Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesYampi Pay
Como estornar pagamentos realizados pelo Yampi Pay?
Como estornar pagamentos realizados pelo Yampi Pay?

Saiba como reembolsar os pagamentos realizados via Yampi Pay aos seus clientes.

Atualizado há mais de 4 meses

O Yampi Pay oferece uma interface segura para gerenciar pagamentos recebidos em sua loja. Quando for necessário devolver um pagamento ao cliente, o processo deve ser realizado de forma manual, garantindo o controle total sobre as operações financeiras.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode realizar estornos, as regras e demais informações sobre essa funcionalidade:

O que é um estorno?

O estorno é a devolução ou reembolso do valor pago pelo consumidor em uma transação financeira.

Geralmente em casos de arrependimento de compra ou outros motivos que se enquadrem no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Dessa forma, o cliente pode pedir o dinheiro de volta em casos como:

  • Cobrança duplicada ou indevida;

  • Recebimento de produto danificado ou diferente do que foi anunciado;

  • Não recebimento da encomenda ou entrega após o prazo estipulado pela loja;

  • Em casos de compra online, solicitação do cancelamento da compra sem precisar de motivo definido, de acordo com o Direito de Arrependimento para compras online, em até  7 dias corridos após o recebimento do produto (Artigo 49 do CDC).

🚨 Importante lembrar: A taxa de processamento cobrada pelo Yampi Pay sobre a venda que você realizou não será cancelada e não poderá ser devolvida, mesmo que você devolva o dinheiro do pagamento. Isso faz parte das políticas de funcionamento da plataforma.

Como fazer um estorno no Yampi Pay?

Em caso de devolução do dinheiro ao cliente, você deve aguardar o pagamento em sua conta do Yampi Pay e realizar o saque para a sua conta bancária, e em seguida realizar a transferência para a conta bancária do seu cliente.

Ao acessar o pedido, será necessário alterá-lo para o status “Cancelado”.

Dúvidas frequentes 🤔

➡️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Se eu cancelar meu pedido, o valor será estornado automaticamente?

Não. Ao cancelar uma venda, você precisará realizar um estorno de maneira manual para seu cliente, conforme orientamos no item acima: “Como fazer um estorno no Yampi Pay?”.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉

Respondeu à sua pergunta?