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Como configurar o Melhor Envio?

Veja como configurar o Melhor Envio para integrar seus fretes e as principais dúvidas sobre a integração.

Atualizado há mais de um mês

O Melhor Envio é uma plataforma de logística que integra e permite a cotação e geração de etiquetas com diversas transportadoras e opções de fretes para os seus envios! Tudo em um só lugar, sem a necessidade de contratos e com preços extremamente competitivos.

Nesse artigo abordaremos as seguintes etapas:

O que é o Melhor Envio?

O Melhor Envio é uma plataforma de logística que integra diversos serviços de frete dentro de um só aplicativo e oferece cotação e geração de etiquetas de frete, de forma simples e eficaz.

Não há mensalidades ou taxas de uso; você paga apenas pelas encomendas que realmente enviar. 

A integração pode:

  • Cotar frete no Checkout;

  • Enviar pedidos para o Melhor Envio;

  • Gerar a etiqueta de envio no Melhor Envio;

  • Receber o código de Rastreio na Yampi.

Como configurar o Melhor Envio?

Passo 1 - Crie sua conta no Melhor Envio por este link. Se já tiver uma, prossiga para o próximo passo.

Passo 3 - Em “Integrações”, clique em “Melhor Envio” → ”Ver mais” → ''Instalar''.

Passo 4 - Preencha o formulário com os dados do remetente.

  • Nome do Remetente: Nome de quem está enviando o pedido.

  • Telefone do Remetente: Número de telefone de quem está enviando o pedido.

  • E-mail do Remetente: E-mail do remetente que está enviando o pedido.

  • CPF do Remetente: Número de CPF do remetente.

  • CNPJ (opcional): CNPJ do remetente*.

  • Inscrição estadual (opcional): Número da inscrição estadual.

  • Endereço do Remetente: Endereço físico do remetente . Atente-se a colocar sempre o local ou cidade de onde as encomendas serão enviadas para que o cálculo do frete seja feito corretamente*

  • Complemento do Remetente (opcional): Complemento do endereço, opcional*

  • Número do Remetente: Numero do local onde o endereço se encontra.

  • Bairro do Remetente: Nome do bairro onde o endereço se encontra.

  • Cidade do Remetente: Nome da cidade referente ao endereço cadastrado e de onde as encomendas serão postadas.

  • CEP do Remetente: CEP do endereço cadastrado. Você pode localizá-lo aqui.

    ⚠️ Insira o CEP no formato do exemplo: 01234-123


Em ''Inserir etiquetas no carrinho, sem nota fiscal?'', você precisa marcar quando os pedidos serão encaminhados para o Melhor Envio:

Sim

Não

Os pedidos são enviados sem notal fiscal, apenas com a declaração de conteúdo e quando estiverem com o status de “Faturado”.

Os pedidos serão enviadas ao Melhor Envio apenas quando estiverem com nota fiscal e o pedido for para o status de “Faturado”.

🚨 Atenção

Os pedidos serão enviados ao Melhor Envios somente depois que eles forem atualizados para ''Faturados''.

Passo 5 - Clique em ''Autorizar acesso”.

Em seguida, preencha o formulário, conforme instruiremos abaixo. 👇🏽

Preenchendo o formulário de autorização do aplicativo.

Nesse formulário, além de autorizar o aplicativo da Yampi, ele permite que você customize as opções de cotação de frete, transportadoras e serviços desejados.

Passo 1 - Preencha o formulário com opções de customização do serviço de logística.

⬇️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*


Informações de frete

Você pode informar seu CNPJ, Inscrição Estadual e CNAE, caso a plataforma não informe e você queira utilizar para a geração de etiquetas. Essas informações não são obrigatórias para envios como pessoa física ou MEI.

📌 Importante: o preenchimento destes campos não é obrigatório para envios como pessoa física ou MEI*

Customização

Customize o frete adicionando prazos e valores extras.

  • Prazo: Acrescente um prazo para o seu cliente receber a entrega, que vai ser informado ao cliente no momento da cotação.

