Os status dos pedidos desempenham um papel fundamental, oferecem transparência, ajudam a gerenciar expectativas de entrega e reduzem incertezas durante o processo de compra. Além disso, uma comunicação eficaz sobre o status do pedido contribui para uma experiência do cliente mais positiva.
Nesse artigo, vamos mostrar em detalhes todos os status que um pedido pode passar aqui na plataforma e como personalizar o envio dos e-mails transacionais:
O que são os status de um pedido?
Os status de um pedido indica as etapas do processo de compra, desde a realização do pedido até a entrega ao cliente. Esses status ajudam a acompanhar e monitorar o progresso de cada pedido, fornecendo informações importantes tanto para os clientes quanto para os lojistas.
Para cada status, um e-mail transacional é automaticamente enviado no momento que um status passa para outro. Isso permite acompanhar de perto cada etapa da compra e traz transparência ao lojista e ao cliente.
Quais os status que um pedido pode passar?
Um pedido contêm um fluxo de status padronizado. Confira abaixo todos os status que um pedido pode assumir:
STATUS | DESCRIÇÃO |
Aguardando pagamento | O pedido foi realizado e está aguardando o pagamento. |
Pedido autorizado | O pedido foi realizado e autorizado pelo gateway de pagamento (não significa que está pago) mas continua em análise com o anti-fraude. Esses pedidos ainda podem ser cancelados ou aprovados. |
Pagamento aprovado | O pedido foi devidamente pago pelo cliente. |
Pagamento não aprovado | O pagamento foi recusado pelo gateway, devido a problemas relacionados ao cartão do cliente, análise do anti-fraude ou outros. |
Pagamento cancelado | O pagamento não foi pago no tempo estipulado pelo cliente. |
Produto em separação | O produto já está em separação na loja e será enviado em breve. |
Faturado | O pedido está com a nota fiscal emitida e será enviado. |
Pronto para envio | Pedido já embalado e com nota fiscal, aguardando o envio. |
Exceção de entrega | Esse status pode ser utilizado quando houver problemas na entrega, falta de um produto, atraso na entrega e outras ocasiões excepcionais. |
Em transporte | O pedido já está com a transportadora e a caminho do cliente. |
Entregue | O pedido foi entregue ao destinatário. |
Para cada status acima é disparado um e-mail transacional para o cliente, assim ele pode acompanhar cada etapa do seu o seu pedido . Abaixo vamos mostrar como você pode alterar o assunto e mensagem destes e-mails.
📌Importante lembrar: A Yampi não aprova ou recusa pagamentos. Todas as transações de pedidos são realizadas pelo gateway/adquirente integrado a sua conta.
Como personalizar os e-mails transacionais com o status do pedido?
Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em "⚙️Configurações" → "Emails transacionais".
Passo 3 - Navegue até ''Status dos pedidos e mensagem''.
Passo 4 - Selecione o status desejado e personalize os campos editáveis.
Passo 5 - Clique em "Salvar" e pronto! 🥳
Você pode alterar os campos:
Assunto - Este é o assunto do e-mail, que aparecerá na caixa de entrada do cliente.
Mensagem - Coloque aqui a mensagem que você deseja passar para o seu cliente de acordo com o status do pedido.
Dúvidas frequentes 🤔
▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*
Um pedido foi recusado. O que fazer?
Um pedido foi recusado. O que fazer?
A Yampi não aprova ou recusa pedidos, apenas refletimos os status que o gateway envia como resposta. Para saber o motivo da recusa acesse:
Passo 1 - Acesse ''Carrinhos abandonados".
Passo 2 - Clique na aba ''Pagamento não aprovado".
Passo 3 - Localize o pedido que não foi aprovado e verifique os motivos.
Caso ainda sim, tenha dúvidas, entre em contato com a solução de pagamento que está utilizando em sua loja e questione o motivo da recusa. Eles podem te fornecer mais detalhes e te ajudar, caso tenha algo de errado.
É possível alterar status de pedidos em massa?
É possível alterar status de pedidos em massa?
Sim! Você pode fazer isso via planilha. Te ensinamos com mais detalhes neste artigo: Como atualizar um pedido via planilha?
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