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Quais são os status de um pedido?
Quais são os status de um pedido?

Saiba quais os status que um pedido pode passar aqui na plataforma e como alterar o assunto e mensagem dos e-mails transacionais enviados.

Atualizado há mais de uma semana

Os status dos pedidos desempenham um papel fundamental, oferecem transparência, ajudam a gerenciar expectativas de entrega e reduzem incertezas durante o processo de compra. Além disso, uma comunicação eficaz sobre o status do pedido contribui para uma experiência do cliente mais positiva.


Nesse artigo, vamos mostrar em detalhes todos os status que um pedido pode passar aqui na plataforma e como personalizar o envio dos e-mails transacionais:

O que são os status de um pedido?

Os status de um pedido indica as etapas do processo de compra, desde a realização do pedido até a entrega ao cliente. Esses status ajudam a acompanhar e monitorar o progresso de cada pedido, fornecendo informações importantes tanto para os clientes quanto para os lojistas. 


Para cada status, um e-mail transacional é automaticamente enviado no momento que um status passa para outro. Isso permite acompanhar de perto cada etapa da compra e traz transparência ao lojista e ao cliente.

Quais os status que um pedido pode passar?

Um pedido contêm um fluxo de status padronizado. Confira abaixo todos os status que um pedido pode assumir:

STATUS

DESCRIÇÃO

Aguardando pagamento

O pedido foi realizado e está aguardando o pagamento.

Pedido autorizado

O pedido foi realizado e autorizado pelo gateway de pagamento (não significa que está pago) mas continua em análise com o anti-fraude. Esses pedidos ainda podem ser cancelados ou aprovados.

Pagamento aprovado

O pedido foi devidamente pago pelo cliente.

Pagamento não aprovado

O pagamento foi recusado pelo gateway, devido a problemas relacionados ao cartão do cliente, análise do anti-fraude ou outros.

​Pagamento cancelado

O pagamento não foi pago no tempo estipulado pelo cliente.

Produto em separação

O produto já está em separação na loja e será enviado em breve.

Faturado

O pedido está com a nota fiscal emitida e será enviado.

Pronto para envio

Pedido já embalado e com nota fiscal, aguardando o envio.

Exceção de entrega

Esse status pode ser utilizado quando houver problemas na entrega, falta de um produto, atraso na entrega e outras ocasiões excepcionais.

Em transporte

O pedido já está com a transportadora e a caminho do cliente.

Entregue

O pedido foi entregue ao destinatário.

Para cada status acima é disparado um e-mail transacional para o cliente, assim ele pode acompanhar cada etapa do seu o seu pedido . Abaixo vamos mostrar como você pode alterar o assunto e mensagem destes e-mails.

📌Importante lembrar: A Yampi não aprova ou recusa pagamentos. Todas as transações de pedidos são realizadas pelo gateway/adquirente integrado a sua conta.

Como personalizar os e-mails transacionais com o status do pedido?

Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em "⚙️Configurações" → "Emails transacionais".
Passo 3 - Navegue até ''Status dos pedidos e mensagem''.

Passo 4 - Selecione o status desejado e personalize os campos editáveis.
Passo 5 - Clique em "Salvar" e pronto! 🥳

Você pode alterar os campos:

  • Assunto - Este é o assunto do e-mail, que aparecerá na caixa de entrada do cliente.

  • Mensagem - Coloque aqui a mensagem que você deseja passar para o seu cliente de acordo com o status do pedido.

Dúvidas frequentes 🤔

▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Um pedido foi recusado. O que fazer?

A Yampi não aprova ou recusa pedidos, apenas refletimos os status que o gateway envia como resposta. Para saber o motivo da recusa acesse:

Passo 1 - Acesse ''Carrinhos abandonados".
Passo 2 - Clique na aba ''Pagamento não aprovado".
Passo 3 - Localize o pedido que não foi aprovado e verifique os motivos.


Caso ainda sim, tenha dúvidas, entre em contato com a solução de pagamento que está utilizando em sua loja e questione o motivo da recusa. Eles podem te fornecer mais detalhes e te ajudar, caso tenha algo de errado.

É possível alterar status de pedidos em massa?

Sim! Você pode fazer isso via planilha. Te ensinamos com mais detalhes neste artigo: Como atualizar um pedido via planilha?


Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

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