Você pode acompanhar os dados de conversão do seu checkout diretamente em seu painel, de forma clara e assertiva, e a partir disso entender melhor o comportamento do seu cliente e quanto cada etapa converte.
E sabe o mais legal? Nós já realizamos o cálculo desses indicadores pra você de forma automática, agora é só você comparar, visualizar todos esses dados e criar estratégias direcionadas.
Nesse artigo, vamos explicar com detalhes como você pode analisar e interpretar essas métricas de conversão:
O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão é uma métrica utilizada para medir a eficácia de um processo de vendas.
Ela representa a porcentagem de visitantes de um site ou página que completaram uma determinada ação, como fazer uma compra ou preencher um formulário. No contexto do checkout, a taxa de conversão mede quantos visitantes que iniciaram o processo de compra efetivamente concluíram a transação.
Análise da taxa de conversão do seu checkout é essencial para entender a eficácia do processo de vendas e identificar oportunidades de otimização e melhorar a experiência do seu cliente.
Como acompanhar a taxa de conversão do Checkout?
Passo 1 - Acesse Visão geral.
Passo 2 - Navegue até a seção "Conversão do checkout".
Ali, você vai conseguir acompanhar no gráfico a média de conversão de cada etapa, que estão dividas em Checkout, Dados pessoais, Entrega, Pagamento e Criação do pedido.
Confira abaixo como analisar cada etapa com mais detalhes.
⬇️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*
Dados pessoais
Dados pessoais
Ao passar o mouse pela segunda etapa (Dados Pessoais) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Dados pessoais e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A barra totalmente preenchida representa a quantidade total de clientes que preencheram os dados pessoais no checkout;
A barra de degradê desfocada representa a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados pessoais;
O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout;
Ao passar o mouse pelo Dados Pessoais é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Dados pessoais e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total de acessos ao Checkout.
Entrega
Entrega
Ao passar o mouse pela terceira etapa (Entrega) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Entrega e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A barra totalmente preenchida representa a quantidade total de clientes que preencheram os dados de entrega no checkout.
A barra de degradê desfocada representa a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados pessoais.
O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout.
Ao passar o mouse pela pela entrega, é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Entrega e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Dados pessoais)
Pagamento
Pagamento
Ao passar o mouse pela quarta etapa (Pagamento) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Pagamento e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A barra totalmente preenchida apresenta a quantidade total de clientes que preencheram os dados de pagamento.
A barra desfocada apresenta a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados de pagamento.
O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout que preencheram os dados de entrega.
Ao passar o mouse pelo Pagamento é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Pagamento e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Entrega)
Criação do pedido
Criação do pedido
A barra totalmente preenchida apresenta a quantidade total de clientes que finalizaram o processo de pagamento.
A barra desfocada apresenta a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não concluiram o pedido.
O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout.
Ao passar o mouse pela Criação do pedido, é possível visualizar a quantidade total de acessos que criaram o pedido e a quantidade total de abandonos nessa etapa.
A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Pagamento)
Viu? Aqui na Yampi você consegue visualizar facilmente indicadores importantes do seu negócio e de uma maneira fácil e intuitiva!
🤓 Quer saber como melhorar a jornada de compra do seu cliente? Leia esse artigo em nosso Blog: Jornada de compra: o que é e como ela pode melhorar a taxa de conversão.
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