Neste artigo, vamos explicar como criar um frete para retirada utilizando uma Planilha de frete ou a partir de uma integração com a Frenet.
💡A Yampi possui uma configuração nativa para esta funcionalidade. Veja como funciona e como configurar clicando aqui.
Essa opção é ideal para clientes que desejam retirar seus pedidos diretamente na loja, economizando no frete e tendo mais flexibilidade na hora de retirar o produto.
Para isso, vamos dividir este conteúdo nas seguintes seções:
Como funciona?
Atualmente existem duas alternativas de criar um frete para retirada aqui na Yampi:
Planilha: É possível configurar esse tipo de frete por planilha, inserindo apenas a faixa de CEP que você atende para esse tipo de entrega. Depois basta salvar a planilha e inserir no painel, conforme ensinamos nesse artigo,
Integração com a Frenet: Você pode habilitar o serviço de retirada na loja na sua conta Frenet.
Você pode escolher a maneira que se adequa melhor em sua operação. Caso não tenha integração com a Frenet, você pode utilizar a planilha.
Planilha: Como montar a planilha de frete por retirada e inserir na Yampi?
A partir das planilhas de frete, você pode criar uma modalidade de frete em seu checkout que compreende um estado, cidade ou região, e a partir disso possibilitar o frete para retirada presencial em sua loja.
Passo 1 - Para montar a planilha, baixe a Planilha de frete modelo Todo Brasil e insira a faixa de CEP que compreende a sua região ou cidade.
Recomendamos que configure as colunas conforme instruímos aqui 👈🏽
Passo 2 - Depois você precisa subir a planilha na Yampi. Acesse "Configurações" → "Logística" → "+Novo frete" → Selecione "Planilha".
Em seguida, você deverá preencher os campos com informações referentes a sua planilha. Complete os campos e depois clique em "Salvar".
Feito isso é só clicar em "Importar nova planilha'' e selecionar a planilha configurada anteriormente.
Com a planilha já selecionada, clique em "Importar". E pronto!
Integração com a Frenet: Como habilitar o serviço de retirada na loja?
É bem sim simples! Basta seguir os passos abaixo e seu frete será refletido automaticamente em seu checkout, por meio da integração.
🔍 Quer integrar com a Frenet? Clique aqui.
Passo 1 - Acesse sua conta na Frenet.
Passo 2 - Após o login, clique na opção “Meios de Envio" → "Retirada na loja".
Passo 3 - Clique em adicionar.
Passo 4 - Preencha os campos abaixo.
Descrição do Local: nome do local de retirada do pedido;
Endereço completo: endereço completo do local de retirada;
Outras informações (opcional): neste campo o lojista poderá adicionar informações relevantes ao cliente como, por exemplo, o horário de funcionamento ou algum complemento que facilite a localização;
CEP início: insira o CEP inicial da cidade ou região da sua retirada;
CEP fim: insira o CEP final da cidade ou região da sua retirada;
Preço do frete: caso opte por cobrar um valor pelo serviço de retirada, devido ao manuseio, embalagem ou outras despesas, este valor deve ser informado neste campo. Caso a opção seja gratuita, informar 0 (zero);
Prazo de entrega: informe o prazo em dias que o cliente final tem para retirar a mercadoria (informar somente números, ex: 3 para três dias);
Habilitar local de entrega: você deverá habilitar essa opção para que o serviço apareça nas cotações das faixas de CEP informada;
Clique em "Salvar", e pronto! 🙌🏽
👉🏽 Para mais informações, acesse esse conteúdo.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhepara [email protected] 😉