Todas as coleções
Checkout
Funcionalidades exclusivas
Como configurar a Retentativa Transparente no Checkout?
Como configurar a Retentativa Transparente no Checkout?

Veja como configurar a Retentativa transparente e aumentar a taxa de aprovação dos seus pedidos.

Atualizado há mais de uma semana

A Retentativa Transparente é uma solução nativa do Checkout da Yampi projetada para otimizar a aprovação de pagamentos em sua loja. Esse processo visa aumentar significativamente a taxa de pedidos aprovados, garantindo uma experiência mais fluida  para seus clientes.

Neste artigo vamos mostrar o que é a Retentativa Transparente, como habilitar e todas as regras de uso:

O que é a Retentativa Transparente?

A Retentativa Transparente é uma funcionalidade nativa do Checkout da Yampi. Essa solução tem como objetivo principal melhorar a taxa de aprovação, criando retentativas de pagamentos em outras afiliações, caso a primeira seja recusada. Dessa forma, você pode aumentar o número de pedidos aprovados em sua loja!

Se você tem mais de uma afiliação de pagamento ativa, você pode ativá-la e, se ocorrer uma recusa na primeira opção, pode passar pelas outras afiliações. Todo o processo é feito de forma transparente, ou seja, seu cliente não precisa realizar nenhuma ação no Checkout. Isso pode tornar a experiência muito mais simplificada para o comprador, além de trazer um aumento na conversão de suas vendas.

🚨 Atenção: Se você tem a a Retentativa transparente ativa, não é recomendável ter a solução de pagamento IUGU como gateway principal, pois eles possuem um sistema de retentativa nativo, que pode duplicar o pedido. É recomendado usar como segunda opção.


Como habilitar a Retentativa Transparente?

Passo 1 - Em seu painel da Yampi, acesse Checkout → Pagamentos.

Passo 2 - Clique na aba “Retentativa".

Passo 3 - Em seguida, você vai visualizar as opções de afiliações disponíveis. Clique em "Ativar".

E pronto! Agora, se a primeira opção recusar o pagamento, a afiliação de backup irá realizar uma nova tentativa.

📌 Importante saber: você pode definir quantas opções de retentativa backup desejar. Lembrando que a ordem de retentativas de pagamento ocorre de acordo com o cadastro das afiliações, tá?


Quando a Retentativa Transparente ficará bloqueada?

Abaixo vamos listar alguns cenários que podem ocasionar o bloqueio da ativação da Retentativa transparente:

  • Quando o painel tem apenas uma solução de pagamento cadastrada;

  • Quando o painel possui cadastradas apenas afiliações que não aceitam a retentativa como: Mercado Pago, PagSeguro e Vindi (Yapay);

  • Quando o painel não possuir soluções de pagamento que processam pagamento via cartão.

Regras de funcionamento da Retentativa Transparente

  • A Retentativa ocorre apenas no Checkout, pedidos já realizados e criados no painel, se cancelados por algum motivo, não entram na retentativa;

  • O Checkout irá criar a retentativa somente se o motivo da recusa não for algo relacionado a validação, como por exemplo: cartão vencido, números inválidos, saldo insuficiente ou bloqueio do cartão pela operadora. Como são recusas do próprio cartão, não conseguimos interferir e criar a retentativa;

  • Não é possível criar retentativas de pagamento para os Gateways: Mercado Pago, Vindi (Yapay) e PagSeguro, porém, eles podem ser as afiliações primárias, onde a retentativa funcionará em outros Gateways como Pagar.me, AppMax, etc;

  • Você pode habilitar mais de um Gateway de pagamentos de backup, onde o Checkout fará a retentativa de forma sequencial em cada um deles;

  • As retentativas só funcionam em Gateways diferentes, ou seja, não é possível que uma nova transação seja criada no mesmo Gateway em que ela já foi recusada.

  • Caso você tenha a Retentativa transparente ativa, não é recomendável ter a solução de pagamento IUGU como gateway principal, pois eles possuem um sistema de retentativa nativo e que pode duplicar o pedido. É recomendado usar como segunda opção.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?