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Como configurar e personalizar o envio dos carrinhos abandonados?
Como configurar e personalizar o envio dos carrinhos abandonados?

Como funciona a recuperação dos carrinhos? Aprenda como utilizar essa funcionalidade, personalizando a recuperação dos carrinhos.

Atualizado há mais de uma semana

O sistema de Carrinhos abandonados permite que você recupere vendas através do disparo de SMS e-mails automáticos aos clientes que abandonaram os itens no carrinho e não finalizam as suas compras. Estes e-mails e SMS automáticos possuem uma taxa de conversão de 13%.

Nesse artigo, iremos mostrar o que são os carrinhos abandonados, como funciona o disparo dos e-mails e SMS e como você pode configurar em sua loja:


O que são os carrinhos abandonados e como funcionam?

Os carrinhos abandonados são produtos que os clientes adicionam ao carrinho de compras da sua loja, mas não concluem a compra, ou seja, é uma venda que não foi finalizada. Isso pode acontecer por diversas razões, como distrações, mudanças de decisão, problemas técnicos e outros. 

Como funciona? 🔄

Sempre que um cliente acessar o checkout e adicionar um ou mais produtos no carrinho e não finalizar compra, seus dados serão gravados e será possível enviar um e-mail personalizado com os itens abandonados no carrinho de compras.

É possível enviar um cupom de desconto para estimular a finalização (se existir o cupom e se ele estiver ativo, caso contrário, o e-mail vira apenas um lembrete do carrinho, tá?).

Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas.

Ou seja, será possível aplicar cupons diferentes em envios diferentes. Além disso, você pode decidir se quer enviar um e-mail ou SMS em qualquer um dos disparos.

Por exemplo, o 1º envio pode conter um cupom de 5% de desconto por SMS, e o 2º envio, um cupom de 10% via e-mail. Não é demais?

Regras importantes sobre o disparo de e-mails e SMS 📜

  • Você pode personalizar os quatro envios de carrinhos;

  • Se o envio não for editado e estiver ativo ele é enviado com as mensagens padrão da Yampi.

  • O carrinho precisa estar criado e com produtos e informações do cliente;

  • O status da assinatura da sua conta tem que estar ativo;

  • O SMS é enviado apenas no primeiro envio.

  • O conteúdo do SMS possui a limitação de 115 caracteres;

  • Enviamos 4 e-mails e 1 SMS de recuperação (confira mais detalhes aqui).

Como personalizar a recuperação de carrinhos abandonados?

Sabia que você pode personalizar um funil para o envio dos seus carrinhos abandonados? Veja abaixo como você realizar essas configurações:

Passo 1 - Acesse o seu painel da Yampi.
Passo 2 - Clique em ''⚙️Configurações" → "Recuperação de carrinhos".
Passo 3 - Configure as seções de Cupom, E-mail e SMS, conforme indicamos abaixo.

Passo 4 - Clique em ''Salvar e ir para o próximo envio''.

Passo 5 - Personalize os demais envios, e clique em ''Salvar".

▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo*

Cupom

Nesse campo você pode criar um cupom de desconto para enviar aos seus clientes juntamente com o SMS e e-mails de carrinho abandonado. É uma ótima maneira de recuperar a venda e fidelizar o cliente.

Clique em ''Ver cupons" para selecionar um cupom já criado, ou selecione a opção ''+novo cupom" para ser redirecionado para o cadastro de um novo.


Para mais informações, acesse esse tutorial: Como criar um cupom para os carrinhos abandonados?

E-mail

Você pode configurar o Assunto do e-mail , Mensagem inicial do e-mail e o Texto do Botão (CTA).

Além disso, é possível desativar o envio dos e-mails, clicando em "Ativar/Inativar''.


É possível adicionar variáveis pré-selecionadas, como o Primeiro nome do cliente, Cupom, Link do carrinho e Nome da loja. Eles serão preenchidos automaticamente com as informações específicas do carrinho no momento do envio. O primeiro é enviado 30 minutos após o abandono.

SMS

Você pode configurar o texto do SMS enviado. Além disso, é possível desativar o envio, clicando em "Ativar/Inativar''.

É possível adicionar variáveis pré-selecionadas como o Primeiro nome do cliente, Cupom, Link do carrinho e Nome da loja. Eles serão preenchidos automaticamente com as informações específicas do carrinho no momento do envio. O primeiro é enviado 30 minutos após o abandono.

Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas. 


Qual é o tempo de disparo dos E-mails e SMS de carrinhos abandonados?

A Yampi possui um funil padrão para as mensagens de recuperação de carrinho. Enviamos no um total de 5 mensagens de recuperação, sendo 4 via E-mail e 1 por SMS, veja abaixo:

E-mail

SMS

1º Envio: 30 minutos após o abandono.

1 mensagem: 30 minutos após o abandono.

2º Envio: 2 horas após o abandono .

3º Envio: 24 horas após o abandono .

4º Envio : 48 horas após o abandono .

Como acessar os dados dos carrinhos abandonados?

É só navegar até a seção ''Vendas''  → ''Carrinhos abandonados'' dentro do painel. Ali você tem a relação de todos os carrinhos que não foram convertidos em vendas.


Além de conseguir verificar a quantidade de carrinhos, é possível visualizar o número de vendas que não tiveram pagamento aprovado, o local em que o carrinho foi abandonado e permite que você contate diretamente o cliente, clicando no ícone do Whatsapp no canto direito. Bem legal, né?


Abaixo, você pode ver um exemplo do e-mail disparado:

Dúvidas frequentes 🤔

▶️ Clique na setinha para abrir o conteúdo de Dúvidas frequentes*

Posso personalizar todos os quatro envios de carrinhos abandonados?

Sim! Você pode configurar e personalizar todos os 4 (quatro) envios que serão realizados, podendo configurar cupons específicos, ativar e desativar as formas de disparo (e-mail ou SMS) e personalizar as mensagens que serão enviadas.

O que acontece se eu não personalizar os envios do carrinho?

Lojas que nunca editaram a Recuperação dos carrinhos, terão o funil de recuperação configurado com o conteúdo padrão. Por padrão, todos os envios estarão ativos.

Quantos mensagens são enviadas aos usuários de carrinho abandonado?

Enviamos no um total de 5 mensagens de recuperação, sendo 4 via E-mail e 1 por SMS, veja abaixo:

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe por e-mail para [email protected] 😉


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