  • Precificação: Você pode inserir um “Valor fixo de frete”, “Adicional fixo” ou ''Percentual fixo”

⚠️Se atente em não colocar um valor fixo de R$ 0,00. Dessa forma todos os seus fretes ficarão grátis.

Frete

Selecione as transportadoras e serviços desejados.

Disponibilizamos as transportadoras:

  • J&TExpress;

  • Correios, com os serviços: PAC, SEDEX, Mini Envios, PAC Centralizado, SEDEX Centralizado, Mini Envios Centralizado.

  • Jadlog, com os serviços: Packpage; .Com ; Package Centralizado;

  • Loggi, com o serviço: Express.

Pacote padrão

Informações que serão utilizadas caso algum dado de dimensões não esteja preenchido em seu produto.

Seguro

O valor do seguro será adicionado para a cotação das etiquetas.

  • Assegurar: Você pode optar entre segurar seus envios “Sempre” ou "Só quando necessário”.

    Só quando necessário”: os envios pelos Correios não contarão com seguro.

    Sempre”: envios via Correio terão seguro contratado.

  • Valor segurado: Caso não seja identificado o valor do produto no momento da cotação em sua loja, é utilizado como referência para o seguro o valor presente nesse campo.

    Para entender melhor, acesse: O que é Valor Segurado?

Serviços adicionais

Recursos adicionais oferecidos exclusivos dos Correios. Não estão disponíveis para os envios através das transportadoras privadas.

  • Mão própria: Garante que a entrega seja feita nas mãos do destinatário que consta na etiqueta de frete.

  • Aviso de recebimento: Permite ao remetente comprovar o recebimento do pacote.

  • Coleta: Consultar Melhor Envio**

Passo 2 - Clique em “AUTORIZAR” e pronto! 🎉

Como funciona o cálculo de cotação do frete quando existe mais de um produto no carrinho?

O cálculo é feito por empilhamento. A maior largura e o maior comprimento entre todos os produtos do pedido são utilizados como medidas fixas. Já as alturas e os pesos de todos os itens são somados.

Na prática, para os produtos deste pedido, fica assim, exemplo:

Produto 1 - Ralador

Produto 2 - Porta Cartão

Produto 3 - Moedor

Peso: 0,4 kg

Peso: 0,07 kg

Peso: 0,9

Largura: 13 cm

Largura: 8 cm

Largura: 14 cm

Comprimento: 20 cm

Comprimento: 2 cm

Comprimento: 14 cm

Altura: 24 cm

Altura: 11 cm

Altura: 26 cm

Pega-se a maior largura e maior comprimento dentre todos os produtos do carrinho e essas medidas ficam fixas. Somam-se as alturas e os pesos. Enviamos para a cotação esses dados quando o cliente comprou os três produtos:

Peso: 1,37kg

Largura: 14 cm

Comprimento: 20 cm

Altura: 61 cm

Dúvidas frequentes 🤔

⬇️ Clique na setinha de cada um para abrir o conteúdo*

Como gerar a etiqueta do pedido no Melhor Envio?

A etiqueta é gerada automaticamente pela Yampi no carrinho do Melhor Envio. Para isso, basta que o pedido esteja com o status de Faturado no painel da Yampi .

A etiqueta de um pedido não foi gerada/enviada ao Melhor Envio. O que fazer?

Realize as seguintes verificações:

  1. O pedido precisa estar faturado


    Os pedidos só tem as etiquetas geradas no ME se tiverem passado pelo status de faturado, caso não tenha passado por este status, o lojista precisa alterar para o status faturado, para que a etiqueta seja gerada.

  2. O Pedido tem que estar com um frete que seja do Melhor Envio;


    Você pode verificar acessando "Pedidos Ver Todos" e selecionar o pedido em questão. O frete do Melhor Envio costuma ter o "ME" na frente.


  3. Verificar como foi feita a configuração para o envio de etiquetas do ME;


    Na configuração do Em “Configurações Logísticas Integrações”, verifique como está marcado a opção "Inserir etiquetas no carrinho, sem nota fiscal?"

    Se estiver marcado como Não, as etiquetas serão geradas somente se for inserida a nota fiscal no pedido. Se você configurou para o pedido ser enviado ao Melhor Envio somente com nota fiscal, o mesmo não será enviada se este campo estiver vazio.


  4. Verificar se o pedido foi realizado com o mesmo CPF da conta registrada no Melhor Envio

    O Melhor envio não aceita pedidos em que o CPF do remetente e destinatário são iguais, pois entendem que são pedidos de teste e portanto não exportam para o Melhor Envio.

    Se realizou todas essas verificações e está tudo certo, você pode abrir um chamado com o nosso suporte especializado, clicando no ícone de atendimento em seu painel ou nos encaminhando pelo e-mail [email protected].

Quais as transportadoras disponíveis pra usar no Melhor Envio?

As transportadoras disponíveis são:

  • Correios, com os serviços: PAC, SEDEX, Mini Envios, PAC Centralizado, SEDEX Centralizado, Mini Envios Centralizado.

  • Jadlog, com os serviços: Packpage; .Com ; Package Centralizado;

  • Loggi, com o serviço: Express.

Frete alto: O frete está sendo cotado com um valor muito alto. O que pode ter acontecido?

Se você observou que seu frete está sendo cotado com um valor muito alto, pode ser que tenha ocorridos por esses motivos abaixo, verifique:

  • CEP incorreto inserido em sua integração aqui com o Melhor Envio (Verifique acessando Configurações → Logísitca → Melhor Envio.

  • Peso e dimensões incorretas no produto (motivo mais comum): alguma informação incorreta no peso e dimensões do seu produto aqui na Yampi.

    Você pode verificar acessando o “Produto” “SKU/Variantes” → “Editar”.

  • Cálculo do frete

    Na cotação de mais de um produto fazemos o empilhamento. Pega-se a maior largura e maior comprimento dentre todos os produtos do carrinho e essas medidas ficam fixas. Somam-se as alturas e os pesos. Na prática, fica da seguinte forma:

    Produto 1

    Largura: 10 cm

    Comprimento: 30 cm

    Altura: 10 cm

    Produto 2

    Largura: 15 cm

    Comprimento: 25 cm

    Altura: 15 cm

    Enviamos para a cotação esses dados quando o cliente comprar uma unidade do produto 1 e uma unidade do produto 2:

    Largura: 15 cm

    Comprimento: 30 cm

    Altura: 25 cm

    Verifique se os pesos e dimensões dos produtos cadastrados aqui na Yampi estão corretos. Se sim, recomendamos que você verifique se no painel do Melhor Envio, no menu de integrações, se não foi configurado algo na integração com a Yampi que esteja aumentando o valor do frete, como valores adicionais ou um seguro fixo nas encomendas;

    Se as medidas estiverem incorretas ou exorbitantemente maiores, realmente irá causar uma alteração na cotação do frete. Você pode verificar acessando o caminho que indicamos 😊

O Valor do frete estádivergente. O que fazer?

Na cotação de mais de um produto fazemos o empilhamento. Pega-se a maior largura e maior comprimento dentre todos os produtos do carrinho e essas medidas ficam fixas. Somam-se as alturas e os pesos. Na prática, fica da seguinte forma:

Produto 1

Largura: 10 cm

Comprimento: 30 cm

Altura: 10 cm

Produto 2

Largura: 15 cm

Comprimento: 25 cm

Altura: 15 cm

Enviamos para a cotação esses dados quando o cliente comprar uma unidade do produto 1 e uma unidade do produto 2:

Largura: 15 cm

Comprimento: 30 cm

Altura: 25 cm

Verifique se os pesos e dimensões dos produtos cadastrados aqui na Yampi estão corretos. Se sim, recomendamos que você verifique se no painel do Melhor Envio, no menu de integrações, se não foi configurado algo na integração com a Yampi que esteja aumentando o valor do frete, como  valores adicionais ou um seguro fixo nas encomendas;

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉

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