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Primeiras vendas - Dúvidas frequentes
Primeiras vendas - Dúvidas frequentes

Saiba as respostas para as dúvidas mais frequentes para quem quer empreender online na modalidade de estoque próprio.

Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que começar algo novo pode ser desafiador, são muitas ferramentas e funcionalidades, e sempre surgem pequenas dúvidas no meio disso. Mas não se preocupe, estamos aqui para  te ajudar, viu?

Neste artigo, vamos trazer as dúvidas mais comuns que podem surgir para quem utiliza a plataforma no modo de operação tradicional, ou seja, aqueles que possuem o estoque próprio. Está pronto?

🔍 Ainda não fez sua primeira venda? Saiba como alavancar suas vendas aqui.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*

Fiz minha primeira venda de dropshipping. E agora?

No caso do dropshipping, o processo é um pouco diferente, já que a responsabilidade pelo envio é do fornecedor. Aqui estão os passos que você deve seguir:

1. Confirme o Pagamento: Verifique se o pagamento foi confirmado no painel da Yampi.

2. Notifique o Fornecedor: Assim que o pagamento for confirmado, o fornecedor receberá a informação do pedido e cuidará do envio do produto. Caso o seu fornecedor não esteja integrado aqui na Yampi, o notifique de forma manual e realize o pagamento do produto.

3. Acompanhe o Envio: O fornecedor será responsável por enviar o produto diretamente ao cliente. Certifique-se de que ele forneça o código de rastreamento para que você possa acompanhar o envio.

4. Atualize o Status do Pedido: No painel da Yampi, atualize o status do pedido para "Enviado" e insira o código de rastreamento fornecido pelo fornecedor. Isso permite que seu cliente acompanhe a entrega e recebe o código de rastreio via e-mail.

Esses passos ajudam a garantir que seu cliente tenha uma boa experiência de compra e que você mantenha tudo organizado.

Fiz minha primeira venda. E agora?

Agora, é só seguir esses passos!

Passo 1 - Acesse PedidosSelecione o pedido Ações Gerar declaração de conteúdo. Imprima a declaração.

Passo 2 - Embale o seu produto e, no lado de fora, cole a declaração de conteúdo. Indicamos que coloque a declaração em um saquinho plático e depois prendê-lo ao pacote com a fita adesiva.

Passo 3 - Leve a agência dos Correios mais próxima e realize o envio.

Passo 4 - Colete o código de rastreio gerado nos Correios e insira dentro do pedido, para o cliente conseguir acompanhar a entrega.

Passo 5 - Não se esqueça de realizar o atendimento pós-venda. Ele pode ser um diferencial da sua marca e gerar mais segurança em seu cliente .

Dica de ouro: para facilitar as cotações e integração automática com os códigos de rastreios dos envio dos seus produtos, recomendamos a integração com o Melhor Envio. Saiba mais aqui.

Onde coloco o código de rastreio para enviá-lo ao clientes?

Você pode colocar o código de rastreio em seu pedido, seguindo esses passos:

Passo 1 - Acesse ''Pedidos'', em seu painel da Yampi.

Passo 2 - Selecione o pedido.

Passo 3 - Clique na aba ''Rastreamento''.

Passo 4 - Clique em ''✏️Editar''.

Passo 5 - Insira o código de rastreamento no campo indicado, juntamente com o link para o seu cliente conseguir acompanhar o pedido.

Dica: se você tiver o Melhor Envio integrado à sua conta, o código de rastreio é enviado ao pedido na Yampi automaticamente. Saiba como integrar aqui.

Se quiser alterar seus e-mails transacionais, veja este artigo. Lembre-se que o e-mail que envia o código de rastreio é o de “Em transporte”.

O que é a nota fiscal? Como posso emitir uma?

A nota fiscal é um documento fiscal que tem por finalidade o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa a uma pessoa física ou outra empresa.

A Yampi não emite notas fiscais. Por isso, recomendamos que contrate e instale um ERP para emitir as notas e controlar seus estoques. Temos integração com os ERPs Tiny, Bling e Softvar.

Ao emitir suas notas ficais, as associe ao pedido na Yampi para enviar ao cliente usando os e-mails transacionais.

Como gerar a etiqueta do pedido no Melhor Envio?

O Melhor Envio é uma plataforma de logística que integra e permite a cotação e geração de etiquetas com diversas transportadoras e opções de fretes para os seus envios! Tudo em um só lugar, sem a necessidade de contratos e com preços extremamente competitivos.

Para gerar as etiquetas é preciso ter uma integração entre a Yampi e o Melhor Envio. Se você ainda não realizou a sua integração, veja aqui como fazer isso.

Depois de integrado, a etiqueta é gerada automaticamente pela Yampi no carrinho do Melhor Envio. Para isso, basta que o pedido esteja com o status de Faturado no painel da Yampi .

Dica:veja em nosso blog mais dicas sobre formas de encomenda. Confira aqui!

O frete está sendo cotado com um valor muito alto. O que pode ter acontecido?

Se você observou que seu frete está sendo cotado com um valor muito alto, pode ser que tenha ocorridos por esses motivos abaixo, verifique:

  • CEP incorreto inserido em sua integração. Verifique acessando as informações cadastradas na plataforma de frete de sua escolha.

  • Peso e dimensões incorretas no produto (motivo mais comum): alguma informação incorreta no peso e dimensões do seu produto aqui na Yampi.

    Você pode verificar acessando o “Produto”“Detalhes do produto/Variações” → “Editar”.

Você pode verificar acessando o “Produto”“SKU/Variantes” → “Editar”.

Se as medidas estiverem incorretas ou exorbitantemente maiores, realmente irá causar uma alteração na cotação do frete. Você pode verificar acessando o caminho que indicamos 😊

Como posso fazer suporte com meus clientes via WhatsApp?

Se você quer receber mensagens e atender seus clientes via WhatsApp, utilize a integração de chat da nossa plataforma. Lá você adiciona um script HTML para ter o botão que redireciona o usuário para o seu número do WhatsApp.

Você também pode contar com as plataformas de atendimento integradas à Yampi que possuem funcionalidades de contato por WhatsApp: Reportana, SAK 2.0, Voxuy e Socialeads.

Quem é responsável pelo frete?

O lojista é responsável pela a entrega da compra ao cliente. Há diversas formas de realizar um envio. Ele pode ser processado e enviado pelo correio pelo próprio lojista.

Caso preferir a integração com uma ferramenta de logística, o pedido e separado para ser transportado pela empresa contratada.

Há também a modalidade de dropshipping, em que o forncedor do produto entrega a mercadoria. Vale destacar que a responsabilidade de comunicar e garantir a satisfação do cliente continua sendo do lojista que providenciou a compra.

Preparamos um artigo completo em nosso blog sobre as formas de envio de uma encomenda. Confira aqui!

🔍 Quer saber como ter uma Loja virtual de sucesso? Saiba mais aqui.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉

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