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Como configurar o tempo de expiração do Pix?

Saiba como alterar o tempo de expiração do Pix e tornar o processo de pagamento mais conveniente para seus clientes.

Atualizado há mais de 3 semanas

Na Yampi você pode definir o tempo de expiração do QR Code de acordo com a sua estratégia de vendas. Por padrão, o código expira em 30 minutos, mas é possível estender esse prazo para proporcionar uma melhor experiência de compra e mais liberdade ao cliente na hora do pagamento.

Nesse artigo, vamos mostrar como funciona o tempo de expiração do Pix, como configurá-lo, quais gateways permitem essa configuração e mais!

Como funciona o tempo de expiração do Pix?

O tempo de expiração do Pix determina por quanto tempo o QR code gerado no Checkout ficará disponível para pagamento. 


Quando esse prazo é atingido, o código expira automaticamente e o cliente não consegue mais realizar o pagamento daquele pedido. Nesse caso, o comprador precisará refazer o pedido para gerar um novo QR code válido.

Por padrão, o tempo de expiração é de 30 minutos, mas você pode configurá-lo para até 1 dia, de acordo com o comportamento dos seus clientes e suas estratégias de venda.

Regras de funcionamento ⭐

1.

Por padrão o tempo de expiração é de 30 minutos, mas você pode configurá-lo para até 1 dia.

2.

Os gateways que permitem a alteração do tempo é: Mercado Pago; Pagar.me; Appmax; Pagbank; PagBrasil; Dom Pagamentos e Vindi*

(Vindi não permite a alteração pelo painel da Yampi, deve ser feita diretamente pelo painel da Vindi).

3.

Alguns gateways ainda não permitem alterar o tempo de expiração do Pix pela Yampi, seja por regra do próprio processador ou por limitações de personalização.

4.

A nova configuração valerá apenas para novos pedidos. Pedidos anteriores a alteração seguirão com o tempo definido no momento da criação.

5.

O tempo de expiração do Pix não é o mesmo que o tempo de cancelamento do pedido. Leia mais detalhes sobre como configurar o prazo de cancelamento de pedidos aqui.

Importante: o tempo de expiração do Pix não é o mesmo que o tempo de cancelamento do pedido. Enquanto o primeiro define até quando o cliente pode pagar o QR Code, o segundo determina quando o pedido será automaticamente cancelado caso o pagamento não seja concluído.

Leia mais detalhes sobre como configurar o prazo de cancelamentos de pedidos aqui.

Como configurar o tempo de expiração do Pix?

Para configurar o tempo de expiração do Pix, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1 - No menu lateral, clique em "Checkout"→ "Formas de pagamento" →"Pix".

Passo 2 - Localize o campo "Tempo de expiração do Pix".

Selecione o tempo desejado entre as opções disponíveis:

  • 30 minutos;

  • 1 hora;

  • 2 horas;

  • 3 horas;

  • 6 horas;

  • 1 dia.

Passo 3 - Clique em "Salvar" e pronto! 🥳

Gateways compatíveis com a configuração

A definição personalizada do tempo de expiração do Pix está disponível apenas para gateways que suportam essa funcionalidade.


Atualmente, é possível ajustar o tempo de expiração para os seguintes gateways:

  • Mercado Pago;

  • Pagar.me;

  • Appmax;

  • Pagbank;

  • PagBrasil;

  • Dom Pagamentos;

  • Vindi* (não permite a alteração pelo painel da Yampi, deve ser feita diretamente pelo painel da Vindi).

E se o gateway não permitir ajustar o tempo de expiração do Pix?

Alguns gateways ainda não permitem alterar o tempo de expiração do Pix pela Yampi, seja por regra do próprio processador ou por limitações de personalização.

Nesses casos, será exibida uma mensagem informando que a alteração não é compatível com o gateway selecionado.

“A afiliação selecionada não permite alterar o tempo de expiração do Pix.”

Quando isso acontecer, a recomendação é acessar diretamente o painel do gateway e tentar realizar a alteração por lá. Se não for possível, trata-se de uma limitação de alteração do próprio gateway.

Dúvidas frequentes🤔

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O que acontece quando o Pix expira?

Após o tempo configurado, o QR code de pagamento expira automaticamente. O cliente precisará refazer o pedido para gerar um novo código válido.

É possível personalizar o prazo de expiração

Não, você pode alterar o prazo selecionando uma das opções pré-estabelecidas.

O que acontece se eu mudar o tempo de expiração com pedidos em aberto?

A nova configuração valerá apenas para novos pedidos. Pedidos anteriores seguirão com o tempo definido no momento da criação.

Qual a diferença entre o tempo de expiração do Pix e o tempo de cancelamento do pedido?

O tempo de expiração do Pix define até quando o cliente pode efetuar o pagamento do QR Code após a geração do pedido. Já o tempo de cancelamento do pedido é o prazo que a loja define para manter o pedido pendente antes que ele seja automaticamente cancelado, caso o pagamento não seja identificado.

Em outras palavras, o Pix pode expirar antes do pedido ser cancelado e o ideal é ajustar ambos os tempos de forma coerente, para garantir uma boa experiência ao cliente.

E se o tempo de expiração do Pix for diferente do tempo de cancelamento do pedido?

O tempo de expiração do Pix define por quanto tempo o pagamento ficará disponível para o cliente. Já o tempo de cancelamento do pedido determina quando o pedido será cancelado automaticamente caso o pagamento não seja confirmado.

Esse prazo de cancelamento pode ser configurado na Yampi, conforme explicamos neste artigo: Como configurar o cancelamento automático de pedidos via Pix.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉

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