Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCheckoutFuncionalidades exclusivas
Como configurar a Retentativa Transparente no Checkout?
Como configurar a Retentativa Transparente no Checkout?

Veja como configurar a Retentativa transparente e aumentar a taxa de aprovação dos seus pedidos.

Atualizado há mais de um mês

A Retentativa Transparente é uma solução nativa do Checkout da Yampi projetada para otimizar a aprovação de pagamentos em sua loja. Esse processo visa aumentar significativamente a taxa de pedidos aprovados, garantindo uma experiência mais fluida  para seus clientes.

Neste artigo vamos mostrar o que é a Retentativa Transparente, como habilitar e todas as regras de uso:

O que é a Retentativa Transparente?

A Retentativa Transparente é uma funcionalidade nativa do Checkout da Yampi. Essa solução tem como objetivo principal melhorar a taxa de aprovação, criando retentativas de pagamentos em outras afiliações, caso a primeira seja recusada. Dessa forma, você pode aumentar o número de pedidos aprovados em sua loja!

Como funciona a Retentativa Transparente?

Se você tem mais de uma afiliação de pagamento ativa, você pode ativá-la e, se ocorrer uma recusa na afilição primária, pode passar pelas outras afiliações de backup. Todo o processo é feito de forma transparente, ou seja, seu cliente não precisa realizar nenhuma ação no Checkout.

*Afiliação principal/primária: Afiliação que está cadastrada como primeira opção de pagamento

*Afiliação backup: São as outras afiliações que estão ativas para processar o pagamento, caso ele seja negado.

🚨 Atenção: Se você tem a a Retentativa transparente ativa, não é recomendável ter a solução de pagamento IUGU como gateway principal, pois eles possuem um sistema de retentativa nativo, que pode duplicar o pedido. É recomendado usar como segunda opção.


Como acontece Retentativa Transparente no Checkout?

Para que esse processo ocorra, a recusa precisa acontecer diretamente no checkout, antes que o pedido seja gerado no painel da Yampi. Isso ocorre porque, após a criação do pedido, há um vínculo direto com o gateway utilizado, impossibilitando novas tentativas de pagamento.

Existem dois cenários de recusa:

  1. Recusa no Checkout: Acontece no momento em que o cliente finaliza a compra e recebe a notificação de recusa imediatamente. Nesse caso, a Retentativa Transparente entra em ação.

  2. Recusa Pós-Checkout: Ocorre quando o gateway precisa de mais tempo para analisar a transação e transforma a tentativa de pagamento em um pedido, criando um vínculo direto com o gateway. Aqui, a Retentativa Transparente não pode ser aplicada.

Portanto, a Retentativa Transparente só atua em recusas que ocorrem diretamente no checkout, antes da criação do pedido.

Como habilitar a Retentativa Transparente?

Passo 1 - Em seu painel da Yampi, acesse Checkout → Pagamentos.

Passo 2 - Clique na aba “Retentativa".

Passo 3 - Em seguida, você vai visualizar as opções de afiliações disponíveis. Clique em "Ativar".

E pronto! Agora, se a primeira opção recusar o pagamento, a afiliação de backup irá realizar uma nova tentativa.

📌 Importante saber: você pode definir quantas opções de retentativa backup desejar. Lembrando que a ordem de retentativas de pagamento ocorre de acordo com o cadastro das afiliações, tá?


Quando a Retentativa Transparente ficará bloqueada?

Abaixo vamos listar alguns cenários que podem ocasionar o bloqueio da ativação da Retentativa transparente:

  • Quando o painel tem apenas uma solução de pagamento cadastrada;

  • Quando o painel possui cadastradas apenas afiliações que não aceitam a retentativa como: Mercado Pago e Vindi (Yapay);

  • Quando o painel não possuir soluções de pagamento que processam pagamento via cartão.


Regras de funcionamento da Retentativa Transparente

  • A Retentativa ocorre apenas no Checkout, pedidos já realizados e criados no painel, se cancelados por algum motivo, não entram na retentativa;

  • O Checkout irá criar a retentativa somente se o motivo da recusa não for algo relacionado a validação, como por exemplo: cartão vencido, números inválidos, saldo insuficiente ou bloqueio do cartão pela operadora. Como são recusas do próprio cartão, não conseguimos interferir e criar a retentativa;

  • Você pode habilitar mais de um Gateway de pagamentos de backup, onde o Checkout fará a retentativa de forma sequencial em cada um deles;

  • As retentativas só funcionam em Gateways diferentes, ou seja, não é possível que uma nova transação seja criada no mesmo Gateway em que ela já foi recusada.

  • Não é possível criar retentativas de pagamento para os Gateways do Mercado Pago e Vindi (Yapay), porém, eles podem ser as afiliações principais, onde a retentativa funcionará em outros gateways, como Appmax, Dom Pagamentos, Pagar.me, etc.

  • Caso você tenha a Retentativa Transparente ativa, não é recomendável utilizar a solução de pagamento Iugu como afiliação primária, pois eles possuem um sistema de retentativa nativo que pode duplicar o pedido, resultando em duas cobranças do mesmo pedido. É recomendado usar a Iugu apenas como opção de retentativa.

  • Atualmente, os gateways Cielo V3, Dom Pagamentos e PagBank podem ser utilizados como afiliação primária e como opção de retentativa, mas não repassam o pedido para outros gateways atuarem como Retentativa Transparente, então considere isso na sua estratégia.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*


É possível alterar a ordem das retentativas?

No momento, não seria possível a alteração da ordem da Retentativa.

​A ordem se dá pelo cadastro do gateway. Para alterar, você pode desativar ou recadastrar uma opção existente para que fique na ordem que deseja.

Quando a Retentativa atua?

Atua quando a recusa precisa acontece diretamente no checkout, antes que o pedido seja gerado no painel da Yampi. Isso ocorre porque, após a criação do pedido, há um vínculo direto com o gateway utilizado, impossibilitando novas tentativas de pagamento.

Como verificar que a Retentativa está funcionando?

Para verificar se a Retentativa Transparente está funcionando na sua plataforma Yampi, siga os passos abaixo:

  1. Acesse seu painel da Yampi e vá até a seção Checkout → Pagamentos.

  2. Clique na aba “Retentativa”. Lá você poderá ver as opções de afiliações disponíveis e verificar se a Retentativa Transparente está ativada.

  3. Verifique as afiliações de pagamento: Certifique-se de que você tem mais de uma afiliação de pagamento ativa e que elas são compatíveis com a Retentativa Transparente. Lembre-se que afiliações como Mercado Pago, PagSeguro e Vindi (Yapay) não aceitam retentativa.

Você também pode verificar se a Retentativa está funcionando acessando as transações dos seus carrinhos abandonados.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?