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Taxa de conversão do checkout: como analisar as métricas?
Taxa de conversão do checkout: como analisar as métricas?

Entenda com analisar ou acompanhar as métricas de conversão do seu checkout e a partir disso criar estratégias para melhorar a sua operação!

Atualizado há mais de uma semana

Você pode acompanhar os dados de conversão do seu checkout diretamente em seu painel, de forma clara e assertiva, e a partir disso entender melhor o comportamento do seu cliente e quanto cada etapa converte.

E sabe o mais legal? Nós já realizamos o cálculo desses indicadores pra você de forma automática, agora é só você comparar, visualizar todos esses dados e criar estratégias direcionadas.

Nesse artigo, vamos explicar com detalhes como você pode analisar e interpretar essas métricas de conversão:

O que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para medir a eficácia de um processo de vendas.

Ela representa a porcentagem de visitantes de um site ou página que completaram uma determinada ação, como fazer uma compra ou preencher um formulário. No contexto do checkout, a taxa de conversão mede quantos visitantes que iniciaram o processo de compra efetivamente concluíram a transação. 

Análise da taxa de conversão do seu checkout é essencial para entender a eficácia do processo de vendas e identificar oportunidades de otimização e melhorar a experiência do seu cliente.

Como acompanhar a taxa de conversão do Checkout?

Passo 1 - Acesse Visão geral.

Passo 2 - Navegue até a seção "Conversão do checkout".


Ali, você vai conseguir acompanhar no gráfico a média de conversão de cada etapa, que estão dividas em Checkout, Dados pessoais, Entrega, Pagamento e Criação do pedido.

Confira abaixo como analisar cada etapa com mais detalhes.

⬇️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*

Checkout

  • Representa a quantidade total de clientes que acessaram o checkout.

  • A sua porcentagem sempre será fixa em 100% pois ela é a primeira etapa e a partir dela que vamos calcular a conversão.

  • Ao passar o mouse pela métrica (tooltip) mostramos quantidade de acessos ao checkout e a porcentagem 100%.

Dados pessoais

Ao passar o mouse pela segunda etapa (Dados Pessoais) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Dados pessoais e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A barra totalmente preenchida representa a quantidade total de clientes que preencheram os dados pessoais no checkout;

  • A barra de degradê desfocada representa a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados pessoais;

  • O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout;

  • Ao passar o mouse pelo Dados Pessoais é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Dados pessoais e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total de acessos ao Checkout.

Entrega

Ao passar o mouse pela terceira etapa (Entrega) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Entrega e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A barra totalmente preenchida representa a quantidade total de clientes que preencheram os dados de entrega no checkout.

  • A barra de degradê desfocada representa a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados pessoais.

  • O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout.

  • Ao passar o mouse pela pela entrega, é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Entrega e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Dados pessoais)

Pagamento

Ao passar o mouse pela quarta etapa (Pagamento) é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Pagamento e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A barra totalmente preenchida apresenta a quantidade total de clientes que preencheram os dados de pagamento.

  • A barra desfocada apresenta a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não preencheram os dados de pagamento.

  • O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout que preencheram os dados de entrega.

  • Ao passar o mouse pelo Pagamento é possível visualizar a quantidade total de acessos que completaram a etapa de Pagamento e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Entrega)

Criação do pedido

  • A barra totalmente preenchida apresenta a quantidade total de clientes que finalizaram o processo de pagamento.

  • A barra desfocada apresenta a quantidade total de clientes que acessaram o checkout e não concluiram o pedido.

  • O cálculo da porcentagem é feito dividindo pelo número total de acessos no checkout.

  • Ao passar o mouse pela Criação do pedido, é possível visualizar a quantidade total de acessos que criaram o pedido e a quantidade total de abandonos nessa etapa.

  • A porcentagem de comparação desses acessos/abandonos é realizada com o total da etapa anterior (Pagamento)

Viu? Aqui na Yampi você consegue visualizar facilmente indicadores importantes do seu negócio e de uma maneira fácil e intuitiva!

🤓 Quer saber como melhorar a jornada de compra do seu cliente? Leia esse artigo em nosso Blog: Jornada de compra: o que é e como ela pode melhorar a taxa de conversão.

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail [email protected] 😉



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