Neste artigo, reunimos as principais informações e regras de funcionamento do Pix na Yampi. O objetivo é explicar, de forma simples e clara, tudo o que você precisa saber para utilizar esse meio de pagamento que já se tornou o preferido dos brasileiros e representa uma parcela significativa das transações financeiras no país.
Vamos passar pelos seguintes tópicos:
O que é o Pix?
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central, que veio pra revolucionar o sistema de pagamentos no Brasil. A partir dele é possível realizar uma transferência em poucos segundos, em qualquer dia ou horário, sem taxas e burocracias.
Pensando nisso, a Yampi disponibilizou esse meio de pagamento na plataforma, em todos os planos!
Gateways que aceitam Pix e como configurar
Não são todos os gateways que permitem a configuração do Pix como meio de pagamento, e o motivo é particular de cada gateway a depender de sua própria regra de negócio ou a forma que permite a integração com a Yampi.
Atualmente o Pix está disponível nos principais gateways, tanto em Pix Tradicional e Pix Parcelado.
Pix Tradicional
Mercado Pago;
Pagar.me;
AppMax;
PagBank;
Vindi;
Dom Pagamentos.
Pix parcelado
Pagaleve
Como configurar?
Disponibilizamos esses artigos que explica passo a passo como você pode realizar essa configuração:
Regras do Pix no Checkout
Depois que a chave Pix é cadastrada no Mercado Pago, pode haver um delay no processamento do Checkout. Nossa recomendação é aguardar uns 15 minutos para realizar o teste novamente.
O cliente tem por padrão 30 minutos para efetuar o pagamento do Pix. Após selecionar o Pix como meio de pagamento, o pedido entrará no status de “Aguardando pagamento”. Realizado o pagamento, o pedido é aprovado instantaneamente. Caso contrário, o Pix será expirado e consequentemente cancelado.
Após 30 minutos da expiração do Pix, um e-mail será enviado ao cliente notificando o cancelamento. O mesmo pode realizar o fluxo de compra novamente, porém será gerado um novo pedido.
Caso um Pix tenha expirado, enviaremos um e-mail de recuperação para o comprador refazer a compra via Cartão de Crédito ou Boleto. Caso o cliente tenha feito outra compra Pix em um intervalo de 1 hora, o e-mail de recuperação não será enviado.
Na versão desktop, será disponibilizado um QR Code para o cliente escanear, além de ter a opção para o cliente copiar o código para utilizar na seção de “Copia e cola” em seu banco.
Para dispositivos móveis, somente a opção “Copia e cola” estará disponível.
Veja abaixo um exemplo de como a página de finalização do Pix é exibida nos acessos via desktop. Destacamos o QR Code, e abaixo dele, o botão para copiar o código:
Dúvidas frequentes 🤔
▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo*
Quero operar com Pix em um gateway que não está listado na Yampi. O que fazer?
Quero operar com Pix em um gateway que não está listado na Yampi. O que fazer?
Se o gateway que você deseja utilizar ainda não aparece entre as opções disponíveis na Yampi, recomendamos que entre em contato diretamente com o suporte do próprio gateway e solicite a integração.
Na maioria dos casos, esse tipo de pedido é tratado como uma sugestão de melhoria e não é liberado de forma imediata. No entanto, manifestar seu interesse é importante: quanto mais lojistas fizerem essa solicitação, maiores são as chances de que a integração seja desenvolvida futuramente.
Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected]. 😉