Na Yampi você pode definir o tempo de expiração do QR Code de acordo com a sua estratégia de vendas. Por padrão, o código expira em 30 minutos, mas é possível estender esse prazo para proporcionar uma melhor experiência de compra e mais liberdade ao cliente na hora do pagamento.
Nesse artigo, vamos mostrar como funciona o tempo de expiração do Pix, como configurá-lo, quais gateways permitem essa configuração e mais!
Como funciona o tempo de expiração do Pix?
O tempo de expiração do Pix determina por quanto tempo o QR code gerado no Checkout ficará disponível para pagamento.
Quando esse prazo é atingido, o código expira automaticamente e o cliente não consegue mais realizar o pagamento daquele pedido. Nesse caso, o comprador precisará refazer o pedido para gerar um novo QR code válido.
Por padrão, o tempo de expiração é de 30 minutos, mas você pode configurá-lo para até 1 dia, de acordo com o comportamento dos seus clientes e suas estratégias de venda.
Regras de funcionamento ⭐
1. | Por padrão o tempo de expiração é de 30 minutos, mas você pode configurá-lo para até 1 dia. |
2. | Os gateways que permitem a alteração do tempo é: Mercado Pago; Pagar.me; Appmax; Pagbank; PagBrasil; Dom Pagamentos e Vindi* |
3. | Alguns gateways ainda não permitem alterar o tempo de expiração do Pix pela Yampi, seja por regra do próprio processador ou por limitações de personalização. |
4. | A nova configuração valerá apenas para novos pedidos. Pedidos anteriores a alteração seguirão com o tempo definido no momento da criação. |
5. | O tempo de expiração do Pix não é o mesmo que o tempo de cancelamento do pedido. Leia mais detalhes sobre como configurar o prazo de cancelamento de pedidos aqui. |
⭐ Importante: o tempo de expiração do Pix não é o mesmo que o tempo de cancelamento do pedido. Enquanto o primeiro define até quando o cliente pode pagar o QR Code, o segundo determina quando o pedido será automaticamente cancelado caso o pagamento não seja concluído.
Leia mais detalhes sobre como configurar o prazo de cancelamentos de pedidos aqui.
Como configurar o tempo de expiração do Pix?
Para configurar o tempo de expiração do Pix, siga o passo a passo abaixo:
Passo 1 - No menu lateral, clique em "Checkout"→ "Formas de pagamento" →"Pix".
Passo 2 - Localize o campo "Tempo de expiração do Pix".
Selecione o tempo desejado entre as opções disponíveis:
30 minutos;
1 hora;
2 horas;
3 horas;
6 horas;
1 dia.
Passo 3 - Clique em "Salvar" e pronto! 🥳
Gateways compatíveis com a configuração
A definição personalizada do tempo de expiração do Pix está disponível apenas para gateways que suportam essa funcionalidade.
Atualmente, é possível ajustar o tempo de expiração para os seguintes gateways:
Mercado Pago;
Pagar.me;
Appmax;
Pagbank;
PagBrasil;
Dom Pagamentos;
Vindi* (não permite a alteração pelo painel da Yampi, deve ser feita diretamente pelo painel da Vindi).
E se o gateway não permitir ajustar o tempo de expiração do Pix?
Alguns gateways ainda não permitem alterar o tempo de expiração do Pix pela Yampi, seja por regra do próprio processador ou por limitações de personalização.
Nesses casos, será exibida uma mensagem informando que a alteração não é compatível com o gateway selecionado.
“A afiliação selecionada não permite alterar o tempo de expiração do Pix.”
Quando isso acontecer, a recomendação é acessar diretamente o painel do gateway e tentar realizar a alteração por lá. Se não for possível, trata-se de uma limitação de alteração do próprio gateway.
Dúvidas frequentes🤔
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O que acontece quando o Pix expira?
O que acontece quando o Pix expira?
Após o tempo configurado, o QR code de pagamento expira automaticamente. O cliente precisará refazer o pedido para gerar um novo código válido.
É possível personalizar o prazo de expiração
É possível personalizar o prazo de expiração
Não, você pode alterar o prazo selecionando uma das opções pré-estabelecidas.
O que acontece se eu mudar o tempo de expiração com pedidos em aberto?
O que acontece se eu mudar o tempo de expiração com pedidos em aberto?
A nova configuração valerá apenas para novos pedidos. Pedidos anteriores seguirão com o tempo definido no momento da criação.
Qual a diferença entre o tempo de expiração do Pix e o tempo de cancelamento do pedido?
Qual a diferença entre o tempo de expiração do Pix e o tempo de cancelamento do pedido?
O tempo de expiração do Pix define até quando o cliente pode efetuar o pagamento do QR Code após a geração do pedido. Já o tempo de cancelamento do pedido é o prazo que a loja define para manter o pedido pendente antes que ele seja automaticamente cancelado, caso o pagamento não seja identificado.
Em outras palavras, o Pix pode expirar antes do pedido ser cancelado e o ideal é ajustar ambos os tempos de forma coerente, para garantir uma boa experiência ao cliente.
E se o tempo de expiração do Pix for diferente do tempo de cancelamento do pedido?
E se o tempo de expiração do Pix for diferente do tempo de cancelamento do pedido?
O tempo de expiração do Pix define por quanto tempo o pagamento ficará disponível para o cliente. Já o tempo de cancelamento do pedido determina quando o pedido será cancelado automaticamente caso o pagamento não seja confirmado.
Esse prazo de cancelamento pode ser configurado na Yampi, conforme explicamos neste artigo: Como configurar o cancelamento automático de pedidos via Pix.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉



