Os pedidos serão enviadas ao Melhor Envio apenas quando estiverem com nota fiscal e o pedido for para o status de “Faturado”. |
🚨 Atenção
Os pedidos serão enviados ao Melhor Envios somente depois que eles forem atualizados para ''Faturados''.
Passo 5 - Clique em ''Autorizar acesso”.
Em seguida, preencha o formulário, conforme instruiremos abaixo. 👇🏽
Preenchendo o formulário de autorização do aplicativo.
Nesse formulário, além de autorizar o aplicativo da Yampi, ele permite que você customize as opções de cotação de frete, transportadoras e serviços desejados.
Passo 1 - Preencha o formulário com opções de customização do serviço de logística.
⬇️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*
Informações de frete
Informações de frete
Você pode informar seu CNPJ, Inscrição Estadual e CNAE, caso a plataforma não informe e você queira utilizar para a geração de etiquetas. Essas informações não são obrigatórias para envios como pessoa física ou MEI.
📌 Importante: o preenchimento destes campos não é obrigatório para envios como pessoa física ou MEI*
Customização
Customização
Customize o frete adicionando prazos e valores extras.
Prazo: Acrescente um prazo para o seu cliente receber a entrega, que vai ser informado ao cliente no momento da cotação.
Precificação: Você pode inserir um “Valor fixo de frete”, “Adicional fixo” ou ''Percentual fixo”
⚠️Se atente em não colocar um valor fixo de R$ 0,00. Dessa forma todos os seus fretes ficarão grátis.
Frete
Frete
Selecione as transportadoras e serviços desejados.
Disponibilizamos as transportadoras:
J&TExpress;
Correios, com os serviços: PAC, SEDEX, Mini Envios, PAC Centralizado, SEDEX Centralizado, Mini Envios Centralizado.
Jadlog, com os serviços: Packpage; .Com ; Package Centralizado;
Loggi, com o serviço: Express.
Seguro
Seguro
O valor do seguro será adicionado para a cotação das etiquetas.
Assegurar: Você pode optar entre segurar seus envios “Sempre” ou "Só quando necessário”.
“Só quando necessário”: os envios pelos Correios não contarão com seguro.“Sempre”: envios via Correio terão seguro contratado.
Valor segurado: Caso não seja identificado o valor do produto no momento da cotação em sua loja, é utilizado como referência para o seguro o valor presente nesse campo.
Para entender melhor, acesse: O que é Valor Segurado?
Serviços adicionais
Serviços adicionais
Recursos adicionais oferecidos exclusivos dos Correios. Não estão disponíveis para os envios através das transportadoras privadas.
Mão própria: Garante que a entrega seja feita nas mãos do destinatário que consta na etiqueta de frete.
Aviso de recebimento: Permite ao remetente comprovar o recebimento do pacote.
Coleta: Consultar Melhor Envio**
Passo 2 - Clique em “AUTORIZAR” e pronto! 🎉
Dúvidas frequentes 🤔
⬇️ Clique na setinha de cada um para abrir o conteúdo*
A etiqueta de um pedido não foi gerada/enviada ao Melhor Envio. O que fazer?
A etiqueta de um pedido não foi gerada/enviada ao Melhor Envio. O que fazer?
Realize as seguintes verificações:
O pedido precisa estar faturado
Os pedidos só tem as etiquetas geradas no ME se tiverem passado pelo status de faturado, caso não tenha passado por este status, o lojista precisa alterar para o status faturado, para que a etiqueta seja gerada.
O Pedido tem que estar com um frete que seja do Melhor Envio;
Você pode verificar acessando "Pedidos → Ver Todos" e selecionar o pedido em questão. O frete do Melhor Envio costuma ter o "ME" na frente.
Verificar como foi feita a configuração para o envio de etiquetas do ME;
Na configuração do Em “Configurações → Logísticas → Integrações”, verifique como está marcado a opção "Inserir etiquetas no carrinho, sem nota fiscal?"
Se estiver marcado como Não, as etiquetas serão geradas somente se for inserida a nota fiscal no pedido. Se você configurou para o pedido ser enviado ao Melhor Envio somente com nota fiscal, o mesmo não será enviada se este campo estiver vazio.
Verificar se o pedido foi realizado com o mesmo CPF da conta registrada no Melhor Envio
O Melhor envio não aceita pedidos em que o CPF do remetente e destinatário são iguais, pois entendem que são pedidos de teste e portanto não exportam para o Melhor Envio.
Se realizou todas essas verificações e está tudo certo, você pode abrir um chamado com o nosso suporte especializado, clicando no ícone de atendimento em seu painel ou nos encaminhando pelo e-mail [email protected].
Quais as transportadoras disponíveis pra usar no Melhor Envio?
Quais as transportadoras disponíveis pra usar no Melhor Envio?
As transportadoras disponíveis são:
Correios, com os serviços: PAC, SEDEX, Mini Envios, PAC Centralizado, SEDEX Centralizado, Mini Envios Centralizado.
Jadlog, com os serviços: Packpage; .Com ; Package Centralizado;
Loggi, com o serviço: Express.
Frete alto: O frete está sendo cotado com um valor muito alto. O que pode ter acontecido?
Frete alto: O frete está sendo cotado com um valor muito alto. O que pode ter acontecido?
Se você observou que seu frete está sendo cotado com um valor muito alto, pode ser que tenha ocorridos por esses motivos abaixo, verifique:
CEP incorreto inserido em sua integração aqui com o Melhor Envio (Verifique acessando Configurações → Logísitca → Melhor Envio.
Peso e dimensões incorretas no produto (motivo mais comum): alguma informação incorreta no peso e dimensões do seu produto aqui na Yampi.
Você pode verificar acessando o “Produto” → “SKU/Variantes” → “Editar”.
Se as medidas estiverem incorretas ou exorbitantemente maiores, realmente irá causar uma alteração na cotação do frete. Você pode verificar acessando o caminho que indicamos 😊
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