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O que é Grupo de Clientes e como configurar
O que é Grupo de Clientes e como configurar

Veja como você pode configurar um grupo de clientes para personalizar ainda mais a experiência de compras dos clientes em sua loja.

Atualizado há mais de uma semana

O Grupo de Clientes é um recurso que possibilita personalizar e aprimorar a experiência de compra dos clientes em sua loja virtual. Com essa funcionalidade, você pode oferecer benefícios exclusivos, como descontos especiais, opções de pagamento específicas e até mesmo condições privilegiadas de frete.

Neste artigo, vamos explorar e explicar cada uma dessas formas pelas quais o Grupo de Clientes pode ser utilizado em sua loja.

📢 Essa funcionalidade aplica as regras configuradas somente para o cliente, não é possível configurar no Grupo de Clientes, condições diferenciadas para produtos.

Como funciona o Grupo de clientes?

O recurso de Grupo de Clientes permite personalizar e melhorar a experiência de compra dos clientes em sua loja virtual. Com essa funcionalidade, você pode:

  • Configurar pedido mínimo;

  • Definir preços diferenciados;

  • Desconto no frete;

  • Formas de pagamentos específicas.

Como configurar um Grupo de Clientes?

Para iniciar a sua configuração, siga os passos a baixo:

Passo 1 - Acesse seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em ''Clientes'' → "Grupo'' → +''Novo Grupo'' no menu lateral.

Passo 3 - Preencha os campos abaixo com as informações desejadas:

Nome do grupo

O nome que for dado ao grupo de clientes não ficará visível para o seu cliente. Servirá somente para o seu controle e gerenciamento interno.

Tipo de cliente

Escolha se o grupo será para pessoa física ou pessoa jurídica.

*Atualmente não é possível criar um grupo com os dois tipos de clientes. Caso queira aplicar as mesmas condições nos dois perfis, será necessário criar dois grupos com as mesmas configurações, sendo um para cada perfil.

Pedido mínimo

Este recurso possibilita que você estabeleça um valor mínimo para as compras em sua loja. Isso garante que cada transação atenda ao padrão mínimo de valor estipulado em sua loja. O seu preenchimento não é obrigatório*

Quando um cliente tentar finalizar uma compra com um valor abaixo do mínimo estipulado, o checkout não permitirá a finalização dessa transação até que o valor mínimo seja alcançado.

A configuração do valor mínimo requer precisão decimal. Por exemplo, ao definir R$ 100,00 como o valor mínimo, é necessário inserir as casas decimais: 100,00.

💡Importante: O checkout não notifica o seu cliente que esse valor mínimo existe, nem qual é este valor. Diante disso, é essencial que você mantenha essa comunicação clara com o seu cliente por meios de banners, barras de comunicação, ou outras formas que forem pertinentes.


Para ter o aviso no checkout, recomendamos configurar um aviso na barra de anúncio, em "Checkout" → "Personalizar" → "Cabeçalho" → "Barra de anúncio".

Alteração de preço

A opção "Alteração de preço" não é de preenchimento obrigatório. Aqui, você pode alterar o preço dos produtos no checkout, adicionando ou subtraindo uma porcentagem do preço original.

Vale ressaltar que essa configuração altera apenas o preço dos produtos no checkout, se houver valor de frete, este não será considerado na soma ou subtração.

Pagamento

Nesta etapa, você irá configurar quais formas de pagamento estarão disponíveis para este grupo de clientes. Se quiser restringir uma forma de pagamento, basta desmarcar a opção.

Exemplo de aplicação: no print abaixo, esse grupo terá liberado apenas as bandeiras Visa e Mastercard, além do Pix. Nenhum outro meio de pagamento configurado na loja aparecerá para o cliente no checkout.

Envio

Nesta etapa serão exibidos apenas fretes simplificados e por planilha que você tiver configurados em sua loja, em Configurações → Logística, e então selecione apenas as modalidades de frete que permitirá serem exibidas para seus clientes.

🔎Observação: não serão exibidos fretes por API nem fretes configurados em integrações de logística, como, por exemplo, Correios, Melhor Envio, Frenet, etc.

Caso você não tenha nenhum frete simplificado nem por planilha, aparecerá como no print abaixo, então você pode seguir para a próxima etapa.

Desconto no frete

A etapa de desconto no frete não é obrigatória. Você pode concluir a configuração pulando esta etapa, se preferir.

Esta etapa tem a finalidade de oferecer um desconto no frete da sua loja, considerando um valor mínimo de compra. É semelhante ao recurso de "Regras de frete", onde você encontra o artigo aqui, mas neste caso, o desconto do frete aplica-se a todos os serviços que possui ativo. O desconto é personalizável, podendo ser de 0,1% até 100%, conforme for ideal para sua operação.

Há três possibilidades de configurações:

1. Selecionando estados específicos;
2. Selecionando todos os estados;
3. Inserindo uma faixa de CEP por vez.

Nesta última opção, é recomendado caso queira aplicar um frete diferenciado apenas para alguma região determinada.

