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Como configurar um frete para retirada na loja?
Como configurar um frete para retirada na loja?

Veja como permitir que seus clientes retirem os pedidos diretamente na loja, utilizando esta funcionalidade nativa da Yampi.

Atualizado há mais de um mês

Para ajudar nossos lojistas a expandir seus negócios, disponibilizamos a funcionalidade de frete para retirada na loja. Com essa modalidade, você pode oferecer aos seus clientes a conveniência de economizar no frete, além de proporcionar a segurança de retirar o produto pessoalmente e a rapidez no acesso aos itens.

Ao incluir essa opção no checkout, você amplia as alternativas para o seu cliente na hora da compra, aumentando as chances de conversão e potencializando as vendas.

Neste artigo, você verá:

Como configurar um frete para retirada na loja?

Passo 1: acesse Configurações → Logística.

Passo 2: clique em + Novo Frete.

Passo 3: selecione Retire na loja.

Passo 4: insira o nome do frete em "Local de retirada" e o CEP para aparecer os demais campos de endereço, que devem ser preenchidos.

Passo 5: abaixo, em "Disponibilidade de retirada" selecione os dias e preencha os horários que estarão disponíveis para o cliente retirar o produto.

Passo 6: em "Retirada a partir de", defina em quanto tempo o pedido poderá ser retirado após a confirmação de pagamento, podendo configurar em dias ou horas.

Como funciona o frete de retirada na loja?

Ao configurar a modalidade de frete para retirada, seus clientes terão a opção de retirar o produto diretamente na loja ou em um ponto físico indicado.

Durante o checkout, quando o frete de retirada for exibido, o cliente poderá visualizar o endereço do local de retirada, o horário de funcionamento e o tempo estimado para que o produto esteja disponível, seja em horas ou dias.

Após a confirmação de um pedido com a modalidade de retirada em loja selecionada, será possível verificar essa informação nos detalhes do pedido. Além disso, um ícone específico de retirada aparecerá na visão geral da lista de pedidos, conforme as imagens abaixo: 

Para otimizar o gerenciamento dos pedidos, você pode utilizar o status "Pronto para retirada" quando o produto estiver disponível para que o cliente possa buscá-lo. Ao atualizar o pedido para este status, você tem a opção de configurar o envio automático de um e-mail transacional ao cliente, informando que o produto já está disponível. Basta acessar "Configurações → E-mails transacionais" para personalizar a mensagem que será enviada.

💡 O status "Pronto para retirada" está disponível exclusivamente para pedidos que tenham o frete de retirada em loja selecionado. Ele substitui o status "Pronto para envio". Portanto, se o pedido não estiver vinculado à modalidade de retirada, o status exibido será "Pronto para envio", e não "Pronto para retirada".

Regras de funcionamento

  • A modalidade estará disponível apenas para produtos físicos.

  • O frete será automaticamente considerado como "grátis".

  • É necessário definir um prazo de retirada, que pode ser em horas ou dias.

  • É necessário configurar horário e dia de funcionamento.

Quando o frete de retirada será exibido?

Na configuração dessa modalidade de frete, será necessário adicionar o endereço da sua loja ou ponto físico de retirada. Dessa forma, a opção de frete para retirada será exibida para todo o estado onde sua operação está localizada.

Abaixo, você pode ver um exemplo de como essa modalidade de frete é apresentada no checkout:

Dúvidas frequentes 🤔

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E se o meu cliente mudar de ideia e quiser alterar o frete, isso é possível?

Sim, é possível. No entanto, se o novo frete for pago, será um valor adicionado no valor total do pedido.

Você pode alterar o frete diretamente pelo painel da Yampi, no menu "Vendas → Pedidos" e acessando os detalhes do pedido. Em seguida, clique em "Ações" e depois em "Simular frete".

Na lista de opções de fretes que aparecer, selecione a nova escolha do cliente e salve. Por fim, o pedido será atualizado com a nova opção, incluindo o preço do frete no valor total do pedido.

Como posso saber se meu cliente optou pelo frete de retirada?

Os detalhes do tipo de frete escolhido ficam ao acessar os detalhes do pedido, no painel da Yampi, em "Vendas → Pedidos".
Os dados da retirada ficará como no print abaixo, no campo "Entrega" estarão os dados do frete que você configurou. Veja:

Outra forma de conferir, é verificando o ícone da entrega que aparecerá na lista de pedidos em seu painel da Yampi:

É possível restringir a opção de retirada para uma cidade específica?

Por enquanto, não há possibilidade de restringir a opção de retirada para uma cidade ou uma região específica. Ao configurar o frete nessa modalidade, o mesmo será exibido em toda cotação cujo CEP seja do mesmo estado que o local da retirada.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected]. 😉

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