Inserir automaticamente novos clientes

Nesta etapa, deixe marcado com "Sim" se desejar que todos os seus clientes estejam habilitados para receber as configurações realizadas neste grupo.

Marque "Não" se quiser que só os clientes já cadastrados em sua base de clientes (veja em: clientes → ver todos) estejam habilitados para receber as configurações nas compras.


Como configurar o pedido mínimo de compra?

Este recurso possibilita que você estabeleça um valor mínimo para as compras em sua loja. Isso garante que cada transação atenda ao padrão mínimo de valor estipulado em sua loja.

Para definir um valor de pedido mínimo, basta preencher o campo de ''Pedido mínimo" dentro das configurações de grupo de clientes.


Quando um cliente tentar finalizar uma compra com um valor abaixo do mínimo estipulado, o checkout não permitirá a finalização dessa transação até que o valor mínimo seja alcançado.

A configuração do valor mínimo requer precisão decimal. Por exemplo, ao definir R$ 100,00 como o valor mínimo, é necessário inserir as casas decimais: 100,00.

Como configurar preços diferentes para um grupo de clientes?

Você pode alterar o preço dos produtos no checkout, adicionando ou subtraindo uma porcentagem do preço original.  Basta preencher o campo de "Alteração de preço" dentro das configurações de grupo de clientes.


⚠️ Importante: Essa configuração altera apenas o preço dos produtos no checkout, se houver valor de frete, este não será considerado na soma ou subtração.

Como configurar formas depagamentos específicas para um grupo de clientes?

Você pode configurar quais formas de pagamento estarão disponíveis para este grupo de clientes ou também restringir uma forma de pagamento, desmarcando as opção.

Basta selecionar as formas de pagamentos em ''Pagamento" dentro das configurações de grupo de clientes.

Exemplo de aplicação: no print abaixo, esse grupo terá liberado apenas as bandeiras Visa e Mastercard, além do Pix. Nenhum outro meio de pagamento configurado na loja aparecerá para o cliente no checkout.

Como configurar formas de envio diferentes para um grupo de clientes?

Nesta etapa serão exibidos apenas fretes simplificados e por planilha que você tiver configurados em sua loja, em Configurações → Logística, e então selecione apenas as modalidades de frete que permitirá serem exibidas para seus clientes.

🔎Observação: não serão exibidos fretes por API nem fretes configurados em integrações de logística, como, por exemplo, Correios, Melhor Envio, Frenet, e etc.


Caso você não tenha nenhum frete simplificado nem por planilha, aparecerá como no print abaixo, então você pode seguir para a próxima etapa.

Como configurar desconto no frete para um grupo de clientes?

Esta etapa tem a finalidade de oferecer um desconto no frete da sua loja, considerando um valor mínimo de compra. É semelhante ao recurso de "Regras de frete", onde você encontra o artigo aqui, mas neste caso, o desconto do frete aplica-se a todos os serviços que possui ativo.

Para definir um desconto no frete, basta preencher o campo de ''Desconto no frete" dentro das configurações de grupo de clientes.

O desconto é personalizável, podendo ser de 0,1% até 100%, conforme for ideal para sua operação.

Há três possibilidades de configurações:

1. Selecionando estados específicos;
2. Selecionando todos os estados;
3. Inserindo uma faixa de CEP por vez.

Nesta última opção, é recomendado caso queira aplicar um frete diferenciado apenas para alguma região determinada.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha para abrir o conteúdo*

O cadastro de um grupo de clientes vai exibir alguma informação de cadastro para o meu cliente?

Não, a Yampi não possui ainda um campo de cadastro de clientes. Além disso, a criação do grupo não emite nenhum alerta na sua loja ou checkout, assim como não deixa visível em nenhum campo do checkout que há esse grupo aplicando as alterações estabelecidas.

Meu cliente precisará escolher no checkout o grupo que ele faz parte?

Não será necessário seu cliente realizar nenhuma ação no checkout, assim que o grupo for criado, passará a aplicar no checkout automaticamente.

Tenho dois ou mais grupos de clientes, um para cada finalidade específica. Isso vai funcionar?

Somente se um grupo for específico para "Pessoa Física" e outro para "Pessoa Jurídica". Com dois ou mais grupos cadastrados para o mesmo tipo de pessoa, apenas o que foi criado há mais tempo irá aplicar as edições no checkout.

Posso ter algum problema nos meios de pagamento quando crio um grupo de clientes?

Não, mas se você cria o grupo e limita algumas formas de pagamento nele, então no checkout isso será replicado, sendo exibido apenas os meios que estiverem liberados no grupo.

Posso criar um grupo de clientes e inserir clientes específicos nele?

Isso não é possível, o grupo de clientes irá abranger todos os clientes já cadastrados em sua base de clientes na Yampi. Se o grupo estiver com a opção de "Inserir automaticamente novos clientes", então estarão nesse grupo todos que já estiverem cadastrados e os que ainda farão alguma interação na sua loja, seja uma compra ou abandonando um carrinho.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉

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